Avançar para o conteúdo principal

Desafio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável mobiliza mais de 500 participantes de 86 cidades do Rio de Janeiro

Desafio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável mobiliza mais de 500 participantes de 86 cidades do Rio de Janeiro



Jornada do Desafio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) realizou 13 encontros nas nove regiões hidrográficas do estado para engajar municípios fluminenses, que vai premiar cidades com iniciativas voltadas para o alcance dos ODS. Ação integra o Rio Inclusivo e Sustentável, parceria entre Governo do Estado do Rio de Janeiro e ONU-Habitat. 

Como incentivar soluções inovadoras para implementar os ODSs nas cidades fluminenses? Foi em busca dessa meta que mais de 500 pessoas de 86 municípios do Rio de Janeiro participaram da Jornada do Desafio dos ODS. Ao longo de 13 encontros realizados entre junho e julho, o Governo do Estado do Rio de Janeiro e o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) mobilizaram as cidades para promover iniciativas vinculadas à Agenda 2030, encerrando o ciclo com Petrópolis, nesta terça-feira (16/07).

O Desafio dos ODS integra a iniciativa Rio Inclusivo e Sustentável, parceria do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, junto ao ONU-Habitat. Durante as oficinas, gestores e técnicos municipais e membros dos comitês de bacias hidrográficas refletiram sobre iniciativas que promovem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em suas cidades. A ideia é mobilizar os participantes a inscrever projetos e ações no Desafio dos ODS, que vai premiar as melhores iniciativas durante o G20. As inscrições estão abertas até o dia 29 de julho pela página https://www.redus.org.br/desafio-dos-ods.

"O Estado vem trabalhando para cumprir as metas da agenda 2030, e os municípios têm papel fundamental neste contexto. Este projeto traz a expertise do ONU-Habitat para perto dos gestores, e representa um passo importante para a construção de um futuro melhor para a população do nosso estado. É uma satisfação percebermos o interesse dos municípios e o envolvimento com o projeto. Gestores, técnicos e membros dos comitês de bacias, trazem informações valiosas sobre a realidade local e os desafios específicos de cada região, permitindo um verdadeiro  intercâmbio de conhecimento, que certamente resultará em projetos e ações diferenciadas”, afirmou o secretário de Estado de Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, durante a última oficina, em Petrópolis.

Para a coordenadora de programas do ONU-Habitat, Leta Vieira, os encontros foram espaços valiosos de intercâmbio de conhecimentos e aprendizados. “As oficinas são de extrema relevância para engajarmos os municípios na pauta dos ODS, conhecendo o que já está sendo feito nas diferentes regiões do estado para o alcance das metas da Agenda 2030. Além de levarmos o conhecimento e metodologias do ONU-Habitat, promovemos diálogos regionais, integrando municípios, comitês de bacias hidrográficas, Governo do Estado e ONU”, ressalta.

Mobilização regional - Os encontros foram divididos por região hidrográfica, com a presença de mais de 86 dos 92 municípios do Rio de Janeiro. A jornada iniciou no dia 10 junho, em Duque de Caxias. Na sequência, as oficinas passaram pelos municípios de Resende, Paraíba do Sul, Angra dos Reis, Mangaratiba, Paracambi, São João da Barra, Porciúncula, Macaé, Nova Friburgo, São Gonçalo, Cabo Frio e Petrópolis.

As oficinas foram divididas em dois momentos: uma apresentação sobre a Agenda 2030, a Nova Agenda Urbana, e o Desafio dos ODS, seguida por uma dinâmica sobre a metodologia de Revisão Local Voluntária, que visa localizar e priorizar os ODS nos territórios. Depois de identificar boas práticas de cada município, os participantes apresentaram as ações vinculando-as a diferentes ODS.

Para a presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica Macaé e das Ostras, Maria Inês Ferreira, a iniciativa é de grande relevância para o desenvolvimento sustentável e integrado do estado do Rio de Janeiro. “Temos a esperança de que a identificação e territorialização dos ODS na nossa região hidrográfica e no estado realmente venha acontecer. Sabemos que os ODS são ousados quando preconizam não deixar ninguém para trás e trazer prosperidade em diversos campos da vida no planeta. Então, quanto mais articulação houver, mais factível será de alcançarmos as metas propostas no documento”, avalia a presidente, que participou da oficina em Macaé.

Etapas seguintes - O Desafio dos ODS tem como objetivo acelerar a busca de soluções criativas para problemas municipais críticos associados ao alcance dos ODS e ao aprimoramento das políticas locais. 

Depois da Jornada, a próxima etapa do Desafio é o Laboratório Virtual, uma série de encontros virtuais para abordar temas como mudanças do clima, resiliência urbana, redução de riscos de desastres, localização dos ODS e G20. Os encontros serão realizados entre agosto e outubro, de forma online e exclusivos para os representantes dos municípios e comitês de bacias hidrográficas inscritos.

O terceiro e último ciclo do Desafio dos ODS será o Concurso de Boas Práticas, que vai premiar as iniciativas com maior destaque para a contribuição da implementação da Agenda 2030. Quatro municípios e um comitê de bacia hidrográfica serão premiados, e todas as iniciativas e participantes serão certificados. A cerimônia de premiação será realizada durante o G20 Social, evento que reúne representantes dos países com as maiores economias do mundo e bancos mundiais, que neste ano será realizado na cidade do Rio de Janeiro.

Nesta edição do Desafio dos ODS, as propostas de boas práticas devem estar vinculadas de modo prioritário ao ODS 6 (Água Potável e Saneamento), ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), ODS 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima) e ODS 14 (Vida na Água).  Além disso, de modo transversal, as boas práticas devem considerar o ODS 1 (Erradicação da Pobreza), ODS 5 (Igualdade de Gênero), ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) e ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação).

Para saber mais sobre o Desafio dos ODS, visite a página da iniciativa. [https://www.redus.org.br/desafio-dos-ods]. Fique por dentro de outras ações do Rio Inclusivo e Sustentável pela página da iniciativa na plataforma ReDUS [https://www.redus.org.br/rio-inclusivo-e-sustentavel].

Comentários

Mensagens populares deste blogue

𝘾𝙖𝙞𝙭𝙖: 𝙖𝙥𝙡𝙞𝙘𝙖𝙩𝙞𝙫𝙤 𝙙𝙤 𝙗𝙖𝙣𝙘𝙤 𝙛𝙞𝙘𝙖 𝙛𝙤𝙧𝙖 𝙙𝙤 𝙖𝙧, 𝙚 𝙪𝙨𝙪𝙖́𝙧𝙞𝙤𝙨 𝙣𝙖̃𝙤 𝙘𝙤𝙣𝙨𝙚𝙜𝙪𝙚𝙢 𝙖𝙘𝙚𝙨𝙨𝙖𝙧 𝙘𝙤𝙣𝙩𝙖𝙨

𝘾𝙖𝙞𝙭𝙖: 𝙖𝙥𝙡𝙞𝙘𝙖𝙩𝙞𝙫𝙤 𝙙𝙤 𝙗𝙖𝙣𝙘𝙤 𝙛𝙞𝙘𝙖 𝙛𝙤𝙧𝙖 𝙙𝙤 𝙖𝙧, 𝙚 𝙪𝙨𝙪𝙖́𝙧𝙞𝙤𝙨 𝙣𝙖̃𝙤 𝙘𝙤𝙣𝙨𝙚𝙜𝙪𝙚𝙢 𝙖𝙘𝙚𝙨𝙨𝙖𝙧 𝙘𝙤𝙣𝙩𝙖𝙨 Na manhã desta segunda-feira (dia 28), o aplicativo da Caixa Econômica Federal passou por instabilidade, deixando os usuários sem acesso a contas e serviços digitais. Aplicativo da Caixa está fora do ar? No DownDetector, site que monitora problemas de funcionamento de serviços digitais, às 14h17, havia 1.699 registros de instabilidades com os sistemas da Caixa. Alguns usuários postaram que o sistema estava fora do ar desde as 7h, enquanto outros informavam que depois que fizeram atualização do aplicativo, não conseguiam mais acessá-lo. Usuários relatam instabilidade no aplicativo da Caixa No X (antigo Twitter), os usuários reclamam que não estão conseguindo abrir o aplicativo e, consequentemente, não conseguiam ter acesso às informações sobre suas contas, acessar serviços e realizar transações financeiras. O usuário Carlos Luiz ...

𝙏𝙧𝙖𝙛𝙞𝙘𝙖𝙣𝙩𝙚 𝙘𝙤𝙣𝙙𝙚𝙣𝙖𝙙𝙤 𝙥𝙚𝙡𝙖 𝙢𝙤𝙧𝙩𝙚 𝙙𝙤 𝙟𝙤𝙧𝙣𝙖𝙡𝙞𝙨𝙩𝙖 𝙏𝙞𝙢 𝙇𝙤𝙥𝙚𝙨 𝙥𝙖𝙨𝙨𝙖 𝙖 𝙘𝙪𝙢𝙥𝙧𝙞𝙧 𝙥𝙧𝙞𝙨𝙖̃𝙤 𝙙𝙤𝙢𝙞𝙘𝙞𝙡𝙞𝙖𝙧

𝙏𝙧𝙖𝙛𝙞𝙘𝙖𝙣𝙩𝙚 𝙘𝙤𝙣𝙙𝙚𝙣𝙖𝙙𝙤 𝙥𝙚𝙡𝙖 𝙢𝙤𝙧𝙩𝙚 𝙙𝙤 𝙟𝙤𝙧𝙣𝙖𝙡𝙞𝙨𝙩𝙖 𝙏𝙞𝙢 𝙇𝙤𝙥𝙚𝙨 𝙥𝙖𝙨𝙨𝙖 𝙖 𝙘𝙪𝙢𝙥𝙧𝙞𝙧 𝙥𝙧𝙞𝙨𝙖̃𝙤 𝙙𝙤𝙢𝙞𝙘𝙞𝙡𝙞𝙖𝙧 Rio - Após 13 anos e sete meses cumprindo pena em regime fechado, o traficante Elizeu Felicio de Souza, o Zeu, condenado a 23 anos pela morte do jornalista Tim Lopes, vai para a prisão domiciliar. O alvará de soltura foi expedido pela Vara de Execuções Penais do Rio de Janeiro. Zeu saiu pela porta da frente do Instituto Penal Vicente Piragibe, no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste, nesta quinta-feira (4).  Elizeu tem até cinco dias para comparecer à Central de Monitoramento da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), para instalação da tornozeleira eletrônica. Atualmente, entre os sete condenados pelo crime, apenas Elizeu ainda estava em regime fechado. Dois morreram, entre eles, Elias Maluco, encontrado morto em uma cela no presídio federal de Catanduvas, no Paraná, em 2020 - ele foi o mandan...

ℙℝ𝔼𝕊𝕆 𝔸ℙÓ𝕊 𝔽𝕌ℝ𝕋𝕆 𝔼𝕄 ℂ𝕆𝕄Éℝℂ𝕀𝕆!!!📰 🚨 𝔾𝕋𝕆 𝔼𝕄 𝔸ℂÃ𝕆! 𝔾𝕌𝔸ℝ𝔻𝔸 ℂ𝕀𝕍𝕀𝕃 𝔻𝔼 𝔸ℝ𝔸ℝ𝕌𝔸𝕄𝔸!🚨

📰 ℙℝ𝔼𝕊𝕆 𝔸ℙÓ𝕊 𝔽𝕌ℝ𝕋𝕆 𝔼𝕄 ℂ𝕆𝕄Éℝℂ𝕀𝕆!!!📰 🚨 𝔾𝕋𝕆 𝔼𝕄 𝔸ℂÃ𝕆! 𝔾𝕌𝔸ℝ𝔻𝔸 ℂ𝕀𝕍𝕀𝕃 𝔻𝔼 𝔸ℝ𝔸ℝ𝕌𝔸𝕄𝔸!🚨         Na tarde desta terça-feira a viatura 01 do Grupamento Tático da Guarda Civil de Araruama(GTO) estava em patrulhamento quando foi acionada via rádio pelo Centro de Operações: Furto em andamento em um comércio na rodoviária.         A equipe compareceu imediatamente no local, e com o apoio do GC I., encontrou o elemento contido e com o material do furto em sua posse. O suspeito e o material encontrado foram apresentados à autoridade policial na 118° DP para registro do fato.      A população de Araruama não irá tolerar nenhuma ação deste tipo! A colaboração com informações sobre qualquer tipo de ato criminoso é essencial para a ação da Nossa Guarda Civil de Araruama que trabalha 24 horas para manter a Ordem e a Segurança! Colabore, Denuncie!          INÍCIO: 16:00 ART. 155 CP FUR...

Canva

Canva
Com o curso de Canvas Profissional, você vai aprimorar suas habilidades de apresentação e surpreender seu público. Seja o melhor em sua área!

Faça seus próprios Móveis Planejados

Faça seus próprios Móveis Planejados
Clique na imagem para saber mais

Saquarema -Rj