TRILHOS DA ESTRADA DE FERRO SOBRE O RIO IGAÇABA - Iguaba, década de 30.
por Roberto Jorge da Silva.
A Estrada de Ferro Maricá, conforme já observamos diversas vezes nesta página, foi muito importante para a história e o desenvolvimento da Região dos Lagos Fluminenses, tendo funcionado da década de 10 até meados da década de 60, quando foi inexplicavelmente desativada. Hoje em dia, 80% das terras que recebiam os seus trilhos e suas estações estão invadidas. Em Iguaba Grande, de todo o complexo arquitetônico-ferroviário que existia só sobrou parte da casa do chefe da estação. A estação e seus anexos foram inapelavelmente destruídos, sem explicações e/ou objetivos plausíveis. Resta tão somente o nome do bairro, que ficou batizado como "Bairro da Estação", um dos principais da cidade.
Mostro hoje outra rara imagem dos tempos da "Maria Fumaça" cortando o nosso município. A datação é da década de 30, e mostra mocinhas sentadas sobre um dos pontilhões que suportavam os trilhos da ferrovia que atravessavam o Rio Igaçaba( que alguns chamavam de "Salgado) e seguia até às margens da Laguna de Araruama, no cais que existia no trecho em frente onde hoje se situa o Banco Itaú, para desembarque e embarque de diversas mercadorias, que chegavam e seguiam em lanchas para vários lugares. Esse pequeno trecho da localidade (onde hoje se situa também o Condomínio Ilha das Garças), era chamado na época de "Ponta dos Trilhos", pois aí terminava a linha ferroviária, que só a partir de 1937 foi estendida para São Pedro da Aldeia e Cabo Frio. Mas aí já começa outra história...
A segunfa fotografia, colorizada, é uma gentileza do seguidor Luiz Claudio Vieira Lopes, a quem agradecemos.
Com informações da pagina Iguaba-história educação e Cultura
Comentários