Avançar para o conteúdo principal

SUS vai aplicar vacina contra a dengue em 521 municípios selecionados

SUS vai aplicar vacina contra a dengue em 521 municípios selecionados

O Ministério da Saúde informou que 521 municípios brasileiros foram selecionados para iniciar a vacinação contra a dengue via Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de fevereiro. As cidades compõem um total de 37 regiões de saúde que, segundo a pasta, são consideradas endêmicas para a doença. A lista completa pode ser acessada aqui.

As regiões selecionadas atendem a três critérios: são formadas por municípios de grande porte, com mais de 100 mil habitantes; registram alta transmissão de dengue no período 2023-2024; e têm maior predominância do sorotipo DENV-2. Conforme a lista, 16 estados e o Distrito Federal têm cidades que preenchem os requisitos.

A pasta confirmou ainda que serão vacinadas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra maior número de hospitalizações por dengue. Os números mostram que, de janeiro de 2019 a novembro de 2023, o grupo respondeu por 16,4 mil hospitalizações, atrás apenas dos idosos, grupo para o qual a vacina não foi autorizada.

“A definição de um público-alvo e regiões prioritárias para a imunização foi necessária em razão da capacidade limitada de fornecimento de doses pelo laboratório fabricante da vacina. A primeira remessa com cerca de 757 mil doses chegou ao Brasil no último sábado. O lote faz parte de um total de 1,32 milhão de doses fornecidas pela farmacêutica.”

“Outra remessa, com mais de 568 mil doses, está com entrega prevista para fevereiro. Além dessas, o Ministério da Saúde adquiriu o quantitativo total disponível pelo fabricante para 2024: 5,2 milhões de doses. De acordo com a empresa, a previsão é que sejam entregues ao longo do ano, até dezembro. Para 2025, a pasta já contratou 9 milhões de doses.” 

O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público. A Qdenga, produzida pelo laboratório Takeda, foi incorporada ao SUS em dezembro do ano passado, após análise da Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec).


Comentários

Mensagens populares deste blogue

ATENÇÃO SENHORES RESPONSÁVEIS‼️

ATENÇÃO SENHORES RESPONSÁVEIS‼️ A Prefeitura de Araruama, através da Secretaria Municipal de Educação estará convocando os novos alunos inscritos no sistema do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental para realização da matrícula no dia 02/02, sexta-feira, das 7h30 às 12h, e, do 6° ao 9° ano, das 14h às 17h, na sede da Seduc, localizada na Avenida Country Club dos Engenheiros, s/n, Clube dos Engenheiros. Por favor, tragam a cópia de toda a documentação necessária para a matrícula. Documentação (cópia): • certidão de nascimento • cartão de vacinação • Identidade do responsável • comprovante de residência (atual) • carteira do sus • Laudo médico (alunos com necessidades especiais) • declaração de escolaridade • Tipo sanguíneo •3 fotos 3x4

𝙏𝙧𝙖𝙛𝙞𝙘𝙖𝙣𝙩𝙚 𝙘𝙤𝙣𝙙𝙚𝙣𝙖𝙙𝙤 𝙥𝙚𝙡𝙖 𝙢𝙤𝙧𝙩𝙚 𝙙𝙤 𝙟𝙤𝙧𝙣𝙖𝙡𝙞𝙨𝙩𝙖 𝙏𝙞𝙢 𝙇𝙤𝙥𝙚𝙨 𝙥𝙖𝙨𝙨𝙖 𝙖 𝙘𝙪𝙢𝙥𝙧𝙞𝙧 𝙥𝙧𝙞𝙨𝙖̃𝙤 𝙙𝙤𝙢𝙞𝙘𝙞𝙡𝙞𝙖𝙧

𝙏𝙧𝙖𝙛𝙞𝙘𝙖𝙣𝙩𝙚 𝙘𝙤𝙣𝙙𝙚𝙣𝙖𝙙𝙤 𝙥𝙚𝙡𝙖 𝙢𝙤𝙧𝙩𝙚 𝙙𝙤 𝙟𝙤𝙧𝙣𝙖𝙡𝙞𝙨𝙩𝙖 𝙏𝙞𝙢 𝙇𝙤𝙥𝙚𝙨 𝙥𝙖𝙨𝙨𝙖 𝙖 𝙘𝙪𝙢𝙥𝙧𝙞𝙧 𝙥𝙧𝙞𝙨𝙖̃𝙤 𝙙𝙤𝙢𝙞𝙘𝙞𝙡𝙞𝙖𝙧 Rio - Após 13 anos e sete meses cumprindo pena em regime fechado, o traficante Elizeu Felicio de Souza, o Zeu, condenado a 23 anos pela morte do jornalista Tim Lopes, vai para a prisão domiciliar. O alvará de soltura foi expedido pela Vara de Execuções Penais do Rio de Janeiro. Zeu saiu pela porta da frente do Instituto Penal Vicente Piragibe, no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste, nesta quinta-feira (4).  Elizeu tem até cinco dias para comparecer à Central de Monitoramento da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), para instalação da tornozeleira eletrônica. Atualmente, entre os sete condenados pelo crime, apenas Elizeu ainda estava em regime fechado. Dois morreram, entre eles, Elias Maluco, encontrado morto em uma cela no presídio federal de Catanduvas, no Paraná, em 2020 - ele foi o mandan...

𝐎𝐑𝐈𝐆𝐄𝐌 𝐃𝐎𝐒 𝐍𝐎𝐌𝐄𝐒 𝐃𝐎𝐒 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐃𝐎𝐒

𝐎𝐑𝐈𝐆𝐄𝐌 𝐃𝐎𝐒 𝐍𝐎𝐌𝐄𝐒 𝐃𝐎𝐒 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐃𝐎𝐒 🇧🇷 𝐀𝐜𝐫𝐞 – o nome provavelmente vem de ‘aquiri’, corruptela de ‘uwákürü’, vocábulo do dialeto Ipurinã que denominava um rio local. Conta a História que, em 1878, o colonizador João Gabriel de Carvalho Melo fez um pedido por escrito a um comerciante paraense de mercadorias destinadas à ‘boca do rio Aquiri’.  Só que o comerciante não entendeu a letra de Melo, que parecia ter escrito algo como ‘acri’ ou ‘aqri’, e as compras foram entregues ao colonizador com o destino ‘rio acre’.⁣ ⁣ 𝐀𝐥𝐚𝐠𝐨𝐚𝐬 – deriva dos numerosos lagos e lagoas que banham a região. Só Maceió, a capital, possui 17 lagoas, entre mais de 30 em todo o Estado.⁣ ⁣ 𝐀𝐦𝐚𝐩á – a origem desse nome é controversa.  Na língua tupi, o nome Amapá significa ‘o lugar da chuva’ – ‘ama’ (chuva) e ‘paba’ (lugar, estância, morada).  A tradição diz, no entanto, que o nome teria vindo do nheengatu, uma espécie de dialeto tupi jesuítico, que significa ‘terra que aca...

Costureira Chique curso completo clique na imagem para saber mais.

Costureira Chique curso completo clique na imagem para saber mais.
clique na imagem para saber mais.

Faça seus próprios Móveis Planejados

Faça seus próprios Móveis Planejados
Clique na imagem para saber mais

EM DESTAQUE ( SAQUAREMA )

Dicas para o que Fazer na Cidade. Navegue aqui
Praias lindas você ver por aqui, www.saquaredes.blogspot.com
Horários dos ônibus (Clique aqui)
Capital do Surf Saquarema Rio de Janeiro.
Saquarema - Região dos lagos, Veja fotos e vídeos.

Saquarema -Rj