Rio de Janeiro recebe nota “BB” em ranking da agência de risco Fitch pelo segundo ano seguido
O Estado do Rio de Janeiro recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o conceito “BB, com perspectiva estável” na avaliação anual da Fitch Ratings, uma das maiores agências de classificação de risco de crédito no mundo. A nota, a mesma obtida pela União, é mais um resultado da gestão responsável das finanças que o Governo do Estado vem realizando. Em 2023, o Rio teve o seu conceito elevado de “BB-, com perspectiva estável” para “BB, com perspectiva estável”.
– Nos últimos dois anos, enfrentamos desafios com a queda de arrecadação causada pela redução do ICMS de combustíveis, energia elétrica e telecomunicações. Mesmo com esse cenário, conseguimos manter a estabilidade. O resultado da avaliação da Fitch atesta a efetividade do trabalho que estamos realizando – afirmou o governador Cláudio Castro.
A classificação de risco de crédito é um instrumento que comprova a capacidade do estado em honrar com os compromissos assumidos, servindo de referência para investidores quanto ao nível de risco envolvido em eventuais investimentos. Quanto mais elevado o resultado, melhor é a percepção do mercado quanto à saúde financeira do estado e sua capacidade de pagamento da dívida.
Comentários