COVIDÍMETRO DA UFRJ ALERTA PARA A NECESSIDADE DE “LOCKDOWN” EM TODOS OS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO

COVIDÍMETRO DA UFRJ ALERTA PARA A NECESSIDADE DE “LOCKDOWN” EM TODOS OS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO 

Um novo relatório do Grupo de Trabalho Multidisciplinar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que estuda a pandemia da Covid-19 alerta para a necessidade de “lockdown” em todo o estado. 

O levantamento feito pela equipe da instituição leva em conta a atual taxa de reprodução do vírus. Só que a medida ainda não foi recomendada ao governo ou aos órgãos competentes da Secretaria de Estado de Saúde. 

De acordo com os dados revelados pela UFRJ, é muito preocupante o índice de pessoas saudáveis que são contaminadas por alguém infectado com a doença. Quando o número supera a marca de 2, o nível de risco tem a classificação alterada para “lockdown necessário”. Hoje, o indicador está em 2,54 no estado do Rio. Só na capital, chega a 2,61. Esses números levam em consideração as informações epidemiológicas de 9 a 15 de janeiro.

A pesquisadora em saúde da UFRJ, Chrystina Barros, destaca que o atual cenário da pandemia no Rio de Janeiro exige medidas mais rígidas e que outros fatores como número de internados também devem ser considerados.

A Região Serrana tem a maior taxa de disseminação do vírus no estado: 2,76. Já o Noroeste Fluminense é a única região com o índice abaixo do patamar de 2. A pesquisa mostra ainda a possibilidade de um aumento crítico de casos por mais 15 dias.

A UFRJ afirmou em nota que não existe uma nota técnica orientando sobre o “lockdown” e que as ações de combate à doença devem ser tomadas pelas autoridades competentes e pelos moradores de todos os municípios, seguindo o protocolo de prevenção com o uso de máscaras, evitando aglomerações e tomando as doses das vacinas.


Comentários