ENEL DISTRIBUIÇÃO RIO REALIZA PROJETO ‘ENERGIA LEGAL’ PARA COMBATER FURTO EM SAQUAREMA

ENEL DISTRIBUIÇÃO RIO REALIZA PROJETO ‘ENERGIA LEGAL’ PARA COMBATER FURTO EM SAQUAREMA

 



Iniciativa tem o objetivo de combater o furto de energia e aproximar serviços dos clientes;

Atendimento móvel, negociação de dívidas, troca de lâmpadas e geladeiras, além de orientações sobre consumo consciente de energia e segurança com a rede elétrica estarão disponíveis durante o projeto;

 


Nesta edição, a Enel Rio irá sortear 15 geladeiras para os clientes que participarem do evento;

Furtar energia é crime, prejudica o fornecimento de energia, pode causar acidentes e impacta diretamente o valor da tarifa.

 

Rio de Janeiro, 11 de junho de 2024 – A Enel Distribuição Rio realiza, de hoje (11) até sexta (14), o projeto Energia Legal em Saquarema. O objetivo da iniciativa é combater fraudes e furtos de energia, bem como conscientizar a população sobre riscos e prejuízos desta prática. Além disso, a Enel Rio vai oferecer uma série de serviços para a população durante a iniciativa: troca de geladeiras e lâmpadas, atendimento móvel, negociações de dívidas com condições especiais, orientações de segurança com a rede elétrica e dicas de consumo consciente de energia.

 

Em 63 edições do projeto Energia Legal realizadas pela Enel Rio, a companhia identificou furto de energia em 25 mil clientes, sendo 92% dos casos em residências e 8% em estabelecimentos comerciais nas 28 cidades por onde passou desde o fim de 2019.

 

Fazer ligações irregulares é crime com pena prevista de um a quatro anos de reclusão, além da obrigação de pagar os valores de consumo retroativos ao período fraudado. Essa conduta contribui para a queda na qualidade do serviço prestado, o que prejudica todos os consumidores da concessionária com maior número de interrupções e, por vezes, dificulta o retorno da energia elétrica. Conforme estimativa da distribuidora, se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os consumidores da Enel Rio poderiam ser reduzidas em cerca de 5%.

 

Quem adota a prática popularmente conhecida como “gato”, além de cometer um crime, está colocando a própria vida e a segurança da população em risco. Pessoas não habilitadas, que tentam manipular o medidor de energia ou fazer ligação direta na rede, podem sofrer choque elétrico e acidentes graves, até mesmo fatais. Para denunciar o furto de energia, basta acessar o aplicativo Enel Rio ou ligar para Central de Relacionamento pelo 0800 280 0120. Não é necessário se identificar. 

 

Troca de geladeiras

 

Por meio do projeto Enel Compartilha Eficiência, a companhia realizará a iniciativa de Troca de Geladeiras durante o Energia Legal. Os clientes do município poderão se cadastrar na Unidade Móvel de Atendimento até o dia 13, às 15h, para concorrer ao sorteio das geladeiras eficientes, selo Procel de economia de energia. O sorteio será realizado na Rua Dr. Luiz Januário, no Centro.

 

Para participar do sorteio, o cliente deve ser consumidor residencial ou rural e titular da conta de energia, além de estar adimplente com a Enel e ter uma geladeira antiga e funcionando para que possa ser efetuada a troca pelo modelo mais eficiente. Os beneficiados nesta ação terão as geladeiras trocadas.

 

Atendimento e Consumo Consciente de Energia

 

Durante a iniciativa, os moradores de Saquarema também terão acesso a diversas ações da Enel Rio por meio de Unidades Móveis de Atendimento, que ficarão localizadas nos bairros Rio da Areia, Porto da Roça, Itaúna e Centro. Nessas unidades, os clientes poderão solicitar segunda via de conta, troca de titularidade, pedido de ligação nova e parcelamento de dívida com condições especiais, entre outros.

 

Ao longo da ação, a Enel Distribuição Rio também oferecerá dicas de segurança e de consumo consciente de energia. Além disso, a distribuidora fornecerá informações e atendimento para o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica (Baixa Renda), programa do Governo Federal que dá descontos na conta de energia de até 65% em relação à tarifa residencial normal. O cliente também poderá fazer o cadastro e realizar a troca gratuita de lâmpadas ineficientes (incandescentes, fluorescentes e halógenas) por até duas lâmpadas de LED.

 

Serviço

 

Troca de geladeiras

Cadastramento para o sorteio da troca de geladeiras 
Data: 11 a 13 de junho

Horário: 8h00 às 17h (dias 11 e 12) e 8h00 às 15h (dia 13)

Sorteio das geladeiras 
Data: 13 de junho
Horário: às 17h

Substituição das geladeiras 
Data: 14 de junho
Horário: 9h às 13h 

Local da ação: Rua Dr. Luiz Januário, Centro (próximo à Igreja Nossa Senha de Nazareth).

 

Atendimento Móvel

 

Data: 11 (terça)

Horário: 8h30 às 17h
Endereço: Est. Latino Melo 1.172, Rio da Areia (próximo à Escola Municipal Edilson Vignoli Marins)

 

Data: 12 (quarta)

Horário: 8h30 às 17h
Endereço: Av. Saquarema 3.400, Porto da Roça (próximo à Casa de Cimento)

 

Data: 13 (quinta)

Horário: 8h30 às 17h
Endereço: Av. Saquarema 282, Itaúna (próximo à ponte)


Data: 14 (sexta)

Horário: 8h30 às 17h
Endereço: Rua Dr. Luiz Januário, Centro (próximo à Igreja Nossa Senha de Nazareth)


Sobre a Enel Distribuição Rio

  

A Enel Distribuição Rio atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.



Abs,


Por: Eliana Grazziotin

www.approach.com.br | Linkedln 

Signatária do Pacto Global da ONU e associada ao CEBDS

Prêmios conquistados em 2023

🎖 Sabre Awards /ProvokeMedia: Melhor Agência Brasil

🏅 Prêmios Aberje

🐆 Top 3 Agência de Comunicação Nacional Mega Brasil

Comentários