POLÍCIA CIVIL INVESTIGA O USO DE DRONES PARA MONITORAR E LANÇAR GRANADAS EM COMUNIDADES DO RIO
A Polícia Civil investiga a informação de que drones estariam sendo usados para monitorar e lançar granadas em comunidades do Rio. Moradores dizem que traficantes do Complexo de Israel e do Quitungo, que ficam na Zona Norte e são rivais, têm usado os equipamentos para lançar explosivos.
Uma das primeiras medidas vai ser enviar um ofício para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para saber se houve algum pedido de autorização para sobrevoo de drone naquele espaço aéreo.
Imagens que teriam sido gravadas pelos próprios bandidos mostram o monitoramento dos alvos antes do lançamento das granadas.
Um dos vídeos mostra um dos ataques no Morro do Quitungo, na terça-feira (2). A gravação mostra que o drone levava uma granada, que é balançada de um lado para o outro até cair perto de um ponto de venda de drogas.
Segundo testemunhas, cinco homens ligados ao tráfico de drogas ficaram feridos com estilhaços. A inteligência da polícia, no entanto, procurou em hospitais e não encontrou nenhuma vítima . Um drone chegou a cair na casa de uma moradora na Comunidade do Quitungo, em Brás de Pina.
Já no Complexo de Israel, que é chefiada pelo traficante Peixão, as imagens mostram os criminosos monitorando a favela. Dessa vez, não há ataque, mas o equipamento passa bem próximo ao símbolo da comunidade, que fica na Cidade Alta.
A Estrela de Davi foi escolhida pelo traficante Álvaro Malaquias Santa Rosa, um dos bandidos mais procurados do RJ, conhecido como Peixão. Durante a pandemia, ele expandiu o controle na área se denominando “o escolhido por Deus”.
No fim de semana, ele proibiu que igrejas católicas realizassem suas cerimônias e missas. Duas catedrais foram paralisadas. Há anos, ele já tinha proibido que religiosos de matrizes africanas manifestassem sua fé e quebrou terreiros.
Ao g1, o titular da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme) confirmou que abriu uma investigação para apurar esse caso.
Via: Penha News
Comentários