Avançar para o conteúdo principal

Fogo atinge 200 hectares do Parque Nacional do Itatiaia

Fogo atinge 200 hectares do Parque Nacional do Itatiaia



O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade estima que o Parque Nacional do Itatiaia (PNI) teve 200 hectares atingidos pelo fogo, desde as queimadas iniciadas na última sexta-feira (14). Apesar de focos do incêndio terem sido controlados na noite deste domingo (16), o monitoramento das equipes continua no local e, segundo o órgão, o combate às chamas vem sendo feito de forma incessante, inclusive durante a madrugada. 

“A área atingida até o momento foi de aproximadamente 200 hectares. Algumas frentes do incêndio já foram controladas, no entanto, demandam monitoramento constante pela facilidade do fogo retornar nos períodos mais quentes do dia”, informou o ICMBio à Agência Brasil.

Segundo o porta-voz do Corpo de Bombeiros, major Fábio Contreiras, ter o incêndio controlado não significa que ele está extinto. “Temos focos de calor e focos de fumaça ainda e com pequenas labaredas. No momento, ele está cercado, controlado e não tem probabilidade de expandir. A gente já conseguiu cercar e impediu o avanço dele”, contou em entrevista à Agência Brasil.

O major acrescentou que agora os bombeiros estão com 70 militares na operação de monitoramento de áreas queimadas e das adjacentes verdes que ainda não foram atingidas. O cenário de risco permanece por causa de ventos fortes, falta de chuva e vegetação seca.

“Naquela área tem uma vegetação que em algumas partes é de turfa, resto de material orgânico e de vegetação que fica no subsolo escondido. Esse material orgânico queima embaixo do solo, por isso a gente fica molhando e utilizando helicópteros para que essa água penetre no solo e não tenha mais riscos do incêndio retornar. As equipes permanecem lá e a gente continua com o monitoramento das áreas para evitar que os focos possam retornar com mais força”, explicou.

Incêndio
O fogo começou na sexta-feira, por volta das 14 horas, na Parte Alta do PNI, nas proximidades do Morro do Couto e da portaria da parte alta, Posto Marcão, e se alastrou rapidamente pela vegetação seca. De acordo com o ICMBio, as causas “serão apuradas posteriormente aos trabalhos de combate e controle total do incêndio”.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro informou que segue atuando no monitoramento de novos focos e no resfriamento das áreas atingidas pelo incêndio florestal. Desde o início dos trabalhos, os bombeiros do Rio empregam cerca de 100 militares, 20 viaturas, drones e duas aeronaves da corporação.

“A operação segue, sem prazo de encerramento, com bombeiros militares especialistas em combate a incêndios florestais em terra e helicópteros no ar, a fim de prevenir e combater pontos de reignição [retomada do fogo]”, afirmou.

Conforme o ICMBio, a operação de combate envolve ainda integrantes de diversas instituições, como brigadas do Parque Nacional do Itatiaia, do Parque Estadual da Serra do Papagaio e do Ibitipoca, da concessionária Parquetur, administradora do uso público do Itatiaia, IBAMA (Prevefogo), Fundação Florestal SP, Exército, Anjos da Montanha, Defesa Civil de Itamonte e voluntárias(os), e equipes de outras Unidades do ICMBio. Além disso, tem o apoio das prefeituras de Resende, de Itamonte e de Itatiaia.

O Parque Nacional do Itatiaia foi criado pelo então presidente Getúlio Vargas, em 1937, e é considerado o primeiro parque nacional do Brasil. Está localizado na Serra da Mantiqueira, alcançando áreas nos estados do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e de São Paulo. Números do ICMBio indicam que em 2023 houve visitação recorde com cerca de 150 mil visitantes.

Suspensão das visitas
Por questão de segurança dos visitantes e equipes envolvidas na operação de controle do incêndio, a visitação na Parte Alta do parque permanece suspensa até a próxima quarta-feira (19), com possibilidade de prorrogação desta data. Anteriormente a suspensão das visitas era até hoje.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

𝘾𝙖𝙣𝙩𝙤𝙧 𝙨𝙚𝙧𝙩𝙖𝙣𝙚𝙟𝙤 𝙨𝙤𝙛𝙧𝙚 𝙖𝙘𝙞𝙙𝙚𝙣𝙩𝙚 𝙙𝙚 𝙘𝙖𝙧𝙧𝙤 𝙣𝙖 𝘽𝙍-153

𝘾𝙖𝙣𝙩𝙤𝙧 𝙨𝙚𝙧𝙩𝙖𝙣𝙚𝙟𝙤 𝙨𝙤𝙛𝙧𝙚 𝙖𝙘𝙞𝙙𝙚𝙣𝙩𝙚 𝙙𝙚 𝙘𝙖𝙧𝙧𝙤 𝙣𝙖 𝘽𝙍-153 O cantor Zé Neto, da dupla sertanejo Zé Neto & Cristiano, sofreu um acidente de carro na noite desta terça-feira (5). O veículo do cantor capotou na BR-153, entre os municípios de Icém e São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. Por meio de nota, a assessoria do cantor confirmou o acidente, informou que ele já está no hospital e deu mais detalhes sobre seu estado de saúde. “Zé Neto sofreu um acidente vindo do seu rancho em Fronteira/MG com destino a São José do Rio Preto. O cantor está consciente e foi levado para o hospital. Estamos aguardando a avaliação médica para darmos informações mais precisas.”, revelou o comunicado. O influenciador sertanejo Renato Sertanejeiro, amigo pessoal de Zé Neto e Cristiano, se pronunciou nas redes sociais e tranquilizou os fãs. “O Zé está bem, ele está consciente, de fato, ele sofreu esse acidente. Foi um capotamento quando ele estava voltando do ranch

EXPO ARARUAMA 2023 TERÁ GRANDE PROGRAMAÇÃO DE SHOWS E DIVERSAS OUTRAS ATRAÇÕES

EXPO ARARUAMA 2023 TERÁ GRANDE PROGRAMAÇÃO DE SHOWS E DIVERSAS OUTRAS ATRAÇÕES Alexandre Pires, Barões da Pisadinha, Yasmin Santos e Diogo Nogueira serão as atrações musicais da Exposição Agropecuária. A Prefeitura de Araruama realizará de 02 a 05 de novembro, a Expo Araruama 2023, no Parque de Exposições Manoel Marinho Leão. Considerado o melhor evento agropecuário de toda a Região dos Lagos, a feira deve atrair um dos maiores públicos de todas as edições. O grande destaque são os shows, que este ano contará com muito samba, pagode, sertanejo e piseiro. Na quinta-feira, dia 02 de novembro, o cantor Alexandre Pires fará o show de abertura da exposição. Na sexta-feira, dia 03, os Barões da Pisadinha prometem animar o público com seus sucessos. No sábado, dia 04, o sertanejo da cantora Yasmin Santos subirá ao palco principal. Fechando no domingo, dia 05 de novembro, o cantor Diogo Nogueira vai embalar o público presente com o melhor do samba e pagode romântico.       

𝘽𝙪𝙨𝙘𝙖𝙙𝙤𝙧 𝙥𝙖𝙙𝙧𝙖̃𝙤 𝙙𝙤 𝙂𝙤𝙤𝙜𝙡𝙚 𝙗𝙡𝙤𝙦𝙪𝙚𝙞𝙖 𝙧𝙞𝙫𝙖𝙞𝙨 𝙚𝙢 𝙖𝙩𝙚́ 𝙢𝙚𝙩𝙖𝙙𝙚 𝙙𝙖𝙨 𝙥𝙚𝙨𝙦𝙪𝙞𝙨𝙖𝙨 𝙛𝙚𝙞𝙩𝙖𝙨 𝙣𝙤𝙨 𝙀𝙐𝘼, 𝙙𝙞𝙯 𝙚𝙨𝙥𝙚𝙘𝙞𝙖𝙡𝙞𝙨𝙩𝙖

𝘽𝙪𝙨𝙘𝙖𝙙𝙤𝙧 𝙥𝙖𝙙𝙧𝙖̃𝙤 𝙙𝙤 𝙂𝙤𝙤𝙜𝙡𝙚 𝙗𝙡𝙤𝙦𝙪𝙚𝙞𝙖 𝙧𝙞𝙫𝙖𝙞𝙨 𝙚𝙢 𝙖𝙩𝙚́ 𝙢𝙚𝙩𝙖𝙙𝙚 𝙙𝙖𝙨 𝙥𝙚𝙨𝙦𝙪𝙞𝙨𝙖𝙨 𝙛𝙚𝙞𝙩𝙖𝙨 𝙣𝙤𝙨 𝙀𝙐𝘼, 𝙙𝙞𝙯 𝙚𝙨𝙥𝙚𝙘𝙞𝙖𝙡𝙞𝙨𝙩𝙖 Os acordos do Google para ser o mecanismo de busca padrão em dispositivos móveis e navegadores bloqueiam seus rivais em até metade das consultas realizadas nos Estados Unidos. É o que apontou o economista Michael Whinston, contratado pelo Departamento de Justiça americano, no segundo dia de depoimento no julgamento antitruste (defesa da concorrência) do Alphabet, controladora do Google. — O poder de um navegador padrão é muito significativo — disse Whinston que também é professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, e foi contratado pelo Departamento de Justiça para conduzir uma análise empírica do caso — Quando você vê o Google pegando bilhões e bilhões, deve haver um motivo. Esse é o primeiro pensamento, como economista, que me vem à mente — completou. O Departamento de Justiça, em um cas

Costureira Chique curso completo clique na imagem para saber mais.

Costureira Chique curso completo clique na imagem para saber mais.
clique na imagem para saber mais.

EM DESTAQUE ( SAQUAREMA )

Dicas para o que Fazer na Cidade. Navegue aqui
Praias lindas você ver por aqui, www.saquaredes.blogspot.com
Horários dos ônibus (Clique aqui)
Capital do Surf Saquarema Rio de Janeiro.
Saquarema - Região dos lagos, Veja fotos e vídeos.

Saquarema -Rj