Novo bafômetro que não precisa assoprar é usado em blitz com Gusttavo Lima
O cantor Gusttavo Lima foi visto fazendo o teste do bafômetro em um instrumento diferente do aparelho com o qual acostumados a ver ao longo dos anos.
No aparelho utilizado pelo sertanejo em vídeo que circula nas redes sociais, em vez de assoprar em um bocal descartável, basta aproximar a boca de um bastão equipado com uma luz em sua extremidade.
O que aconteceu
Gusttavo Lima estava em Limeira (SP) a caminho de um show, quando foi parado em uma blitz e uma policial militar solicitou que o artista se submetesse ao teste do bafômetro.
O instrumento usado é um bafômetro do tipo passivo, que está em operação no estado de São Paulo desde o final de 2022. Nele, não é preciso assoprar em um bocal descartável,.
Nele, a pessoa pode soprar a distância e, segundo a fabricante do aparelho, tecnicamente é possível testar até indivíduos inconscientes - bastando aproximar o etilômetro da boca ou do nariz.
Se o bafômetro não detectar presença de álcool no organismo do motorista, a luz verde é acionada. Caso o teste seja positivo, a luz vermelha se acende.
Caso o teste apresente resultado positivo para alcoolemia, o condutor é convidado a realizar o teste do etilômetro definitivo, com o bocal descartável. O teste com esse bafômetro é o considerado pela fiscalização.
O cantor fez o teste, que deu negativo, e ele foi liberado em seguida.
Comentários