IGUABA RECEBE OFICIALMENTE A BANDEIRA AZUL TEMPORADA 2023/2024

IGUABA RECEBE OFICIALMENTE A BANDEIRA AZUL TEMPORADA 2023/2024

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins, esteve na última sexta-feira (27), em Balneário Camboriú, Santa Catarina, recebendo oficialmente a Bandeira Azul. A Praia dos Ubás é a primeira praia lagunar a receber a certificação oficial do Programa Bandeira Azul, temporada 2023/2024. O hasteamento da bandeira na Praia dos Ubás está programado para o mês de dezembro. Estiveram também na solenidade de entrega da bandeira o secretário de Meio Ambiente, Vinícius Lavalle, o subsecretário, Caio Pedrosa e o subsecretário de governo, Luiz Fernando Lima.

O evento contou com a presença de prefeitos, representantes municipais e gestores de 31 praias e 11 marinas que foram certificadas pelo Júri Internacional. O prefeito enfatizou a importância deste título para o município. “Nós estamos colocando Iguaba numa posição de destaque, fomentando o turismo e com certeza gerando mais empregos e visibilidade para nossa cidade”, disse o Prefeito.

O selo ambiental internacional é concedido às praias que cumprem critérios e padrões de qualidade em quatro temas: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança. O certificado foi criado pela FEE (Foundation for Environmental Education), uma instituição internacional com diversos integrantes representando seus respectivos países.

Para ganhar o certificado internacional, a praia precisa cumprir cerca de 34 critérios específicos. Um dos principais pontos é a sua balneabilidade; o programa exige que as praias tenham a qualidade das águas balneares baseadas nas normas e legislação internacional e nacional.

Além da qualidade da água, outro critério é a infraestrutura do local. Por isso, estão sendo realizados diversos investimentos, como acessibilidade, implantação de banheiros, urbanização da orla e outros. A Prefeitura, por meio da parceria com a secretaria de Obras, vem trabalhando para atender todos esses requisitos. Na rodovia do bairro Ubás já foram realizadas obras de urbanização, com esgoto, drenagem, pavimentação e estacionamento.


Comentários