ENEL DISTRIBUIÇÃO RIO REALIZA PROJETO ‘ENERGIA LEGAL’ EM UNAMAR

ENEL DISTRIBUIÇÃO RIO REALIZA PROJETO ‘ENERGIA LEGAL’ EM UNAMAR

 



Iniciativa tem o objetivo de combater o furto de energia e aproximar serviços dos clientes;

Atendimento móvel, negociação de dívidas, troca de titularidade, solicitação de ligação nova, além de outros serviços estarão disponíveis durante o projeto;

 

Furtar energia é crime, prejudica o fornecimento de energia, pode causar acidentes e impacta diretamente o valor da tarifa.

 

Rio de Janeiro, 19 de março de 2024 – A Enel Distribuição Rio realiza, de hoje (19) até sexta (22), o projeto Energia Legal em Unamar, distrito de Cabo Frio. O objetivo da iniciativa é combater fraudes e furtos de energia, bem como conscientizar a população sobre riscos e prejuízos desta prática. Além disso, a Enel Rio vai oferecer uma série de serviços para a população durante a iniciativa: atendimento móvel, negociações de dívidas e outros serviços à população.

 

Em 58 edições, o projeto já identificou em torno de 23,9 mil furtos de energia, sendo 92% dos casos em residências e 8% em comércios nas 28 cidades por onde passou desde o fim de 2019. Fazer ligações irregulares é crime com pena prevista de um a oito anos de reclusão. Essa conduta contribui para a queda na qualidade do serviço prestado, o que prejudica todos os consumidores da concessionária com maior número de interrupções e, por vezes, dificulta o retorno da energia elétrica. Conforme estimativa da distribuidora, se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os consumidores da Enel Rio poderiam ser reduzidas em cerca de 5%.

 

Quem adota a prática popularmente conhecida como “gato”, além de cometer um crime, está colocando a própria vida e a segurança da população em risco. Pessoas não habilitadas, que tentam manipular o medidor de energia ou fazer ligação direta na rede, podem sofrer choque elétrico e acidentes graves, até mesmo fatais. Para denunciar o furto de energia, basta acessar o aplicativo Enel Rio ou ligar para Central de Relacionamento pelo 0800 280 0120. Não é necessário se identificar. 

 

Atendimento Móvel

 

Durante a iniciativa, os moradores de Unamar também terão acesso a diversas ações da Enel Rio por meio de uma Unidade Móvel de Atendimento, que ficará localizada em TamoiosNessa unidade, os clientes poderão solicitar segunda via de conta, troca de titularidade, pedido de ligação nova e parcelamento de dívida, entre outros serviços.

 

Além disso, a distribuidora fornecerá informações e atendimento para o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica (Baixa Renda), programa do Governo Federal que dá descontos na conta de energia de até 65% em relação à tarifa residencial normal. O cliente também poderá fazer o cadastro e realizar a troca gratuita de lâmpadas ineficientes (incandescentes, fluorescentes e halógenas) por até duas lâmpadas de LED.

 

Unidade Móvel

 

Data: 19 e 20/3 (terça a quarta-feira)
Horário: 8h30 às 17h

Endereço: Av. Independência, 5.009, Tamoios (em frente à UPA de Tamoios, do outro lado da Rodovia Amaral Peixoto)

 

Data: 21 e 22/3 (quinta e sexta-feira)
Horário: 8h30 às 17h

Endereço: Rua Búzios, 138, Tamoios (ao lado do Ginásio Poliesportivo de Tamoios)


Sobre a Enel Distribuição Rio

  

A Enel Distribuição Rio atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.


Abs,


Eliana Grazziotin

Comentários