Calendário Único de Vacinação no RJ é publicado em decreto; veja datas Forças de segurança, trabalhadores de saúde e profissionais de educação serão considerados prioridades.
Calendário Único de Vacinação no RJ é publicado em decreto; veja datas
Forças de segurança, trabalhadores de saúde e profissionais de educação serão considerados prioridades.
O governador em exercício do Rio, Cláudio Castro (PSC), publicou em edição extraordinária do Diário Oficial desta terça-feira (30), um decreto que cria o Calendário Único de Vacinação no estado.
Segundo o colunista Edimilson Ávila, a vacinação unificada começa no dia 17 — com todos os municípios vacinando pessoas com 65 anos de idade. No dia 18, seriam idosos de 64 anos e assim sucessivamente.
Até lá, os idosos devem continuar sendo vacinados nos municípios conforme a regra de cada cidade.
Além disso, o decreto estabelece o início da vacinação para agentes das forças de segurança, trabalhadores da Saúde que ainda não foram vacinados e profissionais da educação.
O decreto apresentado pelo governo do Estado exibe a programação entre 30 de março e 17 de abril. A atualização vai ocorrer de 15 em 15 dias, a depender de quantas doses forem disponibilizadas pelo Ministério da Saúde.
Saúde
Os trabalhadores da Saúde que ainda não foram vacinados deverão ser imunizados entre 30 de março e 10 de abril. O decreto não explica o critério para a vacinação do grupo.
Educação
A vacinação dos profissionais da Educação está prevista para começar na segunda quinzena do mês de abril. A data não foi divulgada pelo governo do estado.
Idosos
Até o dia 17 de abril, idosos devem continuar sendo vacinados normalmente. A intenção é que, a partir desse dia, todos os municípios vacinem idosos com 65 anos. No dia 18, os de 64 anos; no dia 19, os de 63 anos; e assim sucessivamente.
Segurança
Os trabalhadores da Segurança devem começar a ser vacinados em 12 de abril. O prazo para a conclusão da vacinação da categoria não foi publicado. O decreto não determina quais são as categorias das forças de segurança. Em entrevista mais cedo, Castro citou as seguintes:
policiais militares
policiais civis
agentes do Degase
guardas municipais
policiais federais
policiais rodoviários federais
bombeiros
agentes da Defesa Civil
oficiais de justiça
Comentários