A CPI da Covid no Senado Federal já terá os seus primeiros depoimentos na próxima semana.

A CPI da Covid no Senado Federal já terá os seus primeiros depoimentos na próxima semana. 

A prioridade é ouvir os ex-ministros da Saúde, o atual gestor e autoridades responsáveis pela gestão da pandemia em nível federal. Mas o senador cearense Luís Eduardo Girão (Podemos), que é um dos quatro governistas na CPI, tenta desviar do Palácio do Planalto o foco das investigações. Resolveu propor a convocação do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e do atual secretário de Saúde do Estado, Dr.Cabeto. O convite, no entanto, precisa de aprovação dos membros da CPI. Os governistas têm quatro integrantes na comissão, enquanto oposição e senadores independentes estão com sete votos.
Roberto Cláudio tratou de responder à provocação de Eduardo Girão, que se diz descolado dos interesses do presidente Jair Bolsonaro, mas tem se mostrado como um dos maiores defensores do Governo Federal na CPI.
“Não houve qualquer mobilização política por parte do senador Girão em apoio às medidas locais de isolamento social, à aquisição de insumos médicos ou ao trabalho de assistência aos nossos doentes fortalezenses, nem mesmo para viabilizar vacinas ao Ceará”, afirmou Roberto Cláudio.
O ex-prefeito da Capital ainda criticou a postura de Eduardo Girão de submissão e apoio à política de destruição de políticas sociais do Governo Bolsonaro, ao contrário do que tem buscado os também senadores cearenses Tasso Jereissati (PSDB) e Cid Gomes (PDT). “Concretamente não mexeu uma palha, como dizemos na nossa terra. Agora, aparece como bajulador do Governo Bolsonaro, tentando obstruir de todo jeito a investigação sobre as ações e omissões do Governo Federal, protegendo os absurdos erros cometidos, o que tem custado a vida de mais de 400 mil brasileiros”, reforçou Roberto Cláudio.
Vale lembrar que o senador Eduardo Girão se apresenta como uma opção da oposição para concorrer ao Governo do Ceará em 2022, enquanto o ex-prefeito Roberto Cláudio é cotado para concorrer pelo grupo dos irmãos Cid e Ciro Gomes.

#robertoclaudio #eduardogirao #ceara #cpidacovid #fortaleza #pandemia #saude #jornalismo #noticias #covid19


Comentários