Avançar para o conteúdo principal

SÃO GONÇALO LIDERA RANKING DE FURTOS DE ENERGIA DO PRIMEIRO SEMESTRE NA ÁREA DE CONCESSÃO DA ENEL RIO

SÃO GONÇALO LIDERA RANKING DE FURTOS DE ENERGIA DO PRIMEIRO SEMESTRE NA ÁREA DE CONCESSÃO DA ENEL RIO

Niterói, Duque de Caxias e Itaboraí completam o ranking das cidades com maior incidência deste tipo de irregularidade neste período; 



 

Até o momento, foram realizadas mais de 190 mil inspeções na rede elétrica da área de concessão da Enel Rio, 14% a mais do que o mesmo período em 2022. 



Rio de Janeiro, 4 de setembro de 2023 – A Enel Distribuição Rio divulgou o ranking dos municípios atendidos pela distribuidora com os maiores índices de furto de energia no primeiro semestre desse ano. São Gonçalo segue liderando a lista, com índice de 43,91% de perdas de energia. Niterói vem na sequência, com índice de 21,23%, seguido das cidades de Duque de Caxias (15,37%) e Itaboraí (7,83%). De toda energia distribuída pela companhia na sua área de concessão neste período, cerca de 22% se perderam – a maior parte devido ao furto de energia. De acordo com estimativas da empresa, se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os clientes da Enel Rio poderiam ser reduzidas em pelo menos cerca de 5%. 



A companhia tem intensificado cada vez mais o combate a este tipo de crime. No primeiro semestre de 2023, a distribuidora realizou 191 mil inspeções em sua área de concessão, um crescimento de 14% na comparação com o mesmo período de 2022. Além das inspeções, foram realizadas 15 mil operações de modernização de medidores, com a instalação de sistemas inteligentes com comunicação remota.  

 


O aumento no número de inspeções foi acompanhado por um crescimento de 28% na identificação de ligações irregulares de energia no período, em comparação com o primeiro semestre de 2022, totalizando 87 mil ocorrências. Como resultado, a Enel Distribuição Rio conseguiu recuperar 109 milhões de kWh de energia furtada, volume suficiente para abastecer aproximadamente 60 mil residências por um ano com consumo médio mensal de 150 kWh.  

“A Enel Distribuição Rio tem intensificado ainda mais a fiscalização contra fraudes e furtos nos 66 municípios atendidos pela empresa. Esse tipo de ação contribui para melhorar a qualidade do serviço e para a segurança da população”, afirma José Dimas, responsável pelos processos de Inspeção e Leitura na Enel Distribuição Rio. 

Operação Energia Legal 

A Enel Rio realiza uma abordagem integrada de combate ao furto, com foco não apenas na identificação das ligações irregulares, mas na conscientização da população por meio da oferta de serviços e atividades sobre o consumo eficiente de energia. Nestas operações recorrentes em áreas estratégicas mapeadas pela distribuidora, uma força-tarefa formada por equipes da concessionaria e integrantes da Polícia Civil fiscaliza e retira ligações clandestinas. Paralelamente, a empresa intensifica serviços nas localidades, como troca de geladeiras e lâmpadas por modelos mais eficientes, além de palestras sobre segurança com a rede elétrica. Duas unidades móveis de atendimento ao cliente também são disponibilizadas, com os mesmos serviços oferecidos nas lojas de atendimento da distribuidora e condições facilitadas para a negociação de débitos, por exemplo. Em 49 edições, a operação já identificou, aproximadamente, 21,2 mil clientes furtando energia, sendo 92% dos casos em residências e 8% em comércios nas 27 cidades por onde a iniciativa já passou desde o fim de 2019. 

Além do projeto Energia Legal, a empresa realiza inspeções de rotina em toda a área de concessão, com o apoio da Polícia Civil. Nos primeiros seis meses desse ano, a empresa realizou 131 operações que resultaram em 147 pessoas detidas em flagrante, sendo 62% clientes comerciais e 38% residenciais.  

A concessionária alerta que fraudes e furtos são crimes previstos no Código Penal, e a pena pode variar de um a oito anos de detenção. Além disso, a distribuidora também cobra os valores retroativos referentes ao período em que ocorreu
referentes ao período em que ocorreu a irregularidade, acrescida de multa, de quem praticou as fraudes. Cometem crime tanto as pessoas que executam fisicamente a fraude nas instalações quanto os titulares das contas de energia. 


Furto de energia é crime 

Além de crime, as fraudes e furtos contribuem para baixar a qualidade do serviço prestado, o que prejudica todos os consumidores da concessionária com maior número de interrupções e, por vezes, dificultando o retorno da energia elétrica. As ligações clandestinas sobrecarregam as redes, deixando o sistema de distribuição mais suscetível a interrupções no fornecimento de energia.  

Quem pratica furto de energia, crime popularmente conhecido como “gato”, põe em risco a sua vida e a da população. Pessoas não habilitadas que tentam manipular o medidor de energia ou realizar ligação direta na rede elétrica correm o risco de choque e acidentes graves, que podem ser fatais. 

Para denunciar o furto de energia, basta acessar o site da Enel em https://www.eneldistribuicao.com.br/rj/denuncie.aspx, o aplicativo Enel Rio ou ligar para 0800 280 0120. Não é necessário se identificar. 

      
Sobre a Enel Distribuição Rio 

 
A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.    

Abs,


Por: Eliana Grazziotin

(21) 99374-5572

www.approach.com.br | Linkedln  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

𝘾𝙖𝙣𝙩𝙤𝙧 𝙨𝙚𝙧𝙩𝙖𝙣𝙚𝙟𝙤 𝙨𝙤𝙛𝙧𝙚 𝙖𝙘𝙞𝙙𝙚𝙣𝙩𝙚 𝙙𝙚 𝙘𝙖𝙧𝙧𝙤 𝙣𝙖 𝘽𝙍-153

𝘾𝙖𝙣𝙩𝙤𝙧 𝙨𝙚𝙧𝙩𝙖𝙣𝙚𝙟𝙤 𝙨𝙤𝙛𝙧𝙚 𝙖𝙘𝙞𝙙𝙚𝙣𝙩𝙚 𝙙𝙚 𝙘𝙖𝙧𝙧𝙤 𝙣𝙖 𝘽𝙍-153 O cantor Zé Neto, da dupla sertanejo Zé Neto & Cristiano, sofreu um acidente de carro na noite desta terça-feira (5). O veículo do cantor capotou na BR-153, entre os municípios de Icém e São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. Por meio de nota, a assessoria do cantor confirmou o acidente, informou que ele já está no hospital e deu mais detalhes sobre seu estado de saúde. “Zé Neto sofreu um acidente vindo do seu rancho em Fronteira/MG com destino a São José do Rio Preto. O cantor está consciente e foi levado para o hospital. Estamos aguardando a avaliação médica para darmos informações mais precisas.”, revelou o comunicado. O influenciador sertanejo Renato Sertanejeiro, amigo pessoal de Zé Neto e Cristiano, se pronunciou nas redes sociais e tranquilizou os fãs. “O Zé está bem, ele está consciente, de fato, ele sofreu esse acidente. Foi um capotamento quando ele estava voltando do ranch

EXPO ARARUAMA 2023 TERÁ GRANDE PROGRAMAÇÃO DE SHOWS E DIVERSAS OUTRAS ATRAÇÕES

EXPO ARARUAMA 2023 TERÁ GRANDE PROGRAMAÇÃO DE SHOWS E DIVERSAS OUTRAS ATRAÇÕES Alexandre Pires, Barões da Pisadinha, Yasmin Santos e Diogo Nogueira serão as atrações musicais da Exposição Agropecuária. A Prefeitura de Araruama realizará de 02 a 05 de novembro, a Expo Araruama 2023, no Parque de Exposições Manoel Marinho Leão. Considerado o melhor evento agropecuário de toda a Região dos Lagos, a feira deve atrair um dos maiores públicos de todas as edições. O grande destaque são os shows, que este ano contará com muito samba, pagode, sertanejo e piseiro. Na quinta-feira, dia 02 de novembro, o cantor Alexandre Pires fará o show de abertura da exposição. Na sexta-feira, dia 03, os Barões da Pisadinha prometem animar o público com seus sucessos. No sábado, dia 04, o sertanejo da cantora Yasmin Santos subirá ao palco principal. Fechando no domingo, dia 05 de novembro, o cantor Diogo Nogueira vai embalar o público presente com o melhor do samba e pagode romântico.       

𝘽𝙪𝙨𝙘𝙖𝙙𝙤𝙧 𝙥𝙖𝙙𝙧𝙖̃𝙤 𝙙𝙤 𝙂𝙤𝙤𝙜𝙡𝙚 𝙗𝙡𝙤𝙦𝙪𝙚𝙞𝙖 𝙧𝙞𝙫𝙖𝙞𝙨 𝙚𝙢 𝙖𝙩𝙚́ 𝙢𝙚𝙩𝙖𝙙𝙚 𝙙𝙖𝙨 𝙥𝙚𝙨𝙦𝙪𝙞𝙨𝙖𝙨 𝙛𝙚𝙞𝙩𝙖𝙨 𝙣𝙤𝙨 𝙀𝙐𝘼, 𝙙𝙞𝙯 𝙚𝙨𝙥𝙚𝙘𝙞𝙖𝙡𝙞𝙨𝙩𝙖

𝘽𝙪𝙨𝙘𝙖𝙙𝙤𝙧 𝙥𝙖𝙙𝙧𝙖̃𝙤 𝙙𝙤 𝙂𝙤𝙤𝙜𝙡𝙚 𝙗𝙡𝙤𝙦𝙪𝙚𝙞𝙖 𝙧𝙞𝙫𝙖𝙞𝙨 𝙚𝙢 𝙖𝙩𝙚́ 𝙢𝙚𝙩𝙖𝙙𝙚 𝙙𝙖𝙨 𝙥𝙚𝙨𝙦𝙪𝙞𝙨𝙖𝙨 𝙛𝙚𝙞𝙩𝙖𝙨 𝙣𝙤𝙨 𝙀𝙐𝘼, 𝙙𝙞𝙯 𝙚𝙨𝙥𝙚𝙘𝙞𝙖𝙡𝙞𝙨𝙩𝙖 Os acordos do Google para ser o mecanismo de busca padrão em dispositivos móveis e navegadores bloqueiam seus rivais em até metade das consultas realizadas nos Estados Unidos. É o que apontou o economista Michael Whinston, contratado pelo Departamento de Justiça americano, no segundo dia de depoimento no julgamento antitruste (defesa da concorrência) do Alphabet, controladora do Google. — O poder de um navegador padrão é muito significativo — disse Whinston que também é professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, e foi contratado pelo Departamento de Justiça para conduzir uma análise empírica do caso — Quando você vê o Google pegando bilhões e bilhões, deve haver um motivo. Esse é o primeiro pensamento, como economista, que me vem à mente — completou. O Departamento de Justiça, em um cas

Costureira Chique curso completo clique na imagem para saber mais.

Costureira Chique curso completo clique na imagem para saber mais.
clique na imagem para saber mais.

EM DESTAQUE ( SAQUAREMA )

Dicas para o que Fazer na Cidade. Navegue aqui
Praias lindas você ver por aqui, www.saquaredes.blogspot.com
Horários dos ônibus (Clique aqui)
Capital do Surf Saquarema Rio de Janeiro.
Saquarema - Região dos lagos, Veja fotos e vídeos.

Saquarema -Rj