ASSIM É UMA PLATAFORMA PETROLÍFERA ANTES DE SER MERGULHADA NO OCEANO
O maior objeto do mundo é de concreto.
Maravilhas da engenharia.
O objeto que detém o recorde de ser o maior do mundo é construído com concreto, é a plataforma marinha Troll A, que extrai gás no Mar do Norte.
É propriedade da Shell Oil e é o objeto mais pesado que já foi movido pela água desde onde foi construído, na costa, até à sua localização definitiva no mar.
Terminou em 1991 e foi deslocado por 10 navios por vários dias. Pesa 1 ́050.000 toneladas e para a sua construção foram utilizadas 245.000 metros cúbicos de concreto e cerca de 100.000 toneladas de aço reforçado.
O Troll A do Mar do Norte está localizado a 80 km mar a noroeste de Bergen, Noruega. A plataforma é a maior já transferida, com 683.600 toneladas de peso e 472 metros de altura4. O Troll A pertence às Foundations de base gravity, ou seja, apoia-se no fundo do mar graças ao seu peso. A construção da plataforma custou 650 milhões de dólares da época.
A plataforma Troll A é um marco na engenharia e estabeleceu vários recordes no livro Guinness. Em 1996, estabeleceu a marca como a maior plataforma petrolífera do mundo, recorde que perdeu a favor da plataforma Petronius. Em 2006, a cantora Katie Melua realizou um concerto na sua base, batendo o recorde como o concerto realizado em mais profundidade debaixo d'água, 303 metros abaixo do nível do mar.
A plataforma Troll A contribuiu para o desenvolvimento económico da Noruega, pois o país é um dos maiores exportadores de gás natural do mundo. Além disso, a plataforma ajudou a reduzir as emissões de dióxido de carbono e a melhorar a qualidade do ar, pois o gás natural é uma alternativa limpa em comparação com o carvão ou o diesel.
Comentários