Novo vírus de celular pode fazer a 'limpa' na conta através do PIX
Golpe criado por brasileiros já fez mais de 1,5 mil vítimas
Um novo vírus de celular que é capaz de desviar dinheiro via Pix e fazer a "limpa" de até 95% de sua conta bancária está circulando por aí. O golpe foi criado por brasileiros e já fez mais de 1,5 mil vítimas em 2023, segundo a empresa de cibersegurança global Kaspersky.
A prática vem crescendo cada vez mais na América Latina e liga o alerta entre os usuários de celulares. Neste golpe, um malware (programa malicioso) é instalado nos aparelhos através de notificações e links infectados que são enviados.
Na maioria das vezes, os hackers usam notificações e aplicativos falsos com o anúncio de uma atualização do WhatsApp, com a mensagem "Atualização Whats App v2.5". A partir daí, a vítima é direcionada para realizar o download do aplicativo e em seguida solicitará acesso às opções de acessibilidade do aparelho, como senhas e configurações. O vírus opera sozinha e sem interação com a vítima.
Depois de autorizado, o vírus começa a agir e ataca o celular, trocando o destinatário e realizando a transferência bancária para a conta do criminoso. Durante esse processo, o aparelho começa a tremer e apresentar lentidão no carregamento. A escolha de atuação no Pix pelos hackers é devido à velocidade oferecida pela ferramenta. A tecnologia de pagamentos instantâneos permite distribuir o dinheiro entre várias contas.
Com o aumento dos casos, a empresa Kaspersky afirmou que tirou o aplicativo do ar na 'Google Play'. O vírus também estava presente no programa 'IOS', da Apple, mas os casos nos Iphones não eram tão recorrentes.
Como se proteger?
- Para que possa impedir que golpes como esse aconteceçam, sempre desconfie de links com mensagens duvidosas, que pedem o seu clique ou "acesso às ações de acessibilidade", seja pelo navegador ou nos aplicativos;
- Nunca faça download de aplicativos fora de lojas oficiais da Play Store (em caso de Androido) e App Store (para usuários de Iphone);
- Instalar aplicativos confiáveis de antivírus que ajudem a identificar e bloquear possíveis ameaças;
- Confira sempre o saldo bancário em seus celulares. Se desconfiar de algum erro, acione o seu banco e informe que foi vítima de um golpe.
Comentários