Avançar para o conteúdo principal

Música no Museu celebra 25 anos em dezembro realizando concertos em palácios nacionais e internacionais


Música no Museu celebra 25 anos em dezembro realizando concertos em palácios nacionais e internacionais

Música no Museu prosseguiu com as comemorações de seus 25 anos em 2022 apresentando em dezembro o “Programa Música nos Palácios”. Uns dos destaques foi a apresentação que aconteceu simultaneamente, no dia 3 de dezembro, no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro, e no Palácio de Versailles, em Versailles, na França. A Camerata Uerê, da Comunidade da Maré, e os musicistas franceses Dominique De-Williencourt, violoncelo, e Jean Ferrandis, flauta, tocaram juntos num concerto via satélite para as plateias daqui e de lá. Foi uma verdadeira integração Brasil-França através da música.  O projeto Música no Museu também esteve em Viena, na Áustria, no 1 de dezembro, quando a pianista brasileira Fernanda Canaud se apresentou no Petit Palais Rothschild Prinz Eugen Strasse.

Como não podia faltar, dezembro marca também a volta dos Concertos de Natal, com as obras de grandes compositores do tema apresentadas por músicos e coros diversos mas sob o foco dos Imortais da Música Brasileira e os Gênios Internacionais - como Beethoven no mês de seu aniversário com as suas valsas e marchas completas. Uma programação que percorre vários espaços culturais da cidade do Rio de Janeiro, como o CCBB, o Centro Cultural Justiça Federal, Paço Imperial, Museu da República, Clube Hebraica e o Palácio São Clemente.


Em comemoração aos 25 anos do projeto e a recente conquista do título de Patrimônio Cultural Imaterial do Rio de Janeiro, será realizada, no dia 16/12, uma Missa em Ação de Graças na Igreja da Ressurreição seguindo-se um concerto do Sexteto do Madrigal do Leme.

Música no Museu – a maior série de música clássica do Brasil

Iniciada em 1997, Música no Museu se tornou a maior série de música clássica do Brasil. Foi reconhecida pelo RankBrasil, a versão brasileira do Guinness Book. Possui números expressivos, realizando mais de 500 concertos gratuitos por ano, de norte ao sul do Brasil, com cerca de 2 mil 500 músicos/ano.

Vertente internacional

A série leva músicos brasileiros para o exterior. Desde 2006 está em Lisboa, Portugal. Já se estendeu para várias cidades portuguesas como Porto, Aveiro, Santarem, Alcobaça e Coimbra.  Em 2015, participou dos 725 anos da Universidade de Coimbra e, em 2020, dos seus 730 anos. Ano a ano ela vem se ampliando para cidades da Espanha, França, EUA, República Tcheca, Marrocos, Índia, Alemanha , Áustria, Chile, Argentina, Vietnã, Líbano, Eslovenia e Austrália.

Destaques

Nesses 25 anos de atividades, já registrou um público de mais de 1 milhão de pessoas e uma mídia espontânea em inúmeros veículos de imprensa no Brasil e no exterior, incluindo rádios, TVs, jornais impressos, revistas e veículos on-line. Já foram veiculadas matérias no New York Times, Le Monde de la Musique e na Revista TAP, distribuída nos voos, entre outras.

Programação 2022

Teve início em janeiro com o “Sons do Brasil”, a música das regiões Norte, Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Em setembro, aconteceu a despedida do maior cravista brasileiro, Roberto de Regina, que aos 95 anos realizou o seu último concerto. Em outubro, foi comemorado os 100 anos de Dias Gomes, na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro.

Desde novembro está sendo realizado ¨Os Imortais da Música Brasileira e os Gênios Internacionais¨, que ressalta a ampla produção musical brasileira e, no contraponto, os grandes nomes da música internacional. Com patrocínio da VIBRA ENERGIA e apoios do BTG-Pactual e Universidade Estácio de Sá, as apresentações irão acontecer até abril de 2023.

Próximos concertos

07- Quarta-feira - 12:30h
CCBB
Rua Primeiro de Março 66- 4º. andar- sala 26
Capacidade: 90 lugares.

Músico: Coro Lírico Feminino da Associação de Canto Coral . Regência Cláudio Avila.

Programa: Clássicos do Natal.

_______________________________________________________________

 

09- Sexta-Feira- 19:00hs

Igreja da Ressurreição

Rua Francisco Otaviano no.99.

Missa em Ação de Graças pelos 25 anos de Música no Museu.

 

Músico: Conjunto de Flautas Doces ¨Arte em Som¨

Programa: músicas de Natal

_______________________________________________________________ 

14-Quarta-feira - 12:30h
CCBB
Rua Primeiro de Março 66- 4º. Andar- sala 26
Capacidade: 90 lugares.

Músico:Adriana Kelner, Cecilia Guimarães, Fernanda Cruz e Maria Helena Andrade, pianos. Direção Artística de Andrade.

Programa: Coleção completa de 15  Valsas (piano solo)  e 3 marchas (piano a 4 mãos) de Beethoven na comemoração de seu aniversário.

14 - Quarta-Feira- 18hs.
Centro Cultural Justiça Federal
Av. Rio Branco, 241 - Centro
Capacidade: 80 lugares
Músicos:

Rio em Canto. Regência: Lulu Antunes.

ABSTRASSON. Regência Lucas Fernandes.

Programa: Músicas de Natal.
____________________________________________

15- quinta-feira,- 18 hs

Clube Hebraica- Salão Nobre

Rua das Laranjeiras no.346.

 

Músico: Oficina de Cantoria + 60, Grupo Vocal Molho Inglês e Coral do Cepel.

Regência Crismarie Hackenberg.

 

Programa: MPB e clássicos do Natal
 

16 -Sexta-feira- 12:30hs
Museu da Justiça

Rua Dom Manuel 29
Capacidade: 50 lugares.

Músico: Conjunto de Flautas Doces ¨Arte em Som¨.

Programa: Clássicos do Natal.

_______________________________________________________________

17 -Sábado- 18:00hs.

Palácio São Clemente
Rua São Clemente 424- Botafogo
Capacidade: 100 lugares.

Músico: Camerata  Uerê

Programa: Clássicos do Natal.

_______________________________________________________________

21 - Quarta-feira - 12:30h

CCBB
Rua Primeiro de Março 66- 4º. Andar- sala 26
Capacidade: 90 lugares.

Músico: Luiz Bomfim, voz e Regina Lacerda, piano.

Programa: É tempo de Natal.

Fábio Cezanne
Cezanne Comunicação - Assessoria de Imprensa em Cultura e Arte
21-99197-7465 / 21-3439-0145

Comentários

Mensagens populares deste blogue

ATENÇÃO SENHORES RESPONSÁVEIS‼️

ATENÇÃO SENHORES RESPONSÁVEIS‼️ A Prefeitura de Araruama, através da Secretaria Municipal de Educação estará convocando os novos alunos inscritos no sistema do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental para realização da matrícula no dia 02/02, sexta-feira, das 7h30 às 12h, e, do 6° ao 9° ano, das 14h às 17h, na sede da Seduc, localizada na Avenida Country Club dos Engenheiros, s/n, Clube dos Engenheiros. Por favor, tragam a cópia de toda a documentação necessária para a matrícula. Documentação (cópia): • certidão de nascimento • cartão de vacinação • Identidade do responsável • comprovante de residência (atual) • carteira do sus • Laudo médico (alunos com necessidades especiais) • declaração de escolaridade • Tipo sanguíneo •3 fotos 3x4

𝙏𝙧𝙖𝙛𝙞𝙘𝙖𝙣𝙩𝙚 𝙘𝙤𝙣𝙙𝙚𝙣𝙖𝙙𝙤 𝙥𝙚𝙡𝙖 𝙢𝙤𝙧𝙩𝙚 𝙙𝙤 𝙟𝙤𝙧𝙣𝙖𝙡𝙞𝙨𝙩𝙖 𝙏𝙞𝙢 𝙇𝙤𝙥𝙚𝙨 𝙥𝙖𝙨𝙨𝙖 𝙖 𝙘𝙪𝙢𝙥𝙧𝙞𝙧 𝙥𝙧𝙞𝙨𝙖̃𝙤 𝙙𝙤𝙢𝙞𝙘𝙞𝙡𝙞𝙖𝙧

𝙏𝙧𝙖𝙛𝙞𝙘𝙖𝙣𝙩𝙚 𝙘𝙤𝙣𝙙𝙚𝙣𝙖𝙙𝙤 𝙥𝙚𝙡𝙖 𝙢𝙤𝙧𝙩𝙚 𝙙𝙤 𝙟𝙤𝙧𝙣𝙖𝙡𝙞𝙨𝙩𝙖 𝙏𝙞𝙢 𝙇𝙤𝙥𝙚𝙨 𝙥𝙖𝙨𝙨𝙖 𝙖 𝙘𝙪𝙢𝙥𝙧𝙞𝙧 𝙥𝙧𝙞𝙨𝙖̃𝙤 𝙙𝙤𝙢𝙞𝙘𝙞𝙡𝙞𝙖𝙧 Rio - Após 13 anos e sete meses cumprindo pena em regime fechado, o traficante Elizeu Felicio de Souza, o Zeu, condenado a 23 anos pela morte do jornalista Tim Lopes, vai para a prisão domiciliar. O alvará de soltura foi expedido pela Vara de Execuções Penais do Rio de Janeiro. Zeu saiu pela porta da frente do Instituto Penal Vicente Piragibe, no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste, nesta quinta-feira (4).  Elizeu tem até cinco dias para comparecer à Central de Monitoramento da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), para instalação da tornozeleira eletrônica. Atualmente, entre os sete condenados pelo crime, apenas Elizeu ainda estava em regime fechado. Dois morreram, entre eles, Elias Maluco, encontrado morto em uma cela no presídio federal de Catanduvas, no Paraná, em 2020 - ele foi o mandan...

𝐎𝐑𝐈𝐆𝐄𝐌 𝐃𝐎𝐒 𝐍𝐎𝐌𝐄𝐒 𝐃𝐎𝐒 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐃𝐎𝐒

𝐎𝐑𝐈𝐆𝐄𝐌 𝐃𝐎𝐒 𝐍𝐎𝐌𝐄𝐒 𝐃𝐎𝐒 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐃𝐎𝐒 🇧🇷 𝐀𝐜𝐫𝐞 – o nome provavelmente vem de ‘aquiri’, corruptela de ‘uwákürü’, vocábulo do dialeto Ipurinã que denominava um rio local. Conta a História que, em 1878, o colonizador João Gabriel de Carvalho Melo fez um pedido por escrito a um comerciante paraense de mercadorias destinadas à ‘boca do rio Aquiri’.  Só que o comerciante não entendeu a letra de Melo, que parecia ter escrito algo como ‘acri’ ou ‘aqri’, e as compras foram entregues ao colonizador com o destino ‘rio acre’.⁣ ⁣ 𝐀𝐥𝐚𝐠𝐨𝐚𝐬 – deriva dos numerosos lagos e lagoas que banham a região. Só Maceió, a capital, possui 17 lagoas, entre mais de 30 em todo o Estado.⁣ ⁣ 𝐀𝐦𝐚𝐩á – a origem desse nome é controversa.  Na língua tupi, o nome Amapá significa ‘o lugar da chuva’ – ‘ama’ (chuva) e ‘paba’ (lugar, estância, morada).  A tradição diz, no entanto, que o nome teria vindo do nheengatu, uma espécie de dialeto tupi jesuítico, que significa ‘terra que aca...

Costureira Chique curso completo clique na imagem para saber mais.

Costureira Chique curso completo clique na imagem para saber mais.
clique na imagem para saber mais.

Faça seus próprios Móveis Planejados

Faça seus próprios Móveis Planejados
Clique na imagem para saber mais

EM DESTAQUE ( SAQUAREMA )

Dicas para o que Fazer na Cidade. Navegue aqui
Praias lindas você ver por aqui, www.saquaredes.blogspot.com
Horários dos ônibus (Clique aqui)
Capital do Surf Saquarema Rio de Janeiro.
Saquarema - Região dos lagos, Veja fotos e vídeos.

Saquarema -Rj