Tarifas das linhas intermunicipais podem ter reajuste na Região dos Lagos

Tarifas das linhas intermunicipais podem ter reajuste na Região dos Lagos

Documento do DETRO considera o uso do ar-condicionado. Grupo Salineira nega reajuste para este sábado (18)




Tarifas das linhas intermunicipais podem ter reajuste na Região dos LagosSabrina Sá (RC24h)

Renata Cristianerenata.oliveira@odia.com.br

Na manhã desta quarta-feira (15), passou a circular um documento apontando um possível aumento nas tarifas das linhas intermunicipais de ônibus da Auto Viação Salineira e Montes Brancos, que operam na Região dos Lagos.

De acordo com a informação, o reajuste teria sido determinado pelo DETRO-RJ, na portaria de número 1697, do dia 9 de janeiro. A decisão leva em consideração, que o último aumento aconteceu há mais de um ano. Caso aconteça, a passagem passaria a R$ 6,75 a partir do próximo sábado (18), primeiro dia de Carnaval. Isso significa um aumento de quase 12%.

Todavia, o DETRO considera também, as linhas, serviços e seções do Sistema de Transporte Rodoviário Coletivo Intermunicipal de Passageiros no Estado do Rio de Janeiro, que utilizam veículos equipados com ar-condicionado, levando em conta a Portaria DETRO/PRES. n° 1699, de 09 de fevereiro de 2023, que tornou obrigatório o funcionamento do equipamento de ar-condicionado nos veículos utilizados nas operações do transporte de passageiros, independentemente da característica da linha.

Ou seja, o aumento é valido somente para as linhas, serviços e seções operadas com veículos equipados com ar-condicionado.

Tendo em consideração a realidade do serviço prestado pelo Grupo Salineira na região, o possível reajuste assusta os usuários do transporte coletivo. A nova tarifa contribui ainda mais com reclamações sobre a empresa, que tem sido alvo recorrente da indignação dos passageiros devido à diversos problemas, e entre os mais comentados, está a ausência de ar-condicionado nos coletivos.

“Poxa tá um calor! A gente sai para trabalhar e os ônibus lotados. A passagem tá cara e o ar-condicionado, que antes da pandemia era ligado, agora não ligam mais! Isso é um absurdo, o próprio motorista de um ônibus falou que esse preço da passagem já é contando com o ar-condicionado ligado, cadê? Agora eles ainda querem aumentar? Sem condições”, disse Dayane Oliveira, que utiliza diariamente a linha Santo Antônio x Maria Joaquina.

O Dia entrou em contato com a Salineira, que ainda não emitiu nenhum aviso de reajuste ou nota oficial, mas deu a informação de que “o poder concedente está alinhando isso junto à empresa”.

A informação apontou também, que não há previsão para implementação de um reajuste de tarifa para esse sábado (18). “Havendo um reajuste de tarifa, a empresa comunicará previamente”.

Com informações do jornal Odia

Comentários