Morreu na tarde desta quinta-feira (8) a rainha Elizabeth 2ª da Inglaterra, ela estava com 96 anos de idade. O anúncio foi feito por meio de comunicado divulgado no instagram oficial da família real.

Morreu na tarde desta quinta-feira (8) a rainha Elizabeth 2ª da Inglaterra, ela estava com 96 anos de idade. O anúncio foi feito por meio de comunicado divulgado no  instagram oficial da família real. 

A causa da morte ainda não foi revelada, mas Elizabeth enfrentava problemas de saúde em decorrência da velhice. Ela estava há pelo menos uma semana reclusa no palácio de Balmoral, na Escócia, uma de suas residências favoritas, onde costumava passar as férias de família.

Há 70 anos no comando do Reino Unido, Elizabeth II bateu o recorde de reinado mais longevo da história do país, superando os 63 anos da rainha Vitória. Elizabeth foi coroada em 1953, aos 25 anos de idade. Ela entrou na linha de sucessão ao trono após o seu tio Edward 8º abdicar do reinado para se casar com a norte-americana Wallis Simpson.

Ao longo dos anos, Elizabeth acompanhou diversas crises, dentre elas a revolta do grupo terrorista IRA (Exército Republicano Irlandês); as revoltas de Protestantes contra Católicos na Irlanda; a Guerra das Malvinas e o Brexit, saída da Inglaterra da União Europeia.

Para além de problemas políticos, no âmbito pessoal, Elizabeth também enfrentou as polêmicas de sua irmã, Margaret Rose; a morte da princesa Diana e o afastamento do príncipe Harry após o casamento com a atriz Meghan Markle. Sua história rendeu livros, documentários e a série The Crown, da Netflix, que conta sua trajetória até os dias atuais.


Comentários