LAGOA EM SAQUAREMA TEM ÁGUAS MAIS SALGADA DO RIO DE JANEIRO E É COMPARADA AO MAR MORTO

LAGOA EM SAQUAREMA TEM ÁGUAS MAIS SALGADA DO RIO DE JANEIRO E É COMPARADA AO MAR MORTO

Localizada em Saquarema, no bairro de Vilatur, a Lagoa Vermelha tem as águas mais salgadas do estado do Rio de Janeiro. Devido à água hipersalina, é comparada ao Mar Morto, onde quem mergulha não afunda. A presença de hidrogênio sulfuroso é excelente para banhos medicinais.

No local, a vegetação é de restinga e há belíssimas bromélias colorindo a orla, além de muitos moinhos de vento. Ao lado da Lagoa funciona uma antiga e tradicional salina.

Seu nome deriva da formação algas de aparência avermelhada. A lagoa encontra-se duplamente segmentada por marnéis (concentradores de sal) realizados pelas salinas que dela se utilizam.

Liga-se à lagoa de Araruama através de uma vala por dentro das salinas. Núcleos residenciais próximos às margens são observados apenas nos extremos Oeste e Leste. A margem sul é bem conservada.

O percurso é feito por uma trilha de aproximadamente 40 minutos de caminhada pela vegetação preservada de restinga protegida pelo Parque Estadual da Costa do Sol.

O local abriga espécies endêmicas e ameaçadas de extinção, como o Formigueiro-do-litoral, a Borboleta-da-praia, a Bromélia-gravatá, o Sabiá-da-praia, entre outros, caracterizando um ambiente sensível e que merece cuidados.

A Lagoa Vermelha é Patrimônio Natural, Geológico e Científico do município de Saquarema. A visitação deve ser feita com guias ambientais devidamente habilitados e credenciados pelo Parque, garantindo o mínimo de impacto ao local, a multiplicação de importantes informações e a conservação da biodiversidade para as presentes e futuras gerações.

Com informações, Náutica.
Foto: Divulgação


Comentários