Avançar para o conteúdo principal

Cláudio Castro assina Termo de Cooperação entre os MPs e estados que integram o Cosud

Cláudio Castro assina Termo de Cooperação entre os MPs e estados que integram o Cosud



O governador Cláudio Castro assinou, nesta sexta-feira (22.11), junto aos outros seis governadores do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), um Termo de Cooperação Técnica entre os Ministérios Públicos e os governos estaduais das duas regiões. O acordo ajudará na integração dos órgãos para fortalecer o combate ao crime organizado e para a prevenção e resposta a eventos climáticos externos. O documento foi fechado durante o 12° encontro do Cosud, que está sendo realizado em Florianópolis (SC). 

— Temos avançado em diversas pautas de interesse comum e que são essenciais para a população. Este acordo com os MPs é mais uma conquista do Consórcio e a integração com os MPs contribuirá para fortalecermos ações conjuntas — afirmou Cláudio Castro.

O Termo de Cooperação prevê combater o crime organizado de forma coordenada e integrada entre os Ministérios Públicos e os Poderes Executivos dos estados do Sul e Sudeste, atuando em ações de investigação, inteligência, prevenção e repressão. Também inclui atuação preventiva para mitigar riscos e danos causados por eventos climáticos extremos, promovendo a troca de informações e desenvolvimento de práticas preventivas. Estabelece ainda mecanismos de auxílio mútuo em situações de emergência, com apoio logístico e operacional entre os MPs e os Governos Estaduais signatários.

Apoio à mudança na legislação penal

O governador do Rio defendeu ainda mudanças na legislação penal para fortalecer o combate ao crime. As sugestões, que incluem alterações nas regras de liberdade provisória e nos critérios de progressão de pena, foram apresentadas por Cláudio Castro ao Senado neste mês. Castro propôs que o Cosud passe a apoiar, de perto, o projeto que será elaborado pela Comissão de Segurança Pública do Senado, ajudando a articular o avanço do texto no Parlamento.

— O apoio do Cosud às propostas tratadas com o Senado vai fortalecer a articulação com os parlamentares e contribuir para que essa pauta avance no Congresso Nacional. Estamos propondo uma correção na lei, contribuindo para o fortalecimento do combate ao crime — afirmou Castro. 

Renegociação da dívida

Castro também reforçou com os governadores a necessidade de a Câmara dos Deputados pautar o projeto que institui o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), fundamental para a saúde financeira do Rio de Janeiro e de diversos entes da federação.

— Continuamos lutando para que o Propag seja pautado na Câmara, esse é um projeto fundamental para o desenvolvimento dos estados e para que possam investir em segurança, educação, saúde, no combate à pobreza e outras áreas — destacou. 

Na reunião sobre o tema, Castro e o secretário de Fazenda do Rio de Janeiro, Leonardo Lobo, detalharam sugestões de ajustes no texto, que já passou por aprovação do Senado. Lobo também enfatizou que estão sendo apresentados possíveis ajustes “sem aspecto fiscal, mas operacional, e que podem facilitar a adesão de mais estados ao Propag”.

Grupos temáticos

Para fortalecer a atuação conjunta e cooperativa dos Estados, a 12ª edição do Cosud adotou nova metodologia de trabalho, com sete Câmaras Temáticas: Segurança Pública, Meio Ambiente, Governo, Economia, Saúde, Educação e Desenvolvimento Humano. O objetivo é dar continuidade nas discussões e celeridade na implementação das soluções propostas.

Na Câmara Temática de Meio Ambiente, foi discutido o plano integrado para o enfrentamento de desastres climáticos e o compromisso de elaborar planos estaduais de prevenção, mitigação e resposta aos eventos meteorológicos extremos, como enchentes, deslizamentos e secas. A Economia Verde, com foco na transição energética e no Crédito de Carbono, também foi debatida.

No grupo da Saúde, foram abordados os temas relacionados às Regiões Interestaduais de Saúde, para a pactuação de referências; bem como a prevenção e resposta às emergências de Saúde. Os trabalhos visam à coordenação integrada entre os Estados para melhorar o acesso e os serviços de saúde pública. O objetivo das pactuações interestaduais é gerar uma resposta mais rápida às emergências de saúde como, por exemplo, os surtos de dengue.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

𝙏𝙧𝙖𝙛𝙞𝙘𝙖𝙣𝙩𝙚 𝙘𝙤𝙣𝙙𝙚𝙣𝙖𝙙𝙤 𝙥𝙚𝙡𝙖 𝙢𝙤𝙧𝙩𝙚 𝙙𝙤 𝙟𝙤𝙧𝙣𝙖𝙡𝙞𝙨𝙩𝙖 𝙏𝙞𝙢 𝙇𝙤𝙥𝙚𝙨 𝙥𝙖𝙨𝙨𝙖 𝙖 𝙘𝙪𝙢𝙥𝙧𝙞𝙧 𝙥𝙧𝙞𝙨𝙖̃𝙤 𝙙𝙤𝙢𝙞𝙘𝙞𝙡𝙞𝙖𝙧

𝙏𝙧𝙖𝙛𝙞𝙘𝙖𝙣𝙩𝙚 𝙘𝙤𝙣𝙙𝙚𝙣𝙖𝙙𝙤 𝙥𝙚𝙡𝙖 𝙢𝙤𝙧𝙩𝙚 𝙙𝙤 𝙟𝙤𝙧𝙣𝙖𝙡𝙞𝙨𝙩𝙖 𝙏𝙞𝙢 𝙇𝙤𝙥𝙚𝙨 𝙥𝙖𝙨𝙨𝙖 𝙖 𝙘𝙪𝙢𝙥𝙧𝙞𝙧 𝙥𝙧𝙞𝙨𝙖̃𝙤 𝙙𝙤𝙢𝙞𝙘𝙞𝙡𝙞𝙖𝙧 Rio - Após 13 anos e sete meses cumprindo pena em regime fechado, o traficante Elizeu Felicio de Souza, o Zeu, condenado a 23 anos pela morte do jornalista Tim Lopes, vai para a prisão domiciliar. O alvará de soltura foi expedido pela Vara de Execuções Penais do Rio de Janeiro. Zeu saiu pela porta da frente do Instituto Penal Vicente Piragibe, no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste, nesta quinta-feira (4).  Elizeu tem até cinco dias para comparecer à Central de Monitoramento da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), para instalação da tornozeleira eletrônica. Atualmente, entre os sete condenados pelo crime, apenas Elizeu ainda estava em regime fechado. Dois morreram, entre eles, Elias Maluco, encontrado morto em uma cela no presídio federal de Catanduvas, no Paraná, em 2020 - ele foi o mandan...

ATENÇÃO SENHORES RESPONSÁVEIS‼️

ATENÇÃO SENHORES RESPONSÁVEIS‼️ A Prefeitura de Araruama, através da Secretaria Municipal de Educação estará convocando os novos alunos inscritos no sistema do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental para realização da matrícula no dia 02/02, sexta-feira, das 7h30 às 12h, e, do 6° ao 9° ano, das 14h às 17h, na sede da Seduc, localizada na Avenida Country Club dos Engenheiros, s/n, Clube dos Engenheiros. Por favor, tragam a cópia de toda a documentação necessária para a matrícula. Documentação (cópia): • certidão de nascimento • cartão de vacinação • Identidade do responsável • comprovante de residência (atual) • carteira do sus • Laudo médico (alunos com necessidades especiais) • declaração de escolaridade • Tipo sanguíneo •3 fotos 3x4

𝐎𝐑𝐈𝐆𝐄𝐌 𝐃𝐎𝐒 𝐍𝐎𝐌𝐄𝐒 𝐃𝐎𝐒 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐃𝐎𝐒

𝐎𝐑𝐈𝐆𝐄𝐌 𝐃𝐎𝐒 𝐍𝐎𝐌𝐄𝐒 𝐃𝐎𝐒 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐃𝐎𝐒 🇧🇷 𝐀𝐜𝐫𝐞 – o nome provavelmente vem de ‘aquiri’, corruptela de ‘uwákürü’, vocábulo do dialeto Ipurinã que denominava um rio local. Conta a História que, em 1878, o colonizador João Gabriel de Carvalho Melo fez um pedido por escrito a um comerciante paraense de mercadorias destinadas à ‘boca do rio Aquiri’.  Só que o comerciante não entendeu a letra de Melo, que parecia ter escrito algo como ‘acri’ ou ‘aqri’, e as compras foram entregues ao colonizador com o destino ‘rio acre’.⁣ ⁣ 𝐀𝐥𝐚𝐠𝐨𝐚𝐬 – deriva dos numerosos lagos e lagoas que banham a região. Só Maceió, a capital, possui 17 lagoas, entre mais de 30 em todo o Estado.⁣ ⁣ 𝐀𝐦𝐚𝐩á – a origem desse nome é controversa.  Na língua tupi, o nome Amapá significa ‘o lugar da chuva’ – ‘ama’ (chuva) e ‘paba’ (lugar, estância, morada).  A tradição diz, no entanto, que o nome teria vindo do nheengatu, uma espécie de dialeto tupi jesuítico, que significa ‘terra que aca...

Costureira Chique curso completo clique na imagem para saber mais.

Costureira Chique curso completo clique na imagem para saber mais.
clique na imagem para saber mais.

Faça seus próprios Móveis Planejados

Faça seus próprios Móveis Planejados
Clique na imagem para saber mais

EM DESTAQUE ( SAQUAREMA )

Dicas para o que Fazer na Cidade. Navegue aqui
Praias lindas você ver por aqui, www.saquaredes.blogspot.com
Horários dos ônibus (Clique aqui)
Capital do Surf Saquarema Rio de Janeiro.
Saquarema - Região dos lagos, Veja fotos e vídeos.

Saquarema -Rj