🌋 MORADORES RELATAM ESTRONDOS E DIZEM QUE VULCÃO VOLTOU A ATIVA; GEÓLOGOS AFASTAM RISCO DE ERUPÇÃO
Moradores de Queimados, na Baixada Fluminense, querem saber o que causou estrondos ouvidos em dois dias, no começo do mês. O mistério está sem solução.
“Foi um estrondo assustador, porque a gente não está acostumado, né? Foi uma coisa diferente, assim”, afirmou o técnico de radiologia Bruno Soares.
Nas redes sociais, muita gente estava dizendo que era um vulcão antigo da região que teria voltado à ativa, mas especialistas afirmam que ele nem existe mais.
As redes sociais foram tomadas de postagens relacionando a explosão ao chamado “vulcão de Nova Iguaçu”. A área onde está localizado faz parte do Maciço do Mendanha, uma serra que corta boa parte da Baixada Fluminense.
Mas geólogos afirmam que tudo não passa de fake news.
“O vulcão de Nova Iguaçu, ele não está adormecido, ele não vai acordar. Ele já existiu há muitos anos. E a população pode ficar tranquila. Já cessou a atividade magmática. Isso aconteceu há aproximadamente entre 145 milhões a 65 milhões de anos”, afirmou a geóloga Marcela Lobato, da Uerj.
Ainda de acordo com a pesquisadora, o que foi um vulcão nem existe mais.
“O que a gente vê atualmente é uma serra, ela é produto de um processo erosivo, há milhares de anos, há mais de 60 milhões de anos. E, na verdade, para se classificar como edifício vulcânico, aquela região, aquela localidade deveria ter vários elementos, vários critérios”, disse Lobato.
A diretora da Sociedade Brasileira de Geologia alerta para a importância de buscar informações oficiais.
Comentários