GUARDA AMBIENTAL DE SAQUAREMA RESGATA SERPENTE NO QUINTAL DE UMA CASA EM BARRA NOVAo

GUARDA AMBIENTAL DE SAQUAREMA RESGATA SERPENTE NO QUINTAL DE UMA CASA EM BARRA NOVA

Nesta sexta-feira, 10, os agentes da Guarda Ambiental de Saquarema foram acionados para realizar o resgate de uma cobra que estava dentro do quintal de um morador do bairro Barra Nova. O animal, uma fêmea adulta medindo 1,5 metros, foi identificado como sendo da espécie Philodryas patagoniensis, que é uma serpente de dentição opistóglifa (quando as presas inoculadoras de veneno se encontram na parte posterior da mandíbula), com peçonha mas sem importância médica. Porém, após contato com funcionários do instituto Vital Brazil, houve interesse da parte deles no acolhimento do espécime para realização de futuras pesquisas.

Apesar da espécie ser considerada sem importância médica, houve relatos de acidentes com o veneno, porém não há muitos estudos sobre o assunto. O veneno da Philodryas patagoniensis ocasiona lesões locais importantes e similares as que ocorrem nos acidentes botrópicos, aqueles causados por jararacas e jararacuçus, por exemplo, e muitas vezes os pacientes são tratados com soro antibotrópico.

A Guarda Ambiental de Saquarema alerta à população sobre a importância de não manipular animais silvestres. Em caso de avistar espécimes em situação de risco, a orientação é entrar em contato através do telefone 22-99279-0540 ou do e-mail guardaambiental@saquarema.rj.gov.br e solicitar o resgate. No caso de cobras, as instruções são manter o afastamento, isolar a área e acionar a Guarda.

Com informações, SECOM - PMS.
Fotos: SECOM - PMS.

Com Saquarema da Informação 







Comentários