ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE IGUABA GRANDE.
por Roberto Jorge da Silva.
Após a grande repercussão provocada pela postagem de uma fotografia de 1921 que mostrava a estação ferroviária de Araruama, no centro da cidade, e que gerou um grande número de visualizações, trazemos hoje, a pedidos, a repetição da postagem que mostra a estação da Estrada de Ferro Maricá na cidade de Iguaba Grande, inaugurada em 1915.
A fotografia, do famoso fotógrafo Augusto Malta, mostra dezenas de passageiros e moradores da cidade em torno da estação, que funcionou de 1915 a 1962, quando foi desativada a ferrovia que ligava Neves (Bairro de São Gonçalo,RJ) à Região dos Lagos, sem maiores explicações.
Até 1937 os trilhos da ferrovia saíam de Neves e chegavam até Iguaba Grande, o que tornou a nossa pequena localidade num efervescente polo comercial na época, pois era onde eram desembarcados os produtos que vinham dos grandes centros com destino a SãoPedro da Aldeia, Baixo Grande e Cabo Frio e que seguiam para esses lugares nas lanchas que ficavam ancoradas no cais às margens da Laguna de Araruama, no trecho em frente à praia onde hoje se situa o Banco Itaú. Quando a condição das estradas de terra permitiam, seguiam em lombos de burros. Da mesma forma, era aqui em Iguaba que eram embarcadas as mercadorias oriundas dos produtores locais, tais como frutas, peixe salgado, mel e cera de abelhas, sal, cal e farinha de ostras que seguiam para Niterói, São Gonçalo, Rio de Janeiro e outras localidades nos vagões que retornavam. Em razão de ser "a ponta dos trilhos" da ferrovia, Iguaba Grande chegou a ter um bairro com essa denominação, justamente onde hoje se estende a Rua Marques Garcia até a rodovia Amaral Peixoto, ao lado do Itaú.
Esse grande movimento comercial diminuiu sensivelmente a partir de 1937, quando os trilhos da ferrovia foram levados até São Pedro da Aldeia e Cabo Frio.
A segunda fotografia mostra um caminhão transferindo, em 1961, a sua carga de sal grosso ensacado para os vagões da E.F.Maricá.
A estação ferroviária de Iguaba Grande foi inapelavelmente demolida em meados dos anos 60. Como lembrança nos resta tão somente o nome do bairro onde ela existiu, até hoje chamado de "Bairro Estação".
Com informações da pagina Iguaba-história educação e Cultura
Comentários