Médicos retiram maior e mais pesada pedra no rim do mundo

Médicos retiram maior e mais pesada pedra no rim do mundo
Cálculo renal de 13,37 cm e 801 gramas entrou para o Guinness

Médicos do Exército do Sri Lanka anunciaram nesta quarta-feira (14) que realizaram a remoção da maior e mais pesada pedra no rim do mundo todo. O sargento aposentado, Canistus Coonge, de 62 anos, foi o paciente que passou pela cirurgia para retirar a pedra no dia 1º de junho. 

Pesando cerca de 801 gramas, o que seria cinco vezes o peso de um rim masculino, de acordo com o Exército, e com 13,37 centímetros, passando o comprimento médio de um rim, que é de 10 a 12 cm, a pedra entrou para o Guinness Book, o livro dos recordes.A remoção da maior e mais pesada pedra renal do mundo por meio de uma grande cirurgia ocorreu em 1º de junho no Hospital do Exército de Colombo", disseram os militares em um comunicado.

O sargento relatou para à TV local que já sentia dores abdominais desde 2020 e que a medicação oral que ele usava não estava ajudando. "Disseram-me para passar por uma cirurgia depois de um exame recente. Hoje me sinto normal", disse o militar.Segundo Guinness, até o momento, a maior pedra tinha 13 centímetros e foi localizada na Índia, em 2004, já a pedra mais pesada, possuía 620 gramas, encontrada no Paquistão, em 2008.

"O mais importante para nós é que o rim esteja funcionando normalmente, apesar desta pedra ", informou o médico cirurgião do exército K. Sutharshan.


Comentários