Gincana com alunos da rede pública arrecada mais de 1.500 litros de óleo de cozinha usado na Região dos Lagos
Gincana com alunos da rede pública arrecada mais de 1.500 litros de óleo de cozinha usado na Região dos Lagos
Ao todo, 25 unidades participaram da ação "De olho no óleo".
Alunos de 25 escolas públicas na Região dos Lagos do Rio participaram da gincana "De Olho no Óleo", uma ação da Prolagos em parceria com as Secretarias Municipais de Educação que teve objetivo de conscientizar os alunos sobre a importância do descarte correto do óleo de cozinha usado para que o mesmo não chegue às redes de esgoto e drenagem.
A ação teve duração de três meses e contou com 90 turmas dos 4º e 9º anos, que arrecadaram cerca de 1.580 litros de óleo.
Participaram colégios municipais das cidades de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia.
As turmas vencedoras de cada município ganham uma visita-passeio ao Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. A primeira turma que fará a visita é do Instituto Educacional de Habilitação Profissional e Formação Integral (Inefi), de Búzios, que fez a coleta de 305 litros de óleo usado.
“Os alunos gostaram bastante de participar desse projeto. Eles recolheram o material com os vizinhos, nos estabelecimentos comerciais, entre outros. A expectativa para a viagem é alta. Esse é um passeio muito interessante e espero que a parceria com a concessionária possa proporcionar ainda outras experiências novas para os nossos estudantes”, pontua o diretor-geral do instituto, Phellipe Alves.
Já a turma do Ciep 147, de Arraial do Cabo, está com a visita-passeio agendada para dia 11 de outubro. O grupo recolheu 215 litros de óleo de cozinha usados.
“Envolver os alunos nessa gincana é de suma importância para a escola e até mesmo para a comunidade. Além de solicitar a doação do material, nossos estudantes foram nos comércios da cidade conscientizando a população sobre o descarte adequado do óleo e informando que ele pode ser reutilizado na produção de novos produtos, colocando a sustentabilidade em prática”, ressalta professora Bianca Cardoso.
Também venceram a gincana, as escolas municipais: Evaldo Sales, de Cabo Frio, com 120 litros coletados; Capitão Costa, de São Pedro da Aldeia, com 75 litros arrecadados; e Deputado Cláudio Moacyr de Azevedo, de Iguaba Grande, com 280 litros.
A atividade é um desdobramento do programa homônimo que tem como objetivo orientar a população para que faça o uso correto da rede pública, pois o descarte do resíduo nos ralos e pias provoca entupimento, causando extravasamentos em vias e refluxo nos imóveis.
Outro problema do descarte inadequado do óleo, é que ele pode interferir no processo de tratamento de esgoto nas estações, além de contaminar praias, lagoas e solo, como explica a Prolagos.
As ações vão além das escolas. Com ajuda das associações de moradores, e dos próprios colaboradores, também ocorre a instalação de totens de arrecadação de óleo nas secretarias de Meio Ambiente das cidades da área de concessão.
Comentários