APARIÇÃO DE FLAMINGO NA LAGOA DE ARARUAMA INTRIGA BIÓLOGOS CARIOCAS

🦩APARIÇÃO DE FLAMINGO NA LAGOA DE ARARUAMA INTRIGA BIÓLOGOS CARIOCAS🦩

Um flamingo diferente tem chamado a atenção de observadores de aves na Lagoa de Araruama. Se trata de uma espécie popularmente conhecido como flamingo-comum ou rosado (Phoenicopterus roseus), uma das seis que ocorrem do mundo, originária da Europa, Africa e Ásia.

Ninguém sabe ao certo como essa ave veio parar aqui no Brasil. Um dos argumentos é dele ser um animal que escapou de cativeiro. Mas existe também a possibilidade de ser um vagante intercontinental. A aparição deste flamingo é no mínimo curiosa. De acordo com o site do Wikiaves até então os únicos registros que existiam dessa espécie no Brasil eram da região do Amapá.

De acordo com o ornitólogo Guilherme Serpa, todo esse mistério começou quando um observador de aves iniciante, o Gustavo Sigal, fotografou a uma grande distância um flamingo 'estranho' e postou no Wikiaves, site que possui o maior banco de imagens das aves do Brasil.

Mas no fim, os dois palpites estavam errados. "Eu fiquei curioso com esse flagra. Até que eu falei pro Eduardo Pimenta, um biólogo e observador de aves da região, ir até lá para conferir. Ele foi e tirou ótimas fotos desse flamingo que, ao analisarmos, concluímos ser o Phoenicopterus roseus. Após essa conclusão voltamos até a região e conseguimos fazer imagens impressionantes", conta.

Serpa afirma ainda que o flamingo percebeu a presença dos observadores e ficou mais arisco. "Eu não sei dizer do comportamento dessa espécie em questão no ambiente original dela no Velho Mundo. O que posso dizer das duas espécies de flamingo aqui da América do Sul que já observei, é que eles tem um certo limite de tolerância do observador, e depois voam pra outro lugar", explica.

De acordo com o ornitólogo outro fato curioso surgiu nessa história. "Os três flamingos-chilenos que estavam em outros locais do Rio de Janeiro voltaram agora à Lagoa de Araruama e o flamingo-rosado já se misturou com eles. São aves gregárias", afirma ele.

Fonte: G1






Comentários