_*REAJUSTE DO DIESEL PODE DEIXAR POPULAÇÃO SEM TRANSPORTES MUNICIPAIS E INTERMUNICIPAIS*_
Nesta sexta-feira (17), a FETRANSPOR manifestando sua preocupação com o novo reajuste do óleo diesel em 14,26%, a partir deste sábado (18), segundo anunciou a Petrobras. De acordo com entidade, que representa 184 empresas de ônibus municipais e intermunicipais, em todo o Estado do Rio de Janeiro, há risco de faltar transporte público coletivo para a população fluminense.
Segundo a Nota da Fetranspor, “a partir deste sábado, as empresas de transporte terão ainda mais dificuldade para manter a operação integral de linhas municipais e intermunicipais conforme o planejamento realizado pelo poder público, comprometendo o atendimento aos passageiros”. Somente em 2022, o diesel acumula alta de 68%, situação, que na avaliação da Fetranspor, agrava a crise no transporte, exigindo respostas rápidas do poder público.
O último reajuste do combustível, de 8,87%, havia sido anunciado em 10 de maio. “Com a crescente oscilação do preço do combustível, o diesel passa a ser o principal item no custo de operação das empresas de ônibus, representando 32% do total”, diz a entidade que representa as empresas de ônibus.
A afirmação da Fetranspor deixa claro que a crise no transporte público, que afeta diversos estados e cidades, não passa apenas por decisões isoladas tomadas por Prefeituras, mas abrange uma questão nacional.
Comentários