Avançar para o conteúdo principal

Mulher tem braços e pernas amputados após comer tilápia contaminada

Mulher tem braços e pernas amputados após comer tilápia contaminada

Nos Estados Unidos, uma mulher de 40 anos passou, na última quarta-feira (13), por uma cirurgia em que os dois braços e as duas pernas foram amputados. Desde o início de agosto, a paciente está internada após ter supostamente consumido filé de tilápia mal cozida e ter contraído uma grave infecção provocada pela bactéria Vibrio vulnificus.Segundo o jornal The Independent, a paciente que teve os membros amputados se chama Laura Barajas e tem um filho de seis anos. A infecção bacteriana foi contraída após o consumo de uma tilápia comprada em um mercado local em San Jose, no estado da Califórnia. Ela teria sido a única a comer o peixe em sua casa durante o jantar.Embora seja raro, em quadros graves de infecção, especialmente quando ocorre sepse (infecção generalizada), a única saída para conter o avanço da condição é a amputação, como ocorreu com a norte-americana após ter supostamente consumido tilápia preparada sem os devidos cuidados — estudos e relatos de caso não foram publicados sobre a paciente.Antes da cirurgia de amputação, os médicos colocaram a paciente em coma induzido. Os pés e as pontas dos dedos já estavam pretos devido à necrose provocada pela infecção. Além disso, os rins apresentavam alterações.Vale explicar que a bactéria Vibrio vulnificus costuma ser encontrada, na maioria das vezes, em frutos do mar, mariscos e outros alimentos oriundos do mar. No entanto, em casos raros, o patógeno pode se desenvolver em peixes, como a tilápia. Aliás, em alguns casos, a espécie pode habitar água doce ou salgada. Independente da origem, o cozimento adequado ou mesmo o congelamento podem matar o agente infeccioso.

"As infecções por V. vulnificus têm um curto período de incubação e são caracterizadas por infecção necrosante da pele e dos tecidos moles, com ou sem bolhas hemorrágicas”, descreve o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA.

Alerta do CDC para a Vibrio vulnificus
Por causa do aumento recente de casos da infecção potencialmente mortal — recentemente, um homem morreu após consumir ostras contaminadas —, o CDC emitiu um alerta para todo o país no começo deste mês.Segundo a entidade, as bactérias do gênero Vibrio infectam cerca de 80 mil pessoas por ano no país. Só que a maioria dos casos são provocados pelas bactérias V. parahaemolyticus (40%) e V. alginolyticus (20%), ambas causam um tipo de diarreia acompanhada por febre, sem maiores complicações.O problema está nos raros casos de infecção pela V. vulnificus. Em todo o país, são identificados cerca de 150 a 200 casos da doença de notificação obrigatória. Segundo o CDC, uma em cada cinco pessoas com o quadro morre, indicando uma taxa de letalidade de aproximadamente 20%. Como a doença avança rápido, o óbito pode ser notificado, em alguns pacientes, antes das primeiras 48 horas da infecção.

Além do consumo de carne de peixe ou frutos do mar não cozidos, a doença é mais comumente transmitida a partir de feridas abertas que entram em contato com a água do mar ou água salobra contaminada. Até o momento, não foram identificados casos de transmissão entre pessoas.

Casos da doença transmitida pelo peixe no Brasil
Vale mencionar que, no Brasil, a doença que levou à amputação dos membros da mulher estadunidense é bastante rara, e não há dados estatísticos sobre o quadro. Na literatura científica, existem apenas alguns relatos de casos da infecção por V. vulnificus, como o publicado na revista Anais Brasileiros de Dermatologia (ABD).

Em 2013, pesquisadores do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC-UFPR) descreveram o caso de um homem de 39 anos que faleceu em decorrência da bactéria 30 horas após ser internado para o tratamento. O paciente já tinha passado por um transplante de fígado e usava medicação imunossupressora, o que pode ter contribuído com a gravidade do quadro.

Fonte: The Independent, CDC e ABD


Comentários

Mensagens populares deste blogue

𝘾𝙖𝙞𝙭𝙖: 𝙖𝙥𝙡𝙞𝙘𝙖𝙩𝙞𝙫𝙤 𝙙𝙤 𝙗𝙖𝙣𝙘𝙤 𝙛𝙞𝙘𝙖 𝙛𝙤𝙧𝙖 𝙙𝙤 𝙖𝙧, 𝙚 𝙪𝙨𝙪𝙖́𝙧𝙞𝙤𝙨 𝙣𝙖̃𝙤 𝙘𝙤𝙣𝙨𝙚𝙜𝙪𝙚𝙢 𝙖𝙘𝙚𝙨𝙨𝙖𝙧 𝙘𝙤𝙣𝙩𝙖𝙨

𝘾𝙖𝙞𝙭𝙖: 𝙖𝙥𝙡𝙞𝙘𝙖𝙩𝙞𝙫𝙤 𝙙𝙤 𝙗𝙖𝙣𝙘𝙤 𝙛𝙞𝙘𝙖 𝙛𝙤𝙧𝙖 𝙙𝙤 𝙖𝙧, 𝙚 𝙪𝙨𝙪𝙖́𝙧𝙞𝙤𝙨 𝙣𝙖̃𝙤 𝙘𝙤𝙣𝙨𝙚𝙜𝙪𝙚𝙢 𝙖𝙘𝙚𝙨𝙨𝙖𝙧 𝙘𝙤𝙣𝙩𝙖𝙨 Na manhã desta segunda-feira (dia 28), o aplicativo da Caixa Econômica Federal passou por instabilidade, deixando os usuários sem acesso a contas e serviços digitais. Aplicativo da Caixa está fora do ar? No DownDetector, site que monitora problemas de funcionamento de serviços digitais, às 14h17, havia 1.699 registros de instabilidades com os sistemas da Caixa. Alguns usuários postaram que o sistema estava fora do ar desde as 7h, enquanto outros informavam que depois que fizeram atualização do aplicativo, não conseguiam mais acessá-lo. Usuários relatam instabilidade no aplicativo da Caixa No X (antigo Twitter), os usuários reclamam que não estão conseguindo abrir o aplicativo e, consequentemente, não conseguiam ter acesso às informações sobre suas contas, acessar serviços e realizar transações financeiras. O usuário Carlos Luiz ...

𝙏𝙧𝙖𝙛𝙞𝙘𝙖𝙣𝙩𝙚 𝙘𝙤𝙣𝙙𝙚𝙣𝙖𝙙𝙤 𝙥𝙚𝙡𝙖 𝙢𝙤𝙧𝙩𝙚 𝙙𝙤 𝙟𝙤𝙧𝙣𝙖𝙡𝙞𝙨𝙩𝙖 𝙏𝙞𝙢 𝙇𝙤𝙥𝙚𝙨 𝙥𝙖𝙨𝙨𝙖 𝙖 𝙘𝙪𝙢𝙥𝙧𝙞𝙧 𝙥𝙧𝙞𝙨𝙖̃𝙤 𝙙𝙤𝙢𝙞𝙘𝙞𝙡𝙞𝙖𝙧

𝙏𝙧𝙖𝙛𝙞𝙘𝙖𝙣𝙩𝙚 𝙘𝙤𝙣𝙙𝙚𝙣𝙖𝙙𝙤 𝙥𝙚𝙡𝙖 𝙢𝙤𝙧𝙩𝙚 𝙙𝙤 𝙟𝙤𝙧𝙣𝙖𝙡𝙞𝙨𝙩𝙖 𝙏𝙞𝙢 𝙇𝙤𝙥𝙚𝙨 𝙥𝙖𝙨𝙨𝙖 𝙖 𝙘𝙪𝙢𝙥𝙧𝙞𝙧 𝙥𝙧𝙞𝙨𝙖̃𝙤 𝙙𝙤𝙢𝙞𝙘𝙞𝙡𝙞𝙖𝙧 Rio - Após 13 anos e sete meses cumprindo pena em regime fechado, o traficante Elizeu Felicio de Souza, o Zeu, condenado a 23 anos pela morte do jornalista Tim Lopes, vai para a prisão domiciliar. O alvará de soltura foi expedido pela Vara de Execuções Penais do Rio de Janeiro. Zeu saiu pela porta da frente do Instituto Penal Vicente Piragibe, no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste, nesta quinta-feira (4).  Elizeu tem até cinco dias para comparecer à Central de Monitoramento da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), para instalação da tornozeleira eletrônica. Atualmente, entre os sete condenados pelo crime, apenas Elizeu ainda estava em regime fechado. Dois morreram, entre eles, Elias Maluco, encontrado morto em uma cela no presídio federal de Catanduvas, no Paraná, em 2020 - ele foi o mandan...

ℙℝ𝔼𝕊𝕆 𝔸ℙÓ𝕊 𝔽𝕌ℝ𝕋𝕆 𝔼𝕄 ℂ𝕆𝕄Éℝℂ𝕀𝕆!!!📰 🚨 𝔾𝕋𝕆 𝔼𝕄 𝔸ℂÃ𝕆! 𝔾𝕌𝔸ℝ𝔻𝔸 ℂ𝕀𝕍𝕀𝕃 𝔻𝔼 𝔸ℝ𝔸ℝ𝕌𝔸𝕄𝔸!🚨

📰 ℙℝ𝔼𝕊𝕆 𝔸ℙÓ𝕊 𝔽𝕌ℝ𝕋𝕆 𝔼𝕄 ℂ𝕆𝕄Éℝℂ𝕀𝕆!!!📰 🚨 𝔾𝕋𝕆 𝔼𝕄 𝔸ℂÃ𝕆! 𝔾𝕌𝔸ℝ𝔻𝔸 ℂ𝕀𝕍𝕀𝕃 𝔻𝔼 𝔸ℝ𝔸ℝ𝕌𝔸𝕄𝔸!🚨         Na tarde desta terça-feira a viatura 01 do Grupamento Tático da Guarda Civil de Araruama(GTO) estava em patrulhamento quando foi acionada via rádio pelo Centro de Operações: Furto em andamento em um comércio na rodoviária.         A equipe compareceu imediatamente no local, e com o apoio do GC I., encontrou o elemento contido e com o material do furto em sua posse. O suspeito e o material encontrado foram apresentados à autoridade policial na 118° DP para registro do fato.      A população de Araruama não irá tolerar nenhuma ação deste tipo! A colaboração com informações sobre qualquer tipo de ato criminoso é essencial para a ação da Nossa Guarda Civil de Araruama que trabalha 24 horas para manter a Ordem e a Segurança! Colabore, Denuncie!          INÍCIO: 16:00 ART. 155 CP FUR...

Canva

Canva
Com o curso de Canvas Profissional, você vai aprimorar suas habilidades de apresentação e surpreender seu público. Seja o melhor em sua área!

Faça seus próprios Móveis Planejados

Faça seus próprios Móveis Planejados
Clique na imagem para saber mais

Saquarema -Rj