Búzios recebe Auto de Natal do maior autor de espetáculos ao ar livre do Brasil
No dia 16 de dezembro, as 18h na praça Santos Dumont, a cidade de Armação dos Búzios receberá o Auto de Natal, um evento de tradição antiga no teatro mundial que conta a história do nascimento do menino Jesus, desde a anunciação do anjo para Maria até a chegada dos três reis magos. No balneário, a história foi produzida pelo maior autor de espetáculos ao ar livre do Brasil, Benjamim Santos.
Em entrevista ao jornal Folha de Búzios, o autor, dramaturgo e roteirista Benjamim Santos, contou com exclusividade alguns detalhes do espetáculo que será exibido na cidade em comemoração ao Natal.
"Em Búzios, não será contada apenas a história do Natal. Será um espetáculo de ritmo variado, incluindo texto de atores, canto e dança. Um espetáculo religioso, mas ao mesmo tempo sensível, alegre e visualmente belo. Contaremos a história através de dois personagens que representam pessoas marginalizadas na sociedade, moradores de rua. Na noite de Natal, eles terão visões com as pessoas do presépio e vão seguir noite adentro em busca do nascimento de Jesus. No fim, chegam à estrebaria onde ele nasceu", revelou.
Benjamim Santos começou a produzir grandes espetáculos ao ar livre nos anos 1970 no Rio de Janeiro e passou a fazer o mesmo em vários outros lugares do Brasil, incluindo Armação dos Búzios. Na época, a atividade não existia nas grandes cidades. O espetáculo tem produção executiva de Oscar José e direção cênica de Ginaldo de Souza, autor de dezenas de peças de rua. Vários outros nomes do cenário artístico nacional estarão presentes no dia 16 de dezembro na Praça Santos Dumont.
Além das peças com caráter religioso, Benjamim é autor de peças históricas, como da Proclamação da República e da Independência do Brasil, sempre voltadas para os shows ao ar livre, com a representatividade de abranger todos os tipos de pessoas.
"O Natal nasce e renasce em nós a cada ano", garante o autor, que se mostrou realizado por mais uma vez deixar seu nome marcado na cultura nacional.
Por Juan Rodriguez
Com informações da página Folha de Búzios
Comentários