Largo São Benedito recebe terceira edição da Oficina de Zeladoria de Patrimônio Cultural, em Cabo Frio

Largo São Benedito recebe terceira edição da Oficina de Zeladoria de Patrimônio Cultural, em Cabo Frio

Encontro no próximo sábado (20), às 9h, vai abordar temática “Madeira e o Patrimônio Cultural: reflexões, morte e sobrevida"

Pesquisadores, estudantes e interessados em patrimônio cultural de forma geral terão mais uma oportunidade de aprofundar os conhecimentos no tema, durante a terceira edição da Oficina de Zeladoria, que será promovida neste sábado (20), pela Prefeitura de Cabo Frio, por meio do Instituto Municipal de Patrimônio Cultural (Imupac), em parceria com o Estúdio Sarasá. A oficina será realizada de forma gratuita, a partir das 9h, no Largo São Benedito, na Passagem. Para participar, não é preciso se inscrever, bastando comparecer ao local na hora marcada.

A temática do encontro será “Madeira e o Patrimônio Cultural: reflexões, morte e sobrevida". Os participantes vão aprender sobre tipos, qualidades e composições de madeira; o uso da madeira no mundo cultural; o madeiramento na construção do patrimônio cultural a partir dos saberes e fazeres; elementos construtivos e artísticos em madeira; conservação a partir do olhar e do toque; degradação da madeira; ferramentas, equipamentos e o humano na preservação; entre outros aspectos.

A oficina será ministrada pelo diretor do Estúdio Sarasá, Antônio Luís Ramos Sarasá Martin. A empresa especializada em conservação e restauração do Patrimônio Histórico Cultural é a responsável pela restauração e pelas obras emergenciais na Casa de Cultura José de Dome, o Charitas, e também pelo restauro do Palácio das Águias.

Nas edições anteriores da Oficina de Zeladoria de Patrimônio Cultural, realizadas em setembro do ano passado e no último mês de fevereiro, os participantes puderam conhecer questões patrimoniais relativas a pontos históricos de Cabo Frio, como o Forte São Matheus e o Charitas.


Comentários