Reginaldo Nogueira Dutra é um piscicultor de Tamoios, distrito de Cabo Frio, e há anos cria tilápias na propriedade dele, na Rua das Pacas.



Reginaldo Nogueira Dutra é um piscicultor de Tamoios, distrito de Cabo Frio, e há anos cria tilápias na propriedade dele, na Rua das Pacas.

 Maria das Graças da Silva Coelho,
 também conhecida como Dona Graça, é agricultora e trabalha com hidroponia, que é a técnica de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta.

O sítio dela fica na região do Chavão, e lá são cultivadas hortaliças e suculentas. Como forma de promover a troca de experiência entre os dois, a Prefeitura de Cabo Frio realizou, na última semana, um encontro de agricultores da cidade.

Segundo a secretária de Agricultura e Pesca, Luciene Lima, o trabalho dos dois produtores rurais é acompanhado de perto. Ela conta que há alguns meses, dona Graça começou a desenvolver a técnica da aquaponia, que faz a água circular de um sistema de criação de pescado para um sistema de cultivo de vegetais, reduzindo a demanda por água nova.

"Dona Graça tinha dúvidas sobre essa técnica, e Reginaldo a ajudou com dicas e informações sobre pisicultura. Por isso é tão importante fazer essa interlocução entre os agricultores. A troca de experiência faz todo mundo crescer, e nós, enquanto poder público, temos que promover e incentivar isso", disse Luciene.

O encontro aconteceu na propriedade da Dona Graça e contou também com a presença do superintendente de Projetos Agropecuários, Pedro Paulo Almeida e do agricultor Alexandre Soares de Sousa, que cultiva citrus - laranja, limão e tangerina - na região do Araçá.





Comentários