Concurso Búzios RJ: prefeito abre processo para novo edital

Concurso Búzios RJ: prefeito abre processo para novo edital

O concurso Búzios RJ poderá ser realizado em 2021, após o prefeito em exercício, Henrique Gomes, abrir processo para a abertura da seleção.

Um novo concurso Búzios deverá ocorrer em 2021. Isso porque, na última quarta-feira, 23, o prefeito em exercício, Henrique Gomes, abriu um processo administrativo público para a realização da próxima seleção.

Segundo a prefeitura, a cidade, que fica localizada na Região dos Lagos do Estado do Rio de Janeiro, atenderá às diversas decisões judiciais e solicitações por parte do Ministério Público (MP).

Entre os cargos previstos para o próximo edital estão: procurador, psicólogo, auxiliar de creche, professor, motorista e agente administrativo, entre outros. A informação é da Prefeitura de Búzios.

O processo já foi encaminhado à Procuradoria Geral do Município (PGM) e, conforme a Administração Municipal, atende as especificações contidas nas decisões judiciais e nas orientações do MP para a escolha dos cargos que serão oferecidos no próximo concurso.

Folha Dirigida entrou em contato com a prefeitura nesta segunda-feira, 28, para saber quais prazos devem ser seguidos no processo, assim como o número de vagas e a relação completa de cargos previstos. No entanto, até a publicação desta matéria, o município não retornou. 

Prefeito em exercício envia processo para abertura
do novo concurso Búzios RJ (Foto: Divulgação/PMAB)
Prefeito em exercício envia processo para abertura do novo concurso Búzios RJ (Foto: Divulgação/PMAB)

Resumo sobre a seleção

  • Órgão: Prefeitura de Búzios RJ
  • Cargo: procurador, psicólogo, auxiliar de creche, professor, motorista e agente administrativo, entre outros
  • Vagas: a definir
  • Requisito: todos os níveis (previsto)
  • Remuneração: a definir
  • Banca: a definir
  • Publicação do edital: 2021

Concurso Búzios é aguardado desde 2019

A abertura do novo concurso Búzios é aguardada desde 2019. No ano passado, em resposta à Folha Dirigida, a Secretaria de Administração afirmou que a seleção seria para as carreiras que não foram contempladas no último edital ou que tinham o cadastro de reserva esgotado.

Para a realização da seleção, no entanto, o prefeito Henrique Gomes encaminhou várias convocações de candidatos aprovados na seleção anterior.

Tanto as chamadas quanto o novo edital visam atender a uma determinação judicial para que a prefeitura substitua contratos comissionados por servidores efetivos.

Apesar de previsto desde 2019, a prefeitura já tinha adiantado que a seleção poderia ser realizada em 2021, por conta do período eleitoral.

"Se não sair em 2019, sairá em 2021", disse a Administração, no ano passado.

    Vale lembrar que, em 2021, Alexandre Martins (Republicanos) assumirá a Prefeitura de Armação dos Búzios para os próximos quatro anos.

    A troca na gestão, no entanto, não deverá ser um impeditivo para o próximo edital, já que a realização da seleção ocorre em cumprimento de decisão judicial.

    Último concurso Búzios ofereceu mais de mil vagas

    O último concurso de Búzios para efetivos foi aberto há oito anos, em 2012. Na época, foram oferecidas 1.567 vagas imediatas, entre cargos dos níveis fundamental, médio e superior.

    Do total de vagas, 510 foram para a área da Saúde, 619 para a Educação e 438 para o quadro geral do Executivo. Os vencimentos iniciais, na época, variavam de R$622 a R$9.450.

    Segundo a Funcab, empresa que organizou a seleção, foram registradas 43.700 inscrições. A maior parte foi para os cargos de inspetor de alunos, com 5.674 inscritos, e técnico de enfermagem, com 2.840. 

    Os candidatos foram avaliados por diversas etapas. Na primeira delas, a prova objetiva, foram cobradas de 30 a 50 questões, dependendo da vaga concorrida.

    As disciplinas também variaram, sendo Língua Portuguesa comum a todos os cargos.

    O concurso também teve provas discursiva para advogados, prova prática para merendeira, cozinheira e motorista, e teste de aptidão física para os cargos de guarda municipal e marítimo ambiental, além da análise de títulos para os professores.

    Fonte: folha dirigida 


    Comentários