📌SAQUAREMA, 182 ANOS DE EMANCIPAÇÃO
A ocupação do território de Saquarema tem início na pré-história, escavações realizadas no Sambaqui da Beirada em Barra Nova datam as primeiras ocupações em 4. 520 anos a.p. Saquarema também foi berço de povos indígenas como os Tupi-Guarani e Tamoios.
.
Os primeiros sinais de colonização do território que hoje compreende o Município de Saquarema, aconteceu na virada do século XVI para o XVII com a doação das primeiras sesmarias de Ipitangas e Manitiba, aos religiosos da Ordem do Carmo.
.
O Povoado de Socó-rema só ganhou os moldes que hoje conhecemos a partir de 1630, quando foi encontrada a imagem de Nossa Senhora de Nazareth. Por Alvará de 12 de janeiro de 1755, foi criada a Paróquia e Freguesia de Nossa Senhora de Nazareth de Saquarema, pertencente à Vila de Nossa Senhora da Assunção do Cabo Frio.
.
Durante a primeira metade do século XIX, Saquarema passou por um grande processo de desenvolvimento socioeconômico, gerados pelo plantio de cana-de-açúcar e seus produtos manufaturados, como o açúcar mascavo, a cachaça e o melaço produzidos nos engenhos.
.
Tal progresso e o trabalho dos Chefes Políticos locais, principalmente o Tenente Coronel José Pereira dos Santos (Futuro Barão de Saquarema, recebeu o título em 22 de junho de 1867), levaram a Assembleia Legislativa da Província do Rio de Janeiro um projeto para a criação da Vila de Nossa Senhora de Nazareth de Saquarema, tendo seu território desmembrado de Cabo Frio.
.
📌Leia o artigo na íntegra, clicando no link https://www.saquaremaonline.net/single-post/saquarema-182-anos-de-emancipa%C3%A7%C3%A3o
.
📲Siga @rjsaquarema em todas as redes sociais.
.
🗒Artigo do nosso colunista Caio Silva
....................................................................
🗒 Siga o Instagram do nosso Colunista: @historiasdesaquarema
📷Foto: Revista O Carioca, ano de 1944.
Comentários