Funcionários da Caixa começam greve em todo país nesta terça-feira

Funcionários da Caixa começam greve em todo país nesta terça-feira

Os funcionários da Caixa Econômica Federal decretaram estado de greve e paralisam suas atividades por 24 horas nesta terça-feira (27) em todo o país. A interrupção das atividades teve início à meia-noite e deve seguir até as 23h59. Em Juiz de Fora, o Sindicato dos Bancários da Zona da Mata e Sul de Minas (Sintraf-JF) publicou o aviso de greve nesta segunda-feira (26). De acordo com a categoria, na base local, 92,13% dos votantes foram favoráveis às deliberações da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT (Contraf-CUT), em assembleia realizada na semana passada. Por uma decisão liminar, de acordo com o sindicato em Juiz de Fora, as agências operam com 60% do quadro de funcionários no município.

Os trabalhadores da Caixa Econômica Federal protestam contra a privatização do banco, considerado o único que é 100% público no país. De acordo com a vice-presidente do Sintraf-JF, Lívia Terra, a manifestação em defesa da manutenção da Caixa como empresa pública ocorre por conta da venda de subsidiárias de estatais, permitida pelo Supremo Tribunal Federal. “Você vai privatizando pedaços até que não sobre nada e não tenha mais um porquê de a empresa existir. Essa defesa não é só uma defesa corporativa, é uma defesa do patrimônio de todos os brasileiros. A importância da Caixa e do papel público dela – mais do que em outros anos, no momento de aperto que é esse período que estamos vivendo – ficou claramente demonstrada”, aponta Lívia.

Ainda segundo a categoria, o movimento inclui também pautas trabalhistas e questões sanitárias, como o pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) Social e de medidas de proteções contra a Covid-19, como prioridade na vacinação dos empregados que atuam com o pagamento do auxílio emergencial e na orientação da população.


Comentários