Avançar para o conteúdo principal

Estado do Rio reduz mortes violentas e atinge recorde histórico de apreensão de fuzis

Estado do Rio reduz mortes violentas e atinge recorde histórico de apreensão de fuzis



O Estado do Rio de Janeiro registrou, nos dez primeiros meses do ano, avanços significativos na segurança pública, com reduções nos crimes contra a vida e recorde de apreensão de fuzis. Foram recolhidas pelas polícias 642 armas longas, um aumento de 22%, em relação ao mesmo período de 2023, uma média de duas apreensões por dia. O percentual supera todos os registros anteriores para o indicador desde o início da série histórica, em 2007, e estabelece um marco nos últimos nove anos. Os dados foram divulgados, nesta segunda-feira (25/11), pelo Instituto de Segurança Pública (ISP).

No mesmo período, a Letalidade Violenta - que é a soma dos homicídios dolosos, latrocínios (roubos seguidos de morte), lesões corporais seguidas de morte e mortes por intervenção de agentes do Estado - apresentou uma queda de 13%. Foram contabilizadas 3.107 mortes, 486 a menos do que as 3.593 registradas nos dez meses do ano anterior, configurando o menor número de vítimas em 34 anos.

-  A redução da letalidade violenta e a alta histórica nas apreensões de fuzis refletem o trabalho integrado das polícias Civil e Militar, somado aos investimentos constantes que a nossa gestão vêm fazendo na segurança. Nosso objetivo é seguir combatendo a criminalidade e desarticulando organizações criminosas no estado - afirmou o governador Cláudio Castro.

A queda da Letalidade Violenta se desdobra em outros indicadores importantes. As mortes por intervenção de agentes do Estado caíram 21% em 305 dias, alcançando seu menor percentual desde 2015. Já os homicídios dolosos registraram um recuo de 13% no acumulado e 8%, em outubro, os números mais baixos para os períodos em 34 anos.

Entre os crimes contra o patrimônio, vale destacar a redução nas ocorrências de roubos de carga, que totalizaram 2.518 registros entre janeiro e outubro de 2024. Em relação ao mesmo período de 2023, houve uma diminuição de 241 casos, ou - 9%, consolidando o valor mais baixo para o acumulado desde 2011.

-  Temos, hoje, uma polícia mais preparada e treinada, gerando ações policiais mais objetivas. Continuamos avançando para alcançar reduções ainda mais significativas nos índices de criminalidade -  ressaltou o secretário de Segurança Pública, Victor dos Santos.

Produtividade policial em alta

Os indicadores de produtividade policial também apontam avanços consistentes. Até outubro,15.170 veículos (roubados e furtados) foram recuperados, uma média de 50 por dia, um aumento de 23% em relação a 2023. Além disso, 5.287 armas de fogo foram retiradas das mãos de criminosos, o que equivale a 17 armamentos a cada 24 horas.

As Forças de Segurança cumpriram 12.106 mandados de prisão, um crescimento de 17%, e realizaram 35.707 prisões em flagrante, alta de 15% em  relação ao ano anterior. Houve também 20.308 apreensões de drogas, cerca de 67 por dia, representando um aumento de 7% no comparativo anual.

-  O uso de estratégias baseadas em análise de dados tem sido fundamental para tornar o trabalho policial mais eficiente. O monitoramento constante  permite uma distribuição mais eficiente dos recursos, possibilitando que as polícias Civil e Militar atuem de forma direcionada nas demandas específicas de cada região - explicou o vice-presidente do ISP, Leonardo Vale.

Principais indicadores:

Letalidade violenta: 3.107 vítimas nos dez meses de 2024. Na comparação com o ano anterior, houve a diminuição de 13%. Este é o menor valor para o acumulado desde o início da série histórica, em 1991.

Homicídio doloso: 2.370 vítimas nos dez meses de 2024. Na comparação com o ano anterior, o delito registrou redução de 13%. Este é o menor número de mortes para o período desde o início da série histórica, em 1991.

Mortes por intervenção de agente do Estado: 610 mortes nos dez meses de 2024. Em relação ao ano anterior, houve uma redução de 21% no delito, o menor valor para o período desde 2015.

Roubo de carga: 2.518 casos nos dez meses de 2024. Em relação ao ano anterior, a diminuição foi de 9%, o menor valor para o período desde 2011.

Armas apreendidas: 5.287 apreensões em dez meses. Em média, foram retiradas de circulação, por dia, 17 armas de fogo. 

Fuzis apreendidos: 642 fuzis apreendidos nos dez meses de 2024. A cada 24 horas, as polícias Civil e Militar apreenderam cerca de dois fuzis. Esse número representa o maior número de apreensão para o período desde o início da série histórica, em 2007.

Prisão em flagrante: 35.707  prisões em flagrante até outubro deste ano. No comparativo com o mesmo período de 2023, o delito registrou aumento de 15% no acumulado. Foram 117 prisões em flagrante por dia. Esse número representa o maior número de prisões para o período desde o início da série histórica, em 2006.

Recuperação de veículos: 15.170 veículos foram recuperados até outubro  deste ano, uma média de 50 por dia. No comparativo com o mesmo período de 2023, o indicador registrou um aumento de 23%.

Apreensão de drogas: 20.308 registros de drogas apreendidas em dez  meses. Em média, foram 66 apreensões por dia. No comparativo com o mesmo período de 2023, o delito registrou um aumento de 7%.

Os dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública são referentes aos Registros de Ocorrência (ROs) lavrados nas delegacias do Estado do Rio durante o mês de outubro.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

𝙏𝙧𝙖𝙛𝙞𝙘𝙖𝙣𝙩𝙚 𝙘𝙤𝙣𝙙𝙚𝙣𝙖𝙙𝙤 𝙥𝙚𝙡𝙖 𝙢𝙤𝙧𝙩𝙚 𝙙𝙤 𝙟𝙤𝙧𝙣𝙖𝙡𝙞𝙨𝙩𝙖 𝙏𝙞𝙢 𝙇𝙤𝙥𝙚𝙨 𝙥𝙖𝙨𝙨𝙖 𝙖 𝙘𝙪𝙢𝙥𝙧𝙞𝙧 𝙥𝙧𝙞𝙨𝙖̃𝙤 𝙙𝙤𝙢𝙞𝙘𝙞𝙡𝙞𝙖𝙧

𝙏𝙧𝙖𝙛𝙞𝙘𝙖𝙣𝙩𝙚 𝙘𝙤𝙣𝙙𝙚𝙣𝙖𝙙𝙤 𝙥𝙚𝙡𝙖 𝙢𝙤𝙧𝙩𝙚 𝙙𝙤 𝙟𝙤𝙧𝙣𝙖𝙡𝙞𝙨𝙩𝙖 𝙏𝙞𝙢 𝙇𝙤𝙥𝙚𝙨 𝙥𝙖𝙨𝙨𝙖 𝙖 𝙘𝙪𝙢𝙥𝙧𝙞𝙧 𝙥𝙧𝙞𝙨𝙖̃𝙤 𝙙𝙤𝙢𝙞𝙘𝙞𝙡𝙞𝙖𝙧 Rio - Após 13 anos e sete meses cumprindo pena em regime fechado, o traficante Elizeu Felicio de Souza, o Zeu, condenado a 23 anos pela morte do jornalista Tim Lopes, vai para a prisão domiciliar. O alvará de soltura foi expedido pela Vara de Execuções Penais do Rio de Janeiro. Zeu saiu pela porta da frente do Instituto Penal Vicente Piragibe, no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste, nesta quinta-feira (4).  Elizeu tem até cinco dias para comparecer à Central de Monitoramento da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), para instalação da tornozeleira eletrônica. Atualmente, entre os sete condenados pelo crime, apenas Elizeu ainda estava em regime fechado. Dois morreram, entre eles, Elias Maluco, encontrado morto em uma cela no presídio federal de Catanduvas, no Paraná, em 2020 - ele foi o mandan...

ATENÇÃO SENHORES RESPONSÁVEIS‼️

ATENÇÃO SENHORES RESPONSÁVEIS‼️ A Prefeitura de Araruama, através da Secretaria Municipal de Educação estará convocando os novos alunos inscritos no sistema do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental para realização da matrícula no dia 02/02, sexta-feira, das 7h30 às 12h, e, do 6° ao 9° ano, das 14h às 17h, na sede da Seduc, localizada na Avenida Country Club dos Engenheiros, s/n, Clube dos Engenheiros. Por favor, tragam a cópia de toda a documentação necessária para a matrícula. Documentação (cópia): • certidão de nascimento • cartão de vacinação • Identidade do responsável • comprovante de residência (atual) • carteira do sus • Laudo médico (alunos com necessidades especiais) • declaração de escolaridade • Tipo sanguíneo •3 fotos 3x4

𝐎𝐑𝐈𝐆𝐄𝐌 𝐃𝐎𝐒 𝐍𝐎𝐌𝐄𝐒 𝐃𝐎𝐒 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐃𝐎𝐒

𝐎𝐑𝐈𝐆𝐄𝐌 𝐃𝐎𝐒 𝐍𝐎𝐌𝐄𝐒 𝐃𝐎𝐒 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐃𝐎𝐒 🇧🇷 𝐀𝐜𝐫𝐞 – o nome provavelmente vem de ‘aquiri’, corruptela de ‘uwákürü’, vocábulo do dialeto Ipurinã que denominava um rio local. Conta a História que, em 1878, o colonizador João Gabriel de Carvalho Melo fez um pedido por escrito a um comerciante paraense de mercadorias destinadas à ‘boca do rio Aquiri’.  Só que o comerciante não entendeu a letra de Melo, que parecia ter escrito algo como ‘acri’ ou ‘aqri’, e as compras foram entregues ao colonizador com o destino ‘rio acre’.⁣ ⁣ 𝐀𝐥𝐚𝐠𝐨𝐚𝐬 – deriva dos numerosos lagos e lagoas que banham a região. Só Maceió, a capital, possui 17 lagoas, entre mais de 30 em todo o Estado.⁣ ⁣ 𝐀𝐦𝐚𝐩á – a origem desse nome é controversa.  Na língua tupi, o nome Amapá significa ‘o lugar da chuva’ – ‘ama’ (chuva) e ‘paba’ (lugar, estância, morada).  A tradição diz, no entanto, que o nome teria vindo do nheengatu, uma espécie de dialeto tupi jesuítico, que significa ‘terra que aca...

Costureira Chique curso completo clique na imagem para saber mais.

Costureira Chique curso completo clique na imagem para saber mais.
clique na imagem para saber mais.

Faça seus próprios Móveis Planejados

Faça seus próprios Móveis Planejados
Clique na imagem para saber mais

EM DESTAQUE ( SAQUAREMA )

Dicas para o que Fazer na Cidade. Navegue aqui
Praias lindas você ver por aqui, www.saquaredes.blogspot.com
Horários dos ônibus (Clique aqui)
Capital do Surf Saquarema Rio de Janeiro.
Saquarema - Região dos lagos, Veja fotos e vídeos.

Saquarema -Rj