PROGRAMA EXIBIDO PELO GLOBO REPÓRTER (TV GLOBO), SEXTA-FEIRA (13) NÃO AGRADOU MORADORES DE GUAPIMIRIM
PROGRAMA EXIBIDO PELO GLOBO REPÓRTER (TV GLOBO), SEXTA-FEIRA (13) NÃO AGRADOU MORADORES DE GUAPIMIRIM
➡️Segundo nota de repúdio que circula nas redes sociais, o município nao foi citado no programa⬅️
Guapimirim tem motivos para repudiar o programa?
'NOTA DE REPÚDIO
#repost Visite Guapi
Na última sexta-feira (13/10), foi ao ar uma edição do programa Globo Repórter, da TV Globo, sobre o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, que abrange quatro municípios: Guapimirim, Teresópolis, Magé e Petrópolis. Apesar de mostrar inúmeras imagens de instalações e atrativos que ficam no território guapimiriense, nosso município foi o único não citado durante a atração. Repudiamos mais essa tentativa de apagamento do nosso lugar, de toda uma gente. Por qual razão insistem em não reconhecer Guapimirim pelo que ela é e por todo o patrimônio natural, cultural e histórico que abriga?
O referido programa teve como tema principal a Travessia Serra dos Órgãos - chamada injustamente de Travessia Petrópolis-Teresópolis (levando em conta somente os pontos de partida e chegada). No entanto, o trajeto passa também por Magé e Guapimirim, tendo em nosso município o seu maior trecho. Segundo o próprio Parnaso, 36% do percurso passa por Guapi, seguido por Teresópolis (33%), Petrópolis (27%) e Magé (4%). Apesar de pouca gente saber, os dois únicos abrigos do roteiro também ficam aqui: Sino e Açu - assim como a Pedra do Sino, ponto mais alto da Serra dos Órgãos, os Castelos do Açu, e os Portais de Hércules, considerado um dos mirantes naturais mais bonitos do planeta.
Também foram mostradas imagens de montanhas localizadas em Guapimirim, como Escalavrado, Dedo de Nossa Senhora, Cabeça de Peixe, Dedo de Deus, Garrafão, Agulha do Diabo, Coruja, Coruja-Mirim, Baleia etc. Também foram veiculadas cenas da Sede Guapimirim do Parnaso, como o Poço Verde, Poço do Sossego, Poço da Capela e o Museu von Martius (e onde apareceram os Irmãos Mello, com residem aqui), além do Centro de Primatologia do Rio de Janeiro, tão bem representado pelo Dr. Alcides Pissinatti.
Fica aqui o nosso sentimento de orgulho por pertencermos a este lugar que, apesar dos desafios, esbanja vida, tranquilidade e harmonia. Lamentamos que tenhamos sido excluídos de um programa tão bonito e assistido por milhares de pessoas. Contamos com a população guapimiriense, amigos e apaixonados por esse lugar na luta por reconhecimento e respeito' diz a nota.
Atenciosamente,
Comentários