Um momento que é aguardado em Cabo Frio há muitos anos está prestes a se tornar realidade: a histórica Fazenda Campos Novos, em Tamoios, vai passar por restauração completa.
Um momento que é aguardado em Cabo Frio há muitos anos está prestes a se tornar realidade: a histórica Fazenda Campos Novos, em Tamoios, vai passar por restauração completa.
A reforma do imóvel do século XVII, que conta parte da história do Brasil e que já recebeu até Charles Darwin, será feita com recursos do Fundo Especial da Alerj. A liberação da verba foi possível após a realização de um convênio entre a Prefeitura de Cabo Frio e a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), que passará a oferecer cursos e administrar um museu de ciências no local.
O primeiro acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura e a UENF foi assinado no dia 26 de agosto, pelo prefeito José Bonifácio e o reitor Raul Palacio, prevendo a instalação de cursos, pesquisas e atividades. Na última terça-feira, 14 de dezembro, foi assinado um novo protocolo expandindo as atividades, que agora vão contar com a instalação do museu científico e uma escola de extensão da universidade em Cabo Frio.
A verba para a restauração da Fazenda Campos Novos vai ser integralmente gerida pela UENF e está prevista para entrar nos cofres da Universidade já em janeiro de 2022. Pelo cronograma, o início das obras deve ocorrer até março do ano que vem, com inauguração estimada para novembro, mês do aniversário da cidade.
“Sem o deputado André Ceciliano não teríamos essa possibilidade real de restauração completa. Quero agradecer demais também à UENF, em nome do reitor Raul Palacio, que foi um grande parceiro que abraçou essa causa. Ganha Cabo Frio, ganha a Região dos Lagos, e ganha a arquitetura deste local que marcou um período importante no Império do Brasil e tem muita história para contar. Recuperar este patrimônio é também não se deixar perder boa parte da história”, declarou o prefeito José Bonifácio.
A verba para a restauração é fruto do Projeto de Lei Nº 5275, de autoria do deputado estadual André Ceciliano, que destinou R$ 30 milhões para dois projetos da UENF - o de Cabo Frio, com a criação de um museu voltado à divulgação científica e uma escola de extensão da universidade - e outro em Campos dos Goytacazes, para a reforma do Solar dos Jesuítas.
COM informações da prefeitura de Cabo Frio
Comentários