GESTÃO COMPARTILHADA | GUARDA CIVIL E POLÍCIA MILITAR ATUAM EM PROL DA EFETIVA SEGURANÇA PÚBLICA EM ARARUAMA

GESTÃO COMPARTILHADA | GUARDA CIVIL E POLÍCIA MILITAR ATUAM EM PROL DA EFETIVA SEGURANÇA PÚBLICA EM ARARUAMA

A violência e a criminalidade que assolam o estado do Rio de Janeiro têm sido combatida com os esforços da corporação da Polícia Militar e principalmente com a parceria das Guardas Civis Municipais.

Uma das prefeituras mais pobres da Região dos Lagos, Araruama tem apenas R$ 3.417,00 para investimentos por habitante/ano, e mesmo com poucos recursos tem feito uma gestão compartilhada, que vem rendendo bons frutos através das ações efetivas das equipes de segurança pública. O governo municipal comprou uma frota de motos e um veículo Fiat Toro blindado para a proteção dos policiais. 

A unidade do Departamento de Polícia Ostensiva (DPO) de Morro Grande foi reativada no mês de junho. Por mais que a responsabilidade da segurança pública seja uma atribuição do Estado, no que compete a gestão da prefeita Livia de Chiquinho (PP) a atuação da Guarda Civil Municipal, através do Grupamento Tático Ostensivo (GTO) tem sido intensiva.

Além da preocupação constante com o ordenamento urbano e periférico, a secretária municipal de Segurança Pública, Flávia Corrêa, reforçou que o projeto “Araruama + Segura” tem gerado resultados satisfatórios. Na verdade, trata-se de um convênio entre a Prefeitura de Araruama e a Polícia Militar do Estado do Rio, por meio do CPROEIS, que permite a prestação de serviços dos policiais que estão de folga no patrulhamento das vias centrais e das orlas.

Outra parceria que faz a diferença na vida da população araruamense é o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), que atende os alunos do 5º ano das escolas da rede municipal de ensino,  com palestras sobre os perigos e os malefícios do uso de álcool e drogas, assim como a conscientização e o diálogo aberto sobre os riscos do envolvimento com a criminalidade. 

Sob o comando do 25º Batalhão de Polícia Militar de Cabo Frio, o Tenente Coronel Leonardo Ribeiro de Oliveira tem se empenhado em aumentar cada vez mais o reforço policial no município de Araruama. Os agentes da corporação foram incansáveis na recuperação dos equipamentos furtados na Escola Municipal Jerônimo Carlos do Nascimento, no bairro Paracatu. 

Os policiais que fizeram parte da operação estiveram nesta segunda-feira (27/06), na sede da Secretaria Municipal de Educação. A secretária de Educação, Anna Paula Franco, a diretora Andrea Ferreira Nunes e o coordenador do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública, André Costa, agradeceram pela dedicação dos profissionais.

Com informações da página o diario

Comentários