Avançar para o conteúdo principal

Mulher tem braços e pernas amputados após comer tilápia contaminada

Mulher tem braços e pernas amputados após comer tilápia contaminada

Nos Estados Unidos, uma mulher de 40 anos passou, na última quarta-feira (13), por uma cirurgia em que os dois braços e as duas pernas foram amputados. Desde o início de agosto, a paciente está internada após ter supostamente consumido filé de tilápia mal cozida e ter contraído uma grave infecção provocada pela bactéria Vibrio vulnificus.Segundo o jornal The Independent, a paciente que teve os membros amputados se chama Laura Barajas e tem um filho de seis anos. A infecção bacteriana foi contraída após o consumo de uma tilápia comprada em um mercado local em San Jose, no estado da Califórnia. Ela teria sido a única a comer o peixe em sua casa durante o jantar.Embora seja raro, em quadros graves de infecção, especialmente quando ocorre sepse (infecção generalizada), a única saída para conter o avanço da condição é a amputação, como ocorreu com a norte-americana após ter supostamente consumido tilápia preparada sem os devidos cuidados — estudos e relatos de caso não foram publicados sobre a paciente.Antes da cirurgia de amputação, os médicos colocaram a paciente em coma induzido. Os pés e as pontas dos dedos já estavam pretos devido à necrose provocada pela infecção. Além disso, os rins apresentavam alterações.Vale explicar que a bactéria Vibrio vulnificus costuma ser encontrada, na maioria das vezes, em frutos do mar, mariscos e outros alimentos oriundos do mar. No entanto, em casos raros, o patógeno pode se desenvolver em peixes, como a tilápia. Aliás, em alguns casos, a espécie pode habitar água doce ou salgada. Independente da origem, o cozimento adequado ou mesmo o congelamento podem matar o agente infeccioso.

"As infecções por V. vulnificus têm um curto período de incubação e são caracterizadas por infecção necrosante da pele e dos tecidos moles, com ou sem bolhas hemorrágicas”, descreve o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA.

Alerta do CDC para a Vibrio vulnificus
Por causa do aumento recente de casos da infecção potencialmente mortal — recentemente, um homem morreu após consumir ostras contaminadas —, o CDC emitiu um alerta para todo o país no começo deste mês.Segundo a entidade, as bactérias do gênero Vibrio infectam cerca de 80 mil pessoas por ano no país. Só que a maioria dos casos são provocados pelas bactérias V. parahaemolyticus (40%) e V. alginolyticus (20%), ambas causam um tipo de diarreia acompanhada por febre, sem maiores complicações.O problema está nos raros casos de infecção pela V. vulnificus. Em todo o país, são identificados cerca de 150 a 200 casos da doença de notificação obrigatória. Segundo o CDC, uma em cada cinco pessoas com o quadro morre, indicando uma taxa de letalidade de aproximadamente 20%. Como a doença avança rápido, o óbito pode ser notificado, em alguns pacientes, antes das primeiras 48 horas da infecção.

Além do consumo de carne de peixe ou frutos do mar não cozidos, a doença é mais comumente transmitida a partir de feridas abertas que entram em contato com a água do mar ou água salobra contaminada. Até o momento, não foram identificados casos de transmissão entre pessoas.

Casos da doença transmitida pelo peixe no Brasil
Vale mencionar que, no Brasil, a doença que levou à amputação dos membros da mulher estadunidense é bastante rara, e não há dados estatísticos sobre o quadro. Na literatura científica, existem apenas alguns relatos de casos da infecção por V. vulnificus, como o publicado na revista Anais Brasileiros de Dermatologia (ABD).

Em 2013, pesquisadores do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC-UFPR) descreveram o caso de um homem de 39 anos que faleceu em decorrência da bactéria 30 horas após ser internado para o tratamento. O paciente já tinha passado por um transplante de fígado e usava medicação imunossupressora, o que pode ter contribuído com a gravidade do quadro.

Fonte: The Independent, CDC e ABD


Comentários

Mensagens populares deste blogue

𝘾𝙖𝙣𝙩𝙤𝙧 𝙨𝙚𝙧𝙩𝙖𝙣𝙚𝙟𝙤 𝙨𝙤𝙛𝙧𝙚 𝙖𝙘𝙞𝙙𝙚𝙣𝙩𝙚 𝙙𝙚 𝙘𝙖𝙧𝙧𝙤 𝙣𝙖 𝘽𝙍-153

𝘾𝙖𝙣𝙩𝙤𝙧 𝙨𝙚𝙧𝙩𝙖𝙣𝙚𝙟𝙤 𝙨𝙤𝙛𝙧𝙚 𝙖𝙘𝙞𝙙𝙚𝙣𝙩𝙚 𝙙𝙚 𝙘𝙖𝙧𝙧𝙤 𝙣𝙖 𝘽𝙍-153 O cantor Zé Neto, da dupla sertanejo Zé Neto & Cristiano, sofreu um acidente de carro na noite desta terça-feira (5). O veículo do cantor capotou na BR-153, entre os municípios de Icém e São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. Por meio de nota, a assessoria do cantor confirmou o acidente, informou que ele já está no hospital e deu mais detalhes sobre seu estado de saúde. “Zé Neto sofreu um acidente vindo do seu rancho em Fronteira/MG com destino a São José do Rio Preto. O cantor está consciente e foi levado para o hospital. Estamos aguardando a avaliação médica para darmos informações mais precisas.”, revelou o comunicado. O influenciador sertanejo Renato Sertanejeiro, amigo pessoal de Zé Neto e Cristiano, se pronunciou nas redes sociais e tranquilizou os fãs. “O Zé está bem, ele está consciente, de fato, ele sofreu esse acidente. Foi um capotamento quando ele estava voltando do ranch

EXPO ARARUAMA 2023 TERÁ GRANDE PROGRAMAÇÃO DE SHOWS E DIVERSAS OUTRAS ATRAÇÕES

EXPO ARARUAMA 2023 TERÁ GRANDE PROGRAMAÇÃO DE SHOWS E DIVERSAS OUTRAS ATRAÇÕES Alexandre Pires, Barões da Pisadinha, Yasmin Santos e Diogo Nogueira serão as atrações musicais da Exposição Agropecuária. A Prefeitura de Araruama realizará de 02 a 05 de novembro, a Expo Araruama 2023, no Parque de Exposições Manoel Marinho Leão. Considerado o melhor evento agropecuário de toda a Região dos Lagos, a feira deve atrair um dos maiores públicos de todas as edições. O grande destaque são os shows, que este ano contará com muito samba, pagode, sertanejo e piseiro. Na quinta-feira, dia 02 de novembro, o cantor Alexandre Pires fará o show de abertura da exposição. Na sexta-feira, dia 03, os Barões da Pisadinha prometem animar o público com seus sucessos. No sábado, dia 04, o sertanejo da cantora Yasmin Santos subirá ao palco principal. Fechando no domingo, dia 05 de novembro, o cantor Diogo Nogueira vai embalar o público presente com o melhor do samba e pagode romântico.       

𝘽𝙪𝙨𝙘𝙖𝙙𝙤𝙧 𝙥𝙖𝙙𝙧𝙖̃𝙤 𝙙𝙤 𝙂𝙤𝙤𝙜𝙡𝙚 𝙗𝙡𝙤𝙦𝙪𝙚𝙞𝙖 𝙧𝙞𝙫𝙖𝙞𝙨 𝙚𝙢 𝙖𝙩𝙚́ 𝙢𝙚𝙩𝙖𝙙𝙚 𝙙𝙖𝙨 𝙥𝙚𝙨𝙦𝙪𝙞𝙨𝙖𝙨 𝙛𝙚𝙞𝙩𝙖𝙨 𝙣𝙤𝙨 𝙀𝙐𝘼, 𝙙𝙞𝙯 𝙚𝙨𝙥𝙚𝙘𝙞𝙖𝙡𝙞𝙨𝙩𝙖

𝘽𝙪𝙨𝙘𝙖𝙙𝙤𝙧 𝙥𝙖𝙙𝙧𝙖̃𝙤 𝙙𝙤 𝙂𝙤𝙤𝙜𝙡𝙚 𝙗𝙡𝙤𝙦𝙪𝙚𝙞𝙖 𝙧𝙞𝙫𝙖𝙞𝙨 𝙚𝙢 𝙖𝙩𝙚́ 𝙢𝙚𝙩𝙖𝙙𝙚 𝙙𝙖𝙨 𝙥𝙚𝙨𝙦𝙪𝙞𝙨𝙖𝙨 𝙛𝙚𝙞𝙩𝙖𝙨 𝙣𝙤𝙨 𝙀𝙐𝘼, 𝙙𝙞𝙯 𝙚𝙨𝙥𝙚𝙘𝙞𝙖𝙡𝙞𝙨𝙩𝙖 Os acordos do Google para ser o mecanismo de busca padrão em dispositivos móveis e navegadores bloqueiam seus rivais em até metade das consultas realizadas nos Estados Unidos. É o que apontou o economista Michael Whinston, contratado pelo Departamento de Justiça americano, no segundo dia de depoimento no julgamento antitruste (defesa da concorrência) do Alphabet, controladora do Google. — O poder de um navegador padrão é muito significativo — disse Whinston que também é professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, e foi contratado pelo Departamento de Justiça para conduzir uma análise empírica do caso — Quando você vê o Google pegando bilhões e bilhões, deve haver um motivo. Esse é o primeiro pensamento, como economista, que me vem à mente — completou. O Departamento de Justiça, em um cas

Costureira Chique curso completo clique na imagem para saber mais.

Costureira Chique curso completo clique na imagem para saber mais.
clique na imagem para saber mais.

EM DESTAQUE ( SAQUAREMA )

Dicas para o que Fazer na Cidade. Navegue aqui
Praias lindas você ver por aqui, www.saquaredes.blogspot.com
Horários dos ônibus (Clique aqui)
Capital do Surf Saquarema Rio de Janeiro.
Saquarema - Região dos lagos, Veja fotos e vídeos.

Saquarema -Rj