ENEL DISTRIBUIÇÃO RIO REALIZA OPERAÇÃO ‘ENERGIA LEGAL’ EM CABO FRIO
Projeto tem o objetivo de combater o furto de energia e aproximar os serviços dos clientes, com atendimento móvel nas localidades de Tamoios e Unamar;
Furtar energia é crime, prejudica o fornecimento, pode causar acidentes graves e impacta diretamente o valor da tarifa de energia paga por todos os clientes.
Rio de Janeiro, 20 de dezembro de 2022 – A Enel Distribuição Rio realiza, de hoje (20) até sexta (23), a operação 'Energia Legal' em Cabo Frio. Com o objetivo de combater as fraudes e os furtos de energia, além de conscientizar a população sobre os riscos e prejuízos desta prática, a companhia reúne uma força-tarefa com equipes de inspeção, em parceria com a Polícia Civil, para fiscalizar e retirar ligações clandestinas. Junto com a operação, a distribuidora oferece uma série de serviços em unidade móvel de atendimento, entre eles a negociação de dívidas.
Até hoje, nas 35 edições do programa Energia Legal realizadas na Enel Rio, a companhia já identificou furto de energia em 15.142 clientes, sendo 13.907 residências e 1.235 comércios nas 23 cidades por onde passou desde o fim de 2019.
Além de ser crime, com pena prevista de um a oito anos de reclusão, as ligações irregulares contribuem para a queda na qualidade do serviço prestado, prejudicando todos os consumidores da concessionária com maior número de interrupções e, por vezes, dificultando o retorno da energia elétrica, gerando risco à população. Se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os consumidores da Enel Rio poderiam ser reduzidas em cerca de 5%, de acordo com estimativas.
Quem adota esta prática, popularmente conhecida como “gato”, comete crime e coloca em risco tanto a própria vida quanto a da população. Pessoas não habilitadas que tentam manipular o medidor de energia ou realizar ligação direta na rede elétrica estão sujeitas a choques e/ou acidentes graves, que podem ser fatais.
Os clientes que quiserem denunciar o furto de energia, podem fazer isso pela internet: https://www.enel.
Atendimentos móvel
Durante a operação, os moradores de Cabo Frio também terão acesso a diversas ações da Enel Rio por meio de uma unidade móvel de atendimento, que ficará localizada nas localidades de Tamoios e Unamar. Nessa unidade, os clientes poderão solicitar vários serviços, como segunda via de conta e troca de titularidade, bem como parcelamentos de dívidas.
Ao longo da ação, a Enel Distribuição Rio também oferecerá informações e atendimento para o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica (Baixa Renda), programa do Governo Federal que fornece descontos na conta de energia de até 65% em relação à tarifa residencial normal.
Serviço
Dia 20/12
Local: Próximo ao Shopping UNApark
Horário: 8h30 às 17h
Endereço: Rodovia Amaral Peixoto, Unamar (às margens da rodovia, lado oposto ao Shopping UNApark).
Dias 21 e 22/12
Local: Próximo à UPA de Tamoios
Horário: 8h30 às 17h
Endereço: Rodovia Amaral Peixoto, Tamoios (às margens da rodovia, lado oposto à UPA de Tamoios).
Dia 23/12
Local: Próximo ao Ginásio Poliesportivo de Tamoios
Horário: 8h30 às 17h
Endereço: Rodovia Amaral Peixoto, Tamoios (em frente ao Ginásio Poliesportivo de Tamoios)
Sobre a Enel Distribuição Rio
A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.
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