ARARUAMA APRESENTA A MENOR TAXA DE MORTES POR COVID-19, ENTRE AS TRÊS MAIORES POPULAÇÕES DA REGIÃO DOS LAGOS
ARARUAMA APRESENTA A MENOR TAXA DE MORTES POR COVID-19, ENTRE AS TRÊS MAIORES POPULAÇÕES DA REGIÃO DOS LAGOS
Por: jornal da cidade
Num levantamento feito, até o dia 10 deste mês, nos 7 municípios que compõem a Região dos Lagos, pode-se observar que Araruama, entre as três mais populosas cidades, é a que tem uma menor taxa de letalidade pela Covid-19. Araruama, com uma população em torno de 140 mil habitantes, apresenta 7137 casos confirmados da doença, com 190 óbitos, ou seja, 1 óbito para cada 38 casos da doença. O município que apresenta a maior taxa de mortes é o de Saquarema, com 2498 casos confirmados e 139 óbitos, ou seja, 1 óbito a cada 18 casos. Saquarema tem uma população estimada de 100 mil habitantes. Logo em seguida vem Cabo Frio, com 230 mil moradores, onde apresenta 7.668 casos confirmados e 364 óbitos, sendo uma morte para cada 21 infectados.
Os números mostram que o tratamento desenvolvido em Araruama tem tido melhor eficácia entre os três, com a taxa de letalidade menor, conforme consta dos sites de cada prefeitura citada. As ações de governo, contra a doença, tomadas desde o início da pandemia, pela administração municipal, tem contribuído para o controle dos casos. Houve um aumento devido as festas de final de ano e do Carnaval, apesar de todo trabalho de conscientização feito no município, mas, ainda assim, os números são bem melhores que as outras cidades citadas.
TAXA DE OCUPAÇÃO DE LEITOS COVID-19
A taxa de ocupação dos leitos de Covid-19, na rede de saúde de Araruama, está em torno de 35%, conforme consta do site da prefeitura municipal.
PRIMEIRO HOSPITAL DE CAMPANHA DA REGIÃO
Araruama foi a primeira cidade da Região dos Lagos a entregar a população, um hospital de campanha do município, logo nos primeiros dias da pandemia, que funciona plenamente, até hoje. Desenvolveu ações pioneiras como a vacinação no modelo Drive Thru para idosos, Saúde Delivery ( onde um telefone foi disponibilizado a população, para que pessoas com sintomas da doença pudessem receber atendimento, sem precisar sair de casa, com uma equipe indo até a residência, inclusive com ambulância, fazendo os procedimentos necessários ou conduzindo o paciente a unidade de Covid). Montou estratégia para aplicação rápida das doses das vacinas que vem recebendo, inclusive vacinando em casa, os idosos acamadas, acima de 80 anos, entre outras importantes ações.
A prefeitura também fez a instalação de uma tenda de atendimento de Covid-19, onde os pacientes suspeitos da doença recebem o primeiro atendimento, evitando assim o perigo de contaminação dos pacientes da UPA 24H, que vão em busca de atendimentos de urgência para outas enfermidades.
Houve também, aplicação de decretos restringindo a abertura de comércios, a circulação de pessoas, suspensão das aulas presenciais, (prestando apoio as famílias de estudantes da rede municipal, com distribuição de cestas básicas), a obrigatoriedade do uso de mascaras, o uso de álcool gel, entre outras medidas. Desinfecções de calçadas e prédios, distribuição de máscaras, testagem em massa em todos os distritos, compra de respiradores e novos equipamentos para os novos leitos de UTIs Covid-19, entre outras ações, tem contribuído para diminuir o avanço da doença no município.
No Brasil todo, a doença tem evoluído muito rápido, onde chegamos hoje a casa dos 270.656 mortos por Covid-19, com 2349 mortes, só nas últimas 24 horas. O país com 211,8 milhões de habitantes, tem encontrado dificuldades na aquisição de vacinas e até o momento só vacinou 8,7 milhões desse total, cerca de 4,13% da população, o que impede o crescimento rápido dos casos.
Comentários