Cabo Frio, RJ, retoma calendário de vacinação contra a Covid-19 nesta terça-feira 😷🩺💉

Cabo Frio, RJ, retoma calendário de vacinação contra a Covid-19 nesta terça-feira 😷🩺💉

Ao longo da semana, serão vacinadas pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos com comorbidades.

Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, retomará o calendário de vacinação contra a Covid-19 na terça-feira (18).

Ao longo da semana, serão vacinadas pessoas de 55 a 59 anos com comorbidades. Neste sábado (15), um mutirão foi com a aplicação da 2ª dose da CoronaVac por conta da alta demanda gerada pelo atraso na entrega pelo Governo Federal.

Segundo a Prefeitura, como ocorre com os demais grupos, a ampliação da imunização ocorrerá de forma escalonada devido ao envio de vacinas pelo Governo do Estado, que permanece de forma gradativa. O município informou, ainda, que aguarda o envio para dar prosseguimento à imunização de novas faixas etárias.

As pessoas com comorbidades de 55 anos serão vacinadas na terça-feira das 9h às 16h nas unidades de saúde específicas para Covid-19 e, das 10h às 16h, nos polos do sistema drive-thru (veja a lista de pontos de vacinação no fim desta reportagem).

Na quarta (19), quinta (20) e sexta-feira (21), será feita a repescagem das pessoas com comorbidades da faixa etária de 55 a 59 anos, que não tenham comparecido anteriormente para serem imunizadas com a primeira dose, também nos polos e no sistema drive-thru.

Lista de comorbidades
A Prefeitura informou, em nota, que as comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde para prioridade na vacinação são: doenças cardiovasculares, incluindo insuficiência cardíaca, hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndrome coronariana, valvopatia, miocardiopatia e pericardiopatia.

Além de doença da aorta, doença dos grandes vasos e fístulas asteriovenosas, arritmia cardíaca, cardiopatias congênitas, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; diabetes, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial estágio 3, hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida, cirrose hepática e HIV.

Vacinação de pessoas com deficiência e doença renal crônica
Nessa fase, também estão incluídas pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise), independente da idade (18 a 59 anos) para aplicação da primeira dose da vacina. A imunização do grupo será de terça (18) a sexta-feira (21), das 9h às 16h, nas unidades de saúde específicas para Covid-19 e, das 10h às 16h, no sistema Drive-thru.

A fase contempla também os deficientes permanentes cadastrados no BPC que também serão vacinados de forma escalonada. Na quarta (19) e na sexta-feira (21) serão vacinados deficientes auditivos e físicos.

A imunização também será das 9h às 16h, na Escola Municipal Renato Azevedo, no bairro Parque Central, e no Centro Educacional Marli Capp, em Tamoios, e das 10h às 16h, no Drive-thru.

Documentação
Todos os públicos devem comprovar a condição de saúde por meio de documentação. No ato da vacinação, o cidadão precisa levar a cópia de atestados, laudos, prescrições, relatórios médicos e/ou exames complementares.

De acordo com a Prefeitura, os deficientes permanentes devem levar o laudo com o Cadastro Internacional da Doença (CID). Além do documento oficial com foto, CPF ou Cartão Nacional do SUS e comprovante de residência.

Vacinação de profissionais da área da saúde
Os profissionais de saúde, previamente agendados, serão vacinados no PAM de São Cristóvão e no PAM de Santo Antônio, na terça (18) e quinta-feira (21), das 9h às 15h, primeira e segunda dose da vacina AstraZeneca. Quem estava agendado para datas anteriores mas perdeu o prazo, também deve comparecer para se vacinar. É obrigatório apresentar o comprovante de vínculo profissional ativo.

Caso a data marcada no cartão de vacinação seja em um fim de semana, feriado, o profissional de saúde deve comparecer no PAM na semana seguinte à data agendada.

Quem já enviou e-mail para vacinacao@cabofrio.rj.gov.br deve aguardar o contato da Secretaria de Saúde por telefone ou via endereço eletrônico. Quem ainda não se cadastrou, deve enviar nome completo, declaração que comprove vínculo empregatício ativo, data de nascimento, telefones de contato, CPF, local de trabalho, profissão e cargo.

Confira os postos de vacinação:
Drive-thru

10h às 16h – Apenas 1ª dose

Centro Municipal de Reabilitação – Avenida Henrique Terra, 706, esquina com a Av. Quatro Estações – Novo Portinho
PAM de Santo Antônio – Avenida Beira Mar, s/n
Postos de vacinação

9h a 16h - Primeira e segunda doses

1º Distrito:

ESF Jardim Náutilus – Rua: Guiana s/n
ESF Guarani – Rua Duarte da Costa, nº 37
ESF Jardim Caiçara – Rua Inglaterra nº 478
ESF Praia do Siqueira/Palmeiras – Travessa Amapá s/nº
ESF Vila Nova – Rua José Paes de Abreu n° 510
ESF Jacaré – Rua Samuel Bessa s/nº
ESF Peró – Rua Olivia Lopes s/nº
ESF Monte Alegre – Rua Drº Cardoso da Fonseca s/nº
ESF Vila do Ar – Rua Ernesto de Melo n°1393
ESF Jardim Peró – Rua Paraná n° 51
ESF Tangará – Rua Castro Alves s/nº
2º Distrito

PAM de Santo Antônio – Avenida Beira Mar, s/n
ESF Maria Joaquina – Rua da Harmonia s/nº
ESF São Jacinto – Estrada de São Jacinto s/n°
ESF Nova Califórnia – Rua das Pacas Qd B Lt38
ESF Botafogo- estrada de Botafogo S/N
ESF Angelim – vacinação em domicílio
ESF Araçá – vacinação em domicílio
Deficiente auditivo e físico cadastrados no BPC de 18 a 59 anos

1ª dose

Escola Municipal Renato Azevedo – R. Líbano, 16– Parque Central, Cabo Frio
Centro Educacional Professora Marli Capp – Rua E, Quadra 15, 20 – Unamar

Por Paulo Henrique Cardoso, G1


Comentários