Avançar para o conteúdo principal

Governo estuda vacinações anuais contra covid a partir de 2024

Governo estuda vacinações anuais contra covid a partir de 2024



A inclusão da vacina contra a doença no calendário de vacinas sazonais, como já acontece com as vacinas contra a gripe, ainda precisa ser definida pelo Ministério da Saúde com Estados e municípios,O governo federal estuda alterações na oferta de vacinas contra covid-19 a partir de 2024. A ideia em discussão é que alguns grupos da população passem a ser vacinados contra a doença uma vez por ano.Até agora, a recomendação de proteção contra covid é baseada – a depender das ideias e das condições dos pacientes – em duas doses iniciais e em mais duas doses de reforço. Mas não há recomendação de uma dose por ano.
A inclusão da vacina contra a doença no calendário de vacinas sazonais, como já acontece com as vacinas contra a gripe, ainda precisa ser definida pelo Ministério da Saúde com Estados e municípios.Um grupo que está sendo considerado nas discussões técnicas como elegível para doses anuais da vacina é o grupo dos idosos. Outro é o grupo dos imunocomprometidos.
A política de vacinação contra a covid-19 também poderá ser alterada para o público infantil. Neste caso, não seriam vacinações anuais contra a doença, mas, sim, a inclusão dos imunizantes no esquema vacinal recomendado já na primeira infância.
Em entrevista ao Valor, o diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério das Saúde, o médico infectologista Éder Gatti, lembrou que a vacinação contra covid-19 está disponível nos postos de saúde pelo país para quem tem indicação para ser imunizado.
“A gente tem uma discussão técnica em andamento para ter uma estratégia de vacinação já para o ano de 2024 com um novo desenho visando os grupos prioritários, conforme a Organização Mundial de Saúde orienta e garantindo a vacinação pelo menos no esquema básico para as crianças”, disse ele.
“Isso é algo que está sendo discutido no nível técnico, mas que precisará passar por pactuações antes de ser divulgado. É uma discussão que está acontecendo”, afirmou.
Sobre as crianças, ele citou que a própria ministra, Nísia Trindade, já afirmou que a vacina contra covid será “incorporada e garantida” para esse público como uma das vacinas do esquema básico de imunizações.

Gatti disse que espera que até outubro sejam divulgadas as novas recomendações de vacinações.
Ele não quis antecipar quais grupos prioritários seriam contemplados por esse novo desenho.
Júlio Croda, infectologista da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) afirmou que parece já existir um consenso de que idosos e imunodeprimidos devam passar a ser vacinados uma vez por ano contra a covid-19.
Croda é um dos especialistas que integram a câmara técnica assessora de imunizações – que ajuda o Ministério da Saúde nas discussões sobre políticas de vacinação.
Segundo ele, ainda está em aberto se quilombolas, indígenas e detentos – que também foram tratados com atenção especial durante a pandemia – deveriam ser incluídos nos grupos que passariam a ser vacinados contra o covid-19 uma vez por ano. Outro grupo sobre o qual se discute é dos adultos diabéticos, hipertensos e com outras doenças.O objetivo de uma eventual vacinação anual contra o covid-19 é reforçar a imunidade de grupos que, em tese, estão mais expostos a complicações provocadas pela doença.

Croda afirma que a vacinação anual contra covid tem sido uma escolha já adotada por alguns países desenvolvidos.
Segundo o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e secretário estadual de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti Vitor, ainda que a covid-19 não seja vista com uma doença sazonal, por exemplo, não há um aumento de covid apenas nas épocas de outono no inverno, existe, diz ele, uma tendência de que isso ocorra, uma vez que o vírus respiratório tem esse comportamento.
“O Conselho Nacional de Secretários de Saúde acompanha as discussões técnicas junto ao Ministério da Saúde e caso isso (a vacinação anual) se torne viável e também mais seguro para a população, a vacina da covid pode se tornar também uma vacina vinculada ao período sazonal, assim como a influenza, a gripe”, disse.

Estamos acompanhando, discutindo junto às câmaras técnicas para tomarmos a melhor decisão, lembrando que é uma decisão tripartite, entre Estados, municípios e Ministério da Saúde.
Dados do Boletim Epidemiológico 153, do Ministério da Saúde, atualizado em 17 de setembro, apontam que 82,61% dos brasileiros elegíveis para a imunização tomaram as duas doses da vacina contra covid. O percentual cai para 56,57% quando se trata dos vacinados com uma dose de reforço. No caso do grupo com mais de 40 anos, 52,50% tomaram a segunda dose de reforço.
O boletim também cita um dado sobre a adesão à vacina bivalente – produzida para conter com mais eficiência a variante ômicron do coronavírus, que começou a ser aplicada em fevereiro para grupos prioritários. Em abril, passou a oferecida para a população a partir de 18 anos. A adesão geral à bivalente, no entanto, é baixa. Apenas 15,25% da população que poderia receber a bivalente recebeu a vacina.

Entre fevereiro de 2020 e julho de 2023, 704.159 pessoas morreram no Brasil por covid-19, segundo o boletim.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

𝘾𝙖𝙣𝙩𝙤𝙧 𝙨𝙚𝙧𝙩𝙖𝙣𝙚𝙟𝙤 𝙨𝙤𝙛𝙧𝙚 𝙖𝙘𝙞𝙙𝙚𝙣𝙩𝙚 𝙙𝙚 𝙘𝙖𝙧𝙧𝙤 𝙣𝙖 𝘽𝙍-153

𝘾𝙖𝙣𝙩𝙤𝙧 𝙨𝙚𝙧𝙩𝙖𝙣𝙚𝙟𝙤 𝙨𝙤𝙛𝙧𝙚 𝙖𝙘𝙞𝙙𝙚𝙣𝙩𝙚 𝙙𝙚 𝙘𝙖𝙧𝙧𝙤 𝙣𝙖 𝘽𝙍-153 O cantor Zé Neto, da dupla sertanejo Zé Neto & Cristiano, sofreu um acidente de carro na noite desta terça-feira (5). O veículo do cantor capotou na BR-153, entre os municípios de Icém e São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. Por meio de nota, a assessoria do cantor confirmou o acidente, informou que ele já está no hospital e deu mais detalhes sobre seu estado de saúde. “Zé Neto sofreu um acidente vindo do seu rancho em Fronteira/MG com destino a São José do Rio Preto. O cantor está consciente e foi levado para o hospital. Estamos aguardando a avaliação médica para darmos informações mais precisas.”, revelou o comunicado. O influenciador sertanejo Renato Sertanejeiro, amigo pessoal de Zé Neto e Cristiano, se pronunciou nas redes sociais e tranquilizou os fãs. “O Zé está bem, ele está consciente, de fato, ele sofreu esse acidente. Foi um capotamento quando ele estava voltando do ranch

ATENÇÃO SENHORES RESPONSÁVEIS‼️

ATENÇÃO SENHORES RESPONSÁVEIS‼️ A Prefeitura de Araruama, através da Secretaria Municipal de Educação estará convocando os novos alunos inscritos no sistema do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental para realização da matrícula no dia 02/02, sexta-feira, das 7h30 às 12h, e, do 6° ao 9° ano, das 14h às 17h, na sede da Seduc, localizada na Avenida Country Club dos Engenheiros, s/n, Clube dos Engenheiros. Por favor, tragam a cópia de toda a documentação necessária para a matrícula. Documentação (cópia): • certidão de nascimento • cartão de vacinação • Identidade do responsável • comprovante de residência (atual) • carteira do sus • Laudo médico (alunos com necessidades especiais) • declaração de escolaridade • Tipo sanguíneo •3 fotos 3x4

𝙋𝙧𝙤𝙜𝙧𝙖𝙢𝙖𝙘̧𝙖̃𝙤 𝙙𝙤 𝙍𝙞𝙤 𝙥𝙖𝙧𝙖 2024 𝙥𝙧𝙚𝙫𝙚̂ 𝙙𝙚 𝙛𝙚𝙨𝙩𝙞𝙫𝙖𝙞𝙨 𝙙𝙚 𝙢𝙪́𝙨𝙞𝙘𝙖 𝙖 𝙘𝙤𝙢𝙥𝙚𝙩𝙞𝙘̧𝙤̃𝙚𝙨 𝙚𝙨𝙥𝙤𝙧𝙩𝙞𝙫𝙖𝙨. 𝙑𝙚𝙟𝙖 𝙤𝙨 𝙙𝙚𝙨𝙩𝙖𝙦𝙪𝙚𝙨

𝙋𝙧𝙤𝙜𝙧𝙖𝙢𝙖𝙘̧𝙖̃𝙤 𝙙𝙤 𝙍𝙞𝙤 𝙥𝙖𝙧𝙖 2024 𝙥𝙧𝙚𝙫𝙚̂ 𝙙𝙚 𝙛𝙚𝙨𝙩𝙞𝙫𝙖𝙞𝙨 𝙙𝙚 𝙢𝙪́𝙨𝙞𝙘𝙖 𝙖 𝙘𝙤𝙢𝙥𝙚𝙩𝙞𝙘̧𝙤̃𝙚𝙨 𝙚𝙨𝙥𝙤𝙧𝙩𝙞𝙫𝙖𝙨. 𝙑𝙚𝙟𝙖 𝙤𝙨 𝙙𝙚𝙨𝙩𝙖𝙦𝙪𝙚𝙨 A agenda do Rio ao longo de 2024 promete. Das arquibancadas lotadas na Marquês de Sapucaí, até os festivais de música, as competições esportivas e os encontros corporativos, o calendário de eventos do estado deve mobilizar cariocas e fluminenses e atrair milhares de turistas brasileiros e estrangeiros. A agenda de 2024 já prevê mais de 52 eventos somente na capital, segundo dados da plataforma Visit.Rio, incluindo a grife Rock in Rio, que vai comemorar 40 anos. Em 2022, o festival trouxe 360 mil turistas ao Rio, dez mil deles de 31 países. Secretária municipal de Turismo da capital fluminense, Daniela Maia observa que a cidade “vive um momento espetacular” no turismo e tem se qualificado para receber os visitantes, com investimentos na hotelaria e em equipamentos culturais: — Quem vem para cá para o

Costureira Chique curso completo clique na imagem para saber mais.

Costureira Chique curso completo clique na imagem para saber mais.
clique na imagem para saber mais.

Faça seus próprios Móveis Planejados

Faça seus próprios Móveis Planejados
Clique na imagem para saber mais

EM DESTAQUE ( SAQUAREMA )

Dicas para o que Fazer na Cidade. Navegue aqui
Praias lindas você ver por aqui, www.saquaredes.blogspot.com
Horários dos ônibus (Clique aqui)
Capital do Surf Saquarema Rio de Janeiro.
Saquarema - Região dos lagos, Veja fotos e vídeos.

Saquarema -Rj