Governo do Rio decide não retomar cobrança do novo DPVAT
Medida foi anunciada pelo governador Cláudio Castro nesta segunda-feira (28).
O governador Cláudio Castro informou nesta segunda-feira (28) que o Estado do Rio de Janeiro não participará do novo convênio proposto pelo Governo Federal e Caixa Econômica Federal para restabelecer, a partir de 2025, o seguro obrigatório para vítimas de acidentes de trânsito, o novo DPVAT. A decisão reforça a posição do Estado em aliviar a carga tributária dos motoristas fluminenses, que desde 2020, com a extinção do DPVAT a nível nacional, ficaram isentos dessa cobrança.
Com a proposta atual de retomada, o Governo Federal planeja incorporar o SPVAT ao IPVA, usando a Caixa Econômica como gestora para regulamentar a proteção e o pagamento das vítimas. Porém, a medida encontrou resistência nos estados, incluindo o Rio de Janeiro. Segundo Cláudio Castro, o governo realizou uma consulta junto à Procuradoria Geral do Estado (PGE) para avaliar a viabilidade do convênio à luz do Regime de Recuperação Fiscal, ao qual o Rio está vinculado. A conclusão foi que o convênio não é necessário e poderia sobrecarregar os contribuintes.
“Quero assegurar ao morador do Rio que não teremos DPVAT. A população já enfrenta uma carga tributária elevada, e não devemos criar mais custos que impactem negativamente o bolso dos cidadãos,” declarou Castro, destacando a intenção de proteger os motoristas de uma nova despesa que, segundo ele, não agregaria benefícios suficientes à população.
Reportagem: Alysson Nogueira/Fonte Certa
𝘾𝙖𝙞𝙭𝙖: 𝙖𝙥𝙡𝙞𝙘𝙖𝙩𝙞𝙫𝙤 𝙙𝙤 𝙗𝙖𝙣𝙘𝙤 𝙛𝙞𝙘𝙖 𝙛𝙤𝙧𝙖 𝙙𝙤 𝙖𝙧, 𝙚 𝙪𝙨𝙪𝙖́𝙧𝙞𝙤𝙨 𝙣𝙖̃𝙤 𝙘𝙤𝙣𝙨𝙚𝙜𝙪𝙚𝙢 𝙖𝙘𝙚𝙨𝙨𝙖𝙧 𝙘𝙤𝙣𝙩𝙖𝙨 Na manhã desta segunda-feira (dia 28), o aplicativo da Caixa Econômica Federal passou por instabilidade, deixando os usuários sem acesso a contas e serviços digitais. Aplicativo da Caixa está fora do ar? No DownDetector, site que monitora problemas de funcionamento de serviços digitais, às 14h17, havia 1.699 registros de instabilidades com os sistemas da Caixa. Alguns usuários postaram que o sistema estava fora do ar desde as 7h, enquanto outros informavam que depois que fizeram atualização do aplicativo, não conseguiam mais acessá-lo. Usuários relatam instabilidade no aplicativo da Caixa No X (antigo Twitter), os usuários reclamam que não estão conseguindo abrir o aplicativo e, consequentemente, não conseguiam ter acesso às informações sobre suas contas, acessar serviços e realizar transações financeiras. O usuário Carlos Luiz ...
Comentários