O amor e os relacionamentos na adolescência: considerações psicanalíticas 

O amor nos tempos da adolescência

A adolescência é uma das fases de maior intensidade para o ser humano, principalmente devido a todas as transformações que ocorrem no corpo humano nesse momento. São inúmeras mudanças: hormonais, comportamentais, dentre outras.


Exatamente no meio de toda essa montanha russa emocional costumam acontecer os primeiros relacionamentos amorosos. Às vezes por meio de toda identificação de sentimentos que podem acontecer entre os jovens, outros como forma de tentativa de fuga de toda confusão interna.


Consoante os psicanalistas, esta é a fase na qual o indivíduo define a formação de sua identidade. Visto isso, o amor adolescente é uma tentativa de chegar a uma definição de personalidade, vivenciando e internalizando regras de gênero. 


Por isso, é um momento muito delicado, e de descoberta, tanto frente à busca de sua maturidade, quanto em relação aos desafios da vida a dois, assim como para a definição de sua identidade sexual. Ademais, pode-se considerar a importância dos relacionamentos para a própria integração ao meio social.


Nesse aspecto é preciso ser cauteloso. Atualmente, a internet atingiu uma gama muito vasta de informações e possibilidades. Porém, isso pode tratar-se de algo muito positivo, ou negativo. Recentemente, foi muito popularizado a cultura dos sugar daddy privacy, por exemplo. 


Esse movimento acabou sendo muito favorecido pelas redes sociais, que favoreceram para maiores visualizações. Entretanto, é esse cuidado que precisa ser redobrado na fase da adolescência. 


A intensidade de muitos sentimentos estão constantemente presentes nesse momento, no entanto é preciso saber contornar algumas situações. Existe idade para tudo, e cabe nesse momento, aos pais, delimitarem muito bem os limites de cada faixa etária enquanto menor de idade. 


Por isso, como pais, tentam conduzir da melhor forma essa fase de perdas e rupturas que vêm acompanhada dos lutos da infância. É sobre o olhar do outro que o adolescente tende a se moldar, então que esse seja gentil e esteja atento. 






Comentários