Chuvas: Governo do Rio completa Sexto dia de operações por todo estado

Chuvas: Governo do Rio completa sexto dia de operações por todo estado



A força-tarefa do Governo do Estado envolveu, nesta segunda-feira, 25/03, diversas secretarias e órgãos estaduais para minimizar os impactos das fortes chuvas em todas as regiões do Rio. Com efetivo de mais de 2 mil militares do Corpo de Bombeiros por dia, a corporação já atendeu 264 ocorrências relacionadas às chuvas, desde quinta-feira (21). Ao todo, cento e sessenta pessoas foram resgatadas com vida.

O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN-RJ) está acompanhando as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos em todo o território fluminense, enviando alertas para os municípios quando necessário. Até o momento, os Bombeiros atuaram em 111 inundações e alagamentos, 32 desabamentos e deslizamentos, além de 76 cortes de árvores, entre outros. Desde o início das fortes chuvas, foram registrados 8 óbitos.

O risco de alagamento e inundação é muito alto no município de Bom Jesus do Itabapoana e alto em Campos Dos Goytacazes, Cardoso Moreira, Italva, Itaperuna, Laje do Muriaé, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra. Nos demais municípios os riscos são moderados e baixos. Já para riscos de deslizamento, estão em estágio de atenção os municípios de Bom Jesus do Itabapoana, Campos dos Goytacazes, Magé, Petrópolis, São Francisco de Itabapoana e Teresópolis.

Envio de insumos para áreas atingidas

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, entregou, desde sexta-feira (22), 7.352 itens de insumos como kits de higiene, colchões, água e outros mantimentos e mais 4.200 refeições. Ao todo, 11.152 mantimentos foram enviados para regiões afetadas.

Escolas estaduais de portas abertas

Cinco escolas estaduais permanecem de portas abertas para abrigar desalojados ou desabrigados. Os pontos de apoio estão em Petrópolis, Cachoeiras de Macacu, Campos dos Goytacazes, Bom Jesus do Itabapoana e Itaperuna. 

O estado do Rio tem hoje 203 desalojados e 663 desabrigados. O levantamento é feito pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, com base nos números enviados pelos municípios. 

Municípios que declararam situação de emergência e calamidade

Petrópolis e Teresópolis declararam situação de emergência devido às fortes chuvas. Já Bom Jesus de Itabapoana decretou estado de calamidade pública. 

Em resposta às necessidades locais, a secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas enviou ao município de Bom Jesus de Itabapoana cinco engenheiros e um técnico para ajudar a avaliar os danos causados pelas chuvas e gerar projetos para recuperação da cidade.

Atuação da Secretaria de Saúde

A Secretaria de saúde mantém o monitoramento da situação dos municípios afetados para apoio necessário na área da saúde. Uma equipe de técnicos da Secretaria permanece em Bom Jesus do Itabapoana em apoio ao município que teve várias unidades básicas de saúde afetadas. Mais de 55 profissionais foram mobilizados. Kits de calamidade foram entregues, com medicamento e insumos para Petrópolis, Teresópolis e Bom Jesus do Itabapoana. Além disso, foram solicitado ao Ministério da Saúde mais de 6 kits de insumos estratégicos.

Maquinários permanecem nas ruas

Mais de 750 maquinários permanecem nas ruas de todo o estado trabalhando na limpeza de ruas, rios e desobstrução de estradas.

Comentários