Estes são os motivos de sua imunidade estar tão baixa

ESPAÇO DA SAÚDE ARARUAMA NEWS RJ 

Estes são os motivos de sua imunidade estar tão baixa

O sistema imunológico é a linha de defesa do corpo contra uma infinidade de ameaças, desde simples resfriados até doenças mais graves,Indigestão, fadiga crônica, infecções constantes, feridas que cicatrizam lentamente… Se esses problemas lhe soam familiares, é possível que seu sistema imunológico não esteja funcionando bem. A imunidade desempenha um papel fundamental na proteção do nosso corpo contra infecções e doenças. No entanto, quando – por um motivo ou outro – ela está baixa, a pessoa fica mais suscetível a enfermidades.

Por que meu sistema imunológico está fraco?
O sistema imunológico é composto por vários órgãos e tecidos encarregados de detectar e neutralizar substâncias que podem prejudicar nosso corpo. Um de seus principais atores são os glóbulos brancos, que circulam constantemente em nossa corrente sanguínea e procuram invasores perigosos para nos proteger de seus efeitos nocivos.

Normalmente, glóbulos os brancos são capazes de proteger o organismo sem problemas. No entanto, existem certas doenças que podem afetar sua eficiência. Entre eles estão condições crônicas, como diabetes ou câncer, doenças autoimunes como artrite reumatoide e doenças infecciosas como HIV.Enquanto algumas pessoas já nascem com o sistema imunológico debilitado, outras adquirem a chamada imunodeficiência devido a doenças ou mesmo medicamentos que são obrigados a tomar. Entre eles estão medicamentos quimioterápicos e corticosteroides, que são prescritos para pacientes com inflamações.

Existem várias causas de sistema imunológico fraco. Veja abaixo alguns deles:

Má alimentação
Uma dieta pobre em nutrientes essenciais pode comprometer a capacidade do corpo de combater infecções. A deficiência de vitaminas, minerais e antioxidantes essenciais, como vitamina C, vitamina D e zinco, pode prejudicar a produção de células de defesa do corpo, enfraquecendo assim a imunidade. Por outro lado, uma dieta balanceada, incluindo muitas frutas, vegetais e nozes, é capaz de manter a imunidade sob controle.

Falta de exercício
A atividade física regular não apenas mantém o corpo em forma, mas também impulsiona o sistema imunológico. A falta de exercício pode levar a um metabolismo mais lento e à redução da circulação sanguínea, o que afeta a distribuição eficaz das células imunológicas.

Estresse crônico
O estresse crônico é um dos principais vilões quando se trata de imunidade baixa. A exposição constante a situações estressantes libera hormônios que podem enfraquecer a resposta imunológica. A falta de mecanismos eficazes de gerenciamento do estresse pode resultar em um sistema imunológico debilitado.

Sono insuficiente
O sono é crucial para a recuperação do corpo e a regulação do sistema imunológico. A falta de sono adequado pode diminuir a produção de citocinas, substâncias que combatem infecções. Isso torna o corpo menos capaz de lidar com agentes patogênicos.

Exposição a Patógenos
A exposição constante a patógenos devido a ambientes insalubres ou contato próximo com pessoas doentes pode sobrecarregar o sistema imunológico. Isso pode esgotar os recursos de defesa do corpo, deixando-o mais suscetível a infecções.

Condições médicas crônicas
Doenças crônicas, como diabetes, doenças autoimunes e HIV, podem comprometer a capacidade do sistema imunológico de funcionar adequadamente. O corpo fica ocupado combatendo essas condições, deixando-o menos eficaz na luta contra outros agentes invasores.


Comentários