Procon-RJ fiscaliza cerca de 250 estabelecimentos em operação especial de Dia dos Pais

Procon-RJ fiscaliza cerca de 250 estabelecimentos em operação especial de Dia dos Pais

A fiscalização especial do Procon Estadual do Rio de Janeiro, na semana que antecede o Dia dos Pais, inspecionou cerca de 250 lojas e restaurantes das Zonas Norte, Sul e Oeste do Rio, além da Baixada Fluminense. A operação em estabelecimentos físicos, virtuais e restaurantes visava garantir que os direitos dos consumidores fossem preservados. Onze sites foram notificados por apresentarem irregularidades, como publicidade enganosa e ausência de informações obrigatórias para contato. Eles terão 48 horas para regularizarem os apontamentos feitos pelos agentes do Procon-RJ. 

Durante as inspeções, nas lojas físicas, as irregularidades encontradas com mais frequência foram a ausência de preços e de cartazes obrigatórios. No entanto, após a intervenção dos fiscais, os lojistas se adequaram imediatamente. Dos restaurantes fiscalizados, um estabelecimento foi multado por apresentar problemas estruturais e alimentos vencidos.

De acordo com pesquisa realizada pelo Clube dos Diretores Lojistas (CDLRio) e pelo Sindicato dos Lojistas do Estado do Rio de Janeiro (Sindilojas), o Dia dos Pais é uma das datas mais importantes do segundo semestre e é esperado um crescimento de 4% nas vendas, em relação ao mesmo período do ano anterior.

-  É uma data que movimenta a economia do Estado, e para que o consumidor possa realizar as compras de maneira segura e aproveitar a data sem aborrecimentos, o Procon RJ, além de orientar, vem realizando ações preventivas, dando a oportunidade do fornecedor se adequar e comercializar seus produtos e serviços, dentro do que rege a lei consumerista – explica Coelho. 

Evite aborrecimentos

Para informar e orientar os consumidores, o Procon-RJ enumerou algumas dicas importantes, que podem evitar aborrecimentos nesta data de grande movimento para o comércio fluminense.


Comentários