Nova Lei de Trânsito nº 14.071, de 2020 🟡 🎗MULTA PARA O CONDUTOR QUE PARAR O VEÍCULO EM CICLOVIA OU CICLOFAIXA🎗

🟡 Nova Lei de Trânsito nº 14.071, de 2020 🟡

🎗MULTA PARA O CONDUTOR QUE PARAR O VEÍCULO EM CICLOVIA OU CICLOFAIXA🎗

A secretaria de Mobilidade Urbana informa sobre as mudanças na nova lei de trânsito. O artigo 182 do CTB foi alterado para acrescentar pena de multa também para quem parar o veículo em ciclovias e ciclofaixas. Atualmente, apenas quem transita ou estaciona em ciclovias ou ciclofaixas é punido.

A infração será considerada grave, com multa de R$ 195,23.

Diferença entre CICLOVIA e CICLOFAIXA:

Os espaços sinalizados utilizados pelos ciclistas têm denominação distinta, conforme definido pelo CTB e possuem algumas diferenças.

✅ CICLOVIA 

Espaço totalmente segregado, de circulação exclusiva de ciclistas. É separada fisicamente do tráfego dos demais veículos. Quanto ao sentido de tráfego, a ciclovia pode ser unidirecional (quando apresenta sentido único de circulação) ou bidirecional (sentido duplo de circulação).

✅ CICLOFAIXA

Espaço delimitado na própria pista (junto com os demais veículos), calçada ou canteiro, exclusiva aos ciclistas. Pode ser implantada no mesmo nível da pista de rolamento (ou da calçada ou do canteiro). Da mesma forma que a ciclovia, a ciclofaixa pode ser uni ou bidirecional.

Fique por dentro das mudanças no Novo Código de Trânsito Brasileiro.

Baixe nosso e-book "Novo Código de Trânsito Brasileiro" através do link, abaixo:
#mobilidadeurbana #prefeiturademacaé #códigodetrânsitobrasileiro #educacaoparaotransito #mobilidadehumana #maioamarelomacae


Comentários