Tartarugas marinhas presas em rede são salvas em praia de Niterói Voluntários conseguiram resgatar os 12 animais sem ferimentos
Tartarugas marinhas presas em rede são salvas em praia de Niterói
Voluntários conseguiram resgatar os 12 animais sem ferimentos
Doze tartarugas marinhas foram salvas por um mutirão de voluntários na Praia de Charitas, Zona Sul de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, após ficarem presas em uma rede de pesca, na manhã desta segunda-feira (31).
A rede, que tinha cerca de 600 metros, teria sido lançada por pescadores no domingo (30) e pegava uma parte da Enseada de São Francisco. Os animais marinhos foram resgatados por volta das 7h30 do dia seguinte, enroladas entre os fios.
Em entrevista ao site "G1", o instrutor de remo Pierre Calazans, que estava no local, contou que diversas pessoas que passavam pela praia ajudaram no regaste. Ainda segundo ele, esta não é a primeira vez que isso acontece.
"Não tinha tantas tartarugas como hoje (segunda). Nós começamos às 7h30 e acabamos às 10h20", contou.
Já Suzana Guimarães, coordenadora do Projeto Aruanã, explicou que a pesca artesanal ajuda na sobrevivência das famílias de pescadores, mas que a pesca deve ser feita com orientação para evitar acidentes como este.
"A gente precisa entender como a gente consegue transformar essa pesca numa atividade que seja positiva para todos os lados", explicou.
Após o salvamento, a Guarda Municipal apreendeu e destruiu a rede. Felizmente, as 12 tartarugas foram resgatadas sem ferimentos e com vida.
Comentários